Mostra Dias Bordados


De 22 a 28 de setembro, acontece na Praça Central do CasaPark a mostra “Dias Bordados”, do grupo Matizes Dumont. Durante sete dias o público poderá conferir a técnica de origem clássica, desenvolvida pelo grupo e que apresenta traços da cultura, da biodiversidade e da vida no interior do Brasil.

São 6 telas bordadas, quatro painéis de grandes dimensões e 20 telas em canvas em impressão fineart criados pelo grupo formado pelos membros da família Dumont, de Pirapora, Minas Gerais. Como parte da programação, na sexta-feira, 23, das 14h às 18h, será realizada uma oficina de bordado espontâneo e, no sábado, às 16h, um bate-papo sobre o trabalho do grupo com a presença da matriarca da família, a senhora Antonia Diniz Dumont.

Com visitação gratuita e livre para todos os públicos, a mostra “Dias Bordados” apresenta obras originais com representações das cenas da vida cotidiana dos ribeirinhos da cidade de Pirapora, às margens do São Francisco, brincadeiras de crianças e árvores da vida. As telas foram executadas com a técnica de bordado espontâneo. Desenvolvida pelo grupo, essa variante se diferencia do bordado clássico por suas características únicas como o ponto mais solto e a mescla matérias, como linha de algodão e de seda no mesmo desenho. Com isso, as imagens ganham volume e movimento.

Bate-papo

Formado por artistas de três gerações de uma mesma família, o Grupo Matizes Dumont se dedica às artes visuais e têxteis e ao desenvolvimento de projetos sociais em que a linguagem é o bordado feito a mão e espontâneo. É sobre essa experiência e entorno à técnica do bordado que acontece no sábado, 24, às 16h, o bate-papo aberto ao público. Na Praça Central do CasaPark, a família Dumont, capitaneada pela matriarca Antonia Dumont, conversará com o público sobre temas como criação em grupo, trabalho em família e, claro, bordado. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

Oficina

Na sexta-feira, 23, das 14h às 18h, acontece a oficina de bordados. Com vagas limitadas, a oficina será ministrada pelo grupo e ensinará a trabalhar com a técnica do bordado espontâneo. Os interessados deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$240, com material incluso. As inscrições devem ser feitas pelos e-mails leninhadiniz@gmail.com e Luana.dumont@yahoo.com.br ou pelos telefones (61) 98116-3593 – Leninha – e (61) 98110-5294 – Luana.

Anterior Loca Como Tu Madre Gastropub
Próximo Mauris condimentum convallis lorem ut ultrices