Uma vitrine artística dos cursos realizados nas áreas de artes plásticas, dança, teatro, música e muito mais. II Mostra Janelas da Arte  De 28 de junho a 2 de julho. Entrada gratuita

O Espaço Cultural Renato Russo se transforma numa grande vitrine artística com resultados dos cursos realizados por alunos e professores das mais diversas áreas das artes: plásticas, cênicas, dança, música e muito mais. É a II edição da Mostra Janelas da Arte que tem como objetivo dar visibilidade para toda a produção artística que tem sido gerada durante os cursos promovidos gratuitamente no espaço para a comunidade.

A atividade marca o encerramento de mais um ciclo de cursos realizados no Espaço Cultural Renato Russo (ECRR), pelo Instituto Janelas da Arte, Arte e Cidadania, por meio do Programa Pedagógico-Formativo e participação na composição da programação do Espaço Cultural Renato Russo e Secretaria de Cultura do Distrito Federal. De janeiro a julho de 2023, foram mais de 50 modalidades de cursos ofertados, cada um com diversas turmas.

A abertura acontece na quarta-feira (28), às 19h, com a apresentação de Harmonizando Vozes, com o Coral Intermezzo. Na mesma noite, às 20h, a performance Tempo em Minúcias, da turma de Dança Técnica Klauss Viana. Na quinta (29), às 18h30, arte inclusiva ganha destaque com a performance Desatando Nós – Teatro em libras. Na sequência, às 19h, a turma do Circo Roda Viva apresenta à plateia fragmentos de Ámostra-Dôs. E às 20h, leitura dramática conduzida pelo ator-professor André Araújo, resultando no trabalho intitulado Poétik@s.

A Mostra Janelas da Arte segue na sexta (30), com o Sarau 508, a partir das 17h30, na Biblioteca/Gibiteca. Logo após o momento de poesia, às 19h, abertura da exposição coletiva “Todo Mundo Faz Arte”, que fica em visitação até 30 de julho, na Galeria Ruben Valentim. As obras selecionadas são fruto dos cursos de Aquarela, com Flávia Mota e Fernanda Costarelli, Pintura, com Roberta Camargo, Desenho e Pintura a Óleo, com Helton Azevedo, e Ilustração e Desenho, com Luigi Pedone. A noite fecha com apresentação dos alunos do Teatro com Nei Cirqueira, que apresentam Morada do Tempo Tupiniquim

No sábado, 1/7, é dia do grupo de alunos de Ballroom, apresentando a performance CowBall, às 18h30. E no domingo (2), último dia da mostra, roda de música Batuque com Cordas, com os alunos de Cavaquinho, Violão e Pandeiro, a partir das 16h. As atividades seguem com apresentação da turma de Dramaturgia Aberta, do professor Marcio Menezes, que apresentam Condomínio Brasília, experiência cênica baseada na técnica de interpretação fluída. E para encerrar em clima de comemoração, todos estão convidados para o Baile de Dança de Salão e Gafieira, a partir das 18h30.

“A mostra é a materialização de todo o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses nos mais de 50 cursos de arte realizados no Espaço Cultural Renato Russo. E queremos compartilhar com toda a comunidade o que está sendo realizado”, comenta a presidente do Instituto Janelas da Arte, Cássia Lemes.

A entrada é franca para todas as atividades da programação e haverá interpretação em libras. Para o Baile de Dança e Gafieira, sugestão de ingresso solidário mediante doação de alimentos não perecíveis.

PROGRAMAÇÃO

· Quarta (28.06)
. 19h РCoral Intermezzo РHarmonizando Vozes, Professora Elicele Beltṛo РSala Marco Ant̫nio
. 20h РDan̤a T̩cnica Klaus Viana РPerformance Tempo em Min̼cias РProfessor Jọo Frajmund РTeatro Galp̣o Hugo Rodas

· Quinta (29.06)
. 18h30 – Teatro em Libras – Desatando Nós – Professor Lenilson – Sala Marco Antônio
. 19h – Circo Roda Viva – Fragmentos de ” Ámostra-Dôs” – Professor Marco Aurélio – Teatro Galpão Hugo Rodas
. 20h30 – Leitura Dramática (Dramátikos) – Poetik@s – Professor André Araújo – Teatro Galpão Hugo Rodas

· Sexta (30.06)
. 17h – Sarau da Gibiteca/Biblioteca – Sarau 508 – Gibiteca/Biblioteca
. 19h – Vernissage – Todo Mundo Faz Arte – Exposição coletiva dos alunos de artes plásticas – Galeria Rubens Valetim
. 20h РTeatro com Nei Cirqueira РMorada do Tempo Tupiniquim РProfessor Nei Cirqueira РTeatro Galp̣o Hugo Rodas

· Sábado (01.07)
. 18h30 – Ballroom – CowBall – Maria Joana Correia(Mamba Negra) – Sala Multiuso

· Domingo (02.07)
. 16h РVioḷo/Cavaquinho/Pandeiro РEdson Arcanjo/Pedro Silva/J̼nior Vi̩gas РPra̤a Central
. 17h – Dramaturgia Aberta – Condomínio Brasília – Márcio Menezes – Teatro Galpão Hugo Rodas
. 18h30 РDan̤a de Saḷo e Samba de Gafieira РBaile Janelas РRicardo Lira РPra̤a Central