Inscrições abertas para a 1ª Mostra Samambaia de Cinema, Curtas-metragens selecionados receberão cachê para exibição

Estão abertas até o dia 27 de outubro as inscrições para a Mostra Samambaia de Cinema – evento pioneiro que vai apresentar oito curtas-metragens realizados no Distrito Federal. As inscrições são gratuitas e cada obra selecionada receberá um cachê de R$300 para sua exibição. Os filmes não precisam ser inéditos e devem ter sido produzidos a partir de 2017 por moradores do DF. O evento acontece entre os dias 20 e 24 de novembro e será todo realizado em formato digital, a fim de respeitar as medidas sanitárias de contenção do coronavírus.

Idealizada por três jovens produtores culturais, a Mostra surge a partir da necessidade de apresentar novos olhares sobre a cidade, e tem por missão descentralizar o fazer/exibir audiovisual na Capital Federal. “Buscamos trazer para Samambaia uma mostra de cinema que tenha como foco principal as criações de cineastas locais. Com isso, queremos que as pessoas, ao assistir os filmes, se identifiquem e saibam que existe cultura sendo feita em todas as cidades do DF”, explica Gabriele Fernanda, diretora artística e uma das idealizadoras. “Queremos mostrar que o olhar do cinema produzido por cineastas do DF é cheio de nuances, histórias e produções que, além de qualidade, são cheias de vidas e linguagem inovadoras”, complementa Bruna Abreu, coordenadora de Comunicação e também idealizadora.

Com foco nas múltiplas identidades e na representatividade, a Mostra visa contar, a partir dos filmes selecionados, histórias que reconhecem a importância do lugar de quem fala, bem como as existências que se atravessam e se entrelaçam em cada filme. “É uma Mostra que visa o encontro de realizadores audiovisuais independentes, que falam sobre diversidade, sobre nossas identidades, que não estão nos grandes filmes, não estão nos grandes festivais”, detalha Gustavo Letruta, idealizador e coordenador geral da iniciativa.

Regras

Para se inscrever, basta acessar o formulário no site. O filme deve ter até 25 minutos de duração e ter sido gravado no Distrito Federal. A equipe pode ser composta até 30% por pessoas de outros estados, mas os cargos de direção, produção executiva e/ou roteirista devem ter sido ocupados por pessoas moradoras do DF.

Cada proponente poderá fazer até duas inscrições, em formulários diferentes, com seus respectivos materiais informativos. O resultado será divulgado dia 05 de novembro no site e nas redes sociais da Mostra.

Atividades formativas

Além da mostra não-competitiva nos dias 20 e 21 de novembro, a programação ainda inclui um bate-papo com as curadoras no dia 19, às 20h, e uma roda de conversa com as equipes realizadoras dos filmes selecionados no dia 22, às 19h. Além disso, também serão promovidas atividades formativas, para discutir e repensar a área.

Com o objetivo de contribuir para o aumento da produção cinematográfica no DF, a Mostra ainda vai oferecer o Workshop “Produção Cinematográfica – Organizando meu Filme”, com Gabriele Fernanda, no dia 21 de novembro, às 14h. Produtores locais também serão convidados para falar sobre suas trajetórias e desafios no debate “A importância de fazer Cinemas e Cultura na periferia”, no dia 23, às 19h. Ambas as atividades serão pelo Zoom, mediante inscrição no site do evento.

Serviço

1ª Mostra Samambaia de Cinema
Quando: de 20 a 24 de novembro de 2021
Inscrições: até 27 de outubro
Resultado: 05 de novembro

Site: https://mostrasamambaia.com/
Instagram: https://www.instagram.com/mostrasamambaia/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCy8pC1r_HgZfd4yRnxmLiZw
Contato: Jô Gomes – (61) 98163-6021

Programação completa

19 de novembro

20h
Live especial com as curadoras da 1ª Mostra Samambaia de Cinema: Marcia Regina, Clara Maria Matos e Nathalya Brum, com mediação de Bruna Abreu
Onde assistir: Instagram do Evento

20 de novembro de 2021

18h
Live de abertura com diretora convidada no Instagram, com mediação de Bruna Abreu
Onde assistir: Instagram do Evento

19h
Exibição do Filme da diretora convidada e de 4 filmes selecionados para a 1ª Mostra Samambaia de Cinema
Onde assistir: Youtube do Evento

21 de novembro de 2021

14h
Workshop: Produção Cinematográfica – Organizando meu filme, com Gabriele Fernanda.
Onde assistir: Zoom (mediante inscrição prévia)

19h
Exibição de 4 filmes selecionados para a 1ª Mostra Samambaia de Cinema
Onde assistir: Youtube do Evento

22 de novembro de 2021

19h
Roda de conversa com os realizadores dos filmes selecionados. Com mediação de Bruna Abreu e Gabriele Fernanda.
Onde assistir: Youtube do Evento

23 de novembro de 2021

19h
Debate com produtores locais com o tema “A importância de fazer Cinemas e Cultura na periferia.”. Mediação de Gustavo Letruta, Bruna Abreu e Gabriele Fernanda.
Onde assistir: Zoom (mediante inscrição prévia)

💬
ACESSE E DIVULGUE NOSSA PÁGINA DE APOIO DA REVISTA E SITE
AQUI TEM DIVERSÃO 👇

💬OU APOIE COM QUALQUER VALOR!

Anterior Oficina literária Paulo Caldas 🎻 lança livro comemorativo
Próximo Vanessa da Mata e Marcelo Falcão 🎶 se unem em single