Mosaico Federal com a assinatura da jornalista Charlotte Vilela. Podcast lançado no aniversário de Brasília busca mostrar a diversidade cultural existente no Distrito Federal

Lançado no último dia 21, no aniversário de Brasília, o podcast Mosaico Federal foi idealizado pela jornalista goiana (de coração brasiliense) Charlotte Vilela. Com mais de 25 anos de experiência em comunicação, ela decidiu criar o projeto durante a pandemia, como forma de reviver os tempos de repórter e abordar os mais variados assuntos da cena cultural brasiliense, com pessoas que admira e respeita.

O Mosaico Federal consiste, portanto, em entrevistas com versões em áudio, vídeo e recursos de acessibilidade. Na prática, ele se propõe a reduzir o distanciamento entre os moradores do DF, apresentando e homenageando manifestações culturais locais. Além disso, busca divulgar e valorizar as atividades desenvolvidas por produtores, autores e personagens da cultura, muito ou pouco conhecidos.

Charlotte espera que o podcast ajude as pessoas a ampliar seus horizontes e construir novos caminhos, utilizando a arte e a criatividade como ferramentas para isso. “O DF é um lugar muito plural, pois cada região, incluindo os bairros, têm suas próprias particularidades. Por isso, quero mostrar aos moradores o quão diverso é o nosso DF”, conta.

A jornalista, formada pela Universidade Federal de Goiás em 1998 e pós-graduada em MBA Executivo em Mídias Digitais, já trabalhou em revistas como Caras, Hola, Interview e Foco; e nos jornais de Brasília, Comunidade, Brasília Agora e Fatorama, exercendo funções de editora, colunista, redatora e repórter. Também desenvolve trabalhos de assessoria de imprensa e comunicação por meio da sua empresa, a Donna Mídia Comunicação.

Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, o Mosaico Federal terá 12 episódios em sua primeira temporada. Toda sexta-feira, às 18h, serão lançadas as edições por meio das seguintes plataformas:

Site
Youtube
Spotify

Sobre o Mosaico Federal

Idealizado na pandemia sob coordenação e produção da jornalista e empresária com mais de 25 anos de profissão, Charlotte Vilela, o projeto começou por meio de lives no Instagram. Com a boa aceitação do público, ele evoluiu para o formato de podcast e, foi contemplado pela Secretaria de Cultura, através do “Meu Primeiro FAC”, do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) através de projeto elaborado pela GRV Música, Media e Entretenimento.

O podcast tem como objetivo valorizar e fomentar a atividade cultural de Brasília, trazendo autores, personagens e produtores para um diálogo sobre este cenário. Ao todo, serão 12 episódios lançados semanalmente nas plataformas de streaming de áudio e vídeo. Toda a produção conta com autodescrição, legendas e tradução em LIBRAS.

O projeto conta com parceria de divulgação do Jornal de Brasília e apoio de empresas da cidade como Donna Mídia Comunicação, Nágela Maria, Meire Reis Beleza e Estética, Zinc Complements, Casa Filme e Matrix Sonorização e Iluminação.

Saiba mais em: www.mosaicofederal.com.br