Mostra poética contemporânea


Os artistas Matias Monteiro e Karina Dias expõem obras inéditas na Alfinete Galeria, *’Neptuno’ e ‘Sobre cumes’ apresentam trabalhos recentes dos dois premiados artistas

A paisagem como contemplação e ficção. Este é o motor para o trabalho dos artistas brasilienses Matias Monteiro e Karina Dias. Premiados, com trajetória reconhecida e forte atuação no cenário artístico brasileiro, os dois são os convidados da nova temporada de exposições da ALFINETE GALERIA. As exposições ‘Neptuno’, de Matias Monteiro, e ‘Sobre cumes’, de Karina Dias, abrem as portas a partir das 17h do sábado, dia 19, nas salas Um e Dois da ALFINETE, onde poderão ser vistas até o dia 23 de abril.

EXPOSIÇÕES

Neptuno
Matias Monteiro
Local: Alfinete Galeria – Sala UM

A exposição Neptuno reúne um conjunto de obras inéditas. A mostra investiga o imaginário relacionado à exploração espacial a partir da constituição de um arquivo-em-paisagem que enfatiza as qualidades ficcionais do espaço expositivo.

Biografia – Matias Monteiro (Brasília, 1980) é formado em Design Gráfico e tem mestrado em Poéticas Contemporâneas pela Universidade de Brasília, onde faz doutorado em Artes. Atua como artista plástico, curador, professor e junto a programas educativos em museus e centros culturais. Integrou a equipe do Educativo da Fundação Bienal de São Paulo como Palestrante e Produtor de Conteúdos; compôs o corpo curatorial do programa Itaú Cultural 2011-2013; foi Consultor Pedagógico do Projeto Gente Arteira da Caixa Cultural Brasília; atuou como professor do curso de Licenciatura em Artes Plásticas da Faculdade Dulcina de Moraes, FADM, e do curso de Museologia da Universidade de Brasília, UnB. Desde de 2008, participa de exposições em várias cidades do Brasil dentro de projetos independentes, salões de arte, instituições e galerias comerciais. Em 2011, foi selecionado para o projeto Rumos do Itaú Cultural. Em 2012, ficou em primeiro lugar no Prêmio EDP nas Artes, do Instituto Tomie Ohtake; também no mesmo ano teve seu livro Talvez o Mundo Não Seja Pequeno publicado pela Bolha Editora. Em 2013, realizou duas exposições individuais: The White Crash no Banff Centre, Canadá, e Ausente Presente pelo Prêmio de Arte Contemporânea da Funarte, em Brasília. Em 2014, foi indicado pela segunda vez ao Prêmio Pipa Investidor de Arte. Foi um dos sócios fundadores do Espaço Cultural Laje, em Brasília, que funcionou de 2011 a 2015.

Sobre cumes
Karina Dias
Local: Alfinete Galeria – Sala DOIS

Sobre cumes apresenta parte de um conjunto de trabalhos, em fotografia e vídeo, que vem sendo desenvolvido desde 2013, em que a experiência da paisagem está inseparável da contemplação de montanhas. Olhar uma montanha é aceitar o princípio de não ver tudo. Entre escalas desmesuradas e o desejo de ver, aqui, estamos onde não estamos.

Biografia – Karina Dias nasceu em Brasília, em 1970, onde vive e trabalha. Artista visual e professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília, atua na graduação e pós-graduação. Leciona também na pós-graduação do CET/UnB. Pós-doutora em Poéticas Contemporâneas (UnB), Doutora em Artes pela Université Paris I – Panthéon Sorbonne. Trabalha com vídeo e intervenção urbana, expondo no Brasil e no exterior. É autora do livro Entre visão e invisão: paisagem (por uma experiência da paisagem no cotidiano), lançado pela editora do Programa de Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília. Coordena o grupo de pesquisa vaga-mundo: poéticas nômades (CNPq). Sua pesquisa está centrada nas poéticas da paisagem e da viagem, nos nomadismos, nos estudos sobre o horizonte e na geopoética. Prêmios: Prima Obra – Funarte (2003), Artista indicada ao Prêmio Pipa (2011), Prêmio Funarte de Arte Contemporânea Atos Visuais (2012), Prêmio Transborda Brasília (2015), Prêmio Funarte de Arte Contemporânea – Atos Visuais, Funarte (2015).
Site: www.karinadias.net

Serviço

Alfinete Galeria CLN 103 bloco B loja 66.
Abertura sábado 19 de MARÇO às 17h.
Em exposição até o dia 23 de ABRIL, de quarta a sábado – 15h às 19h30.
Entrada franca.

Anterior Festa de St. Patrick's Day
Próximo Circuito de Feiras do Livro do DF