Patrocinada pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF e com curadoria de Sergio Moriconi, a exposição “Momento em Movimento” acontece a partir do dia 14 de setembro. A exposição faz parte do projeto “Por outras lentes”, que também prevê um livro e um site para acesso ao acervo da artista

Uma imagem vale mais que mil palavras, já diria o velho ditado. No caso da fotógrafa Mila Petrillo, as palavras tornam-se incontáveis para descrever sua trajetória. Com 40 anos de carreira, a artista lança este mês o projeto “Por outras lentes”, no qual irá recuperar e digitalizar aproximadamente 10 mil imagens do seu acervo pessoal.

As fotos, que retratam importantes momentos do cinema e das artes cênicas do Distrito Federal, também ganharão um livro e duas exposições. A primeira delas, “Momento em Movimento”, é sobre o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, conta com curadoria de Sergio Moriconi e acontece entre os dias 14 e 23 de setembro – período de realização da 51ª Edição do festival –, no Cine Brasília. A entrada é franca.

A memória de uma nação, de uma cidade ou de um evento se faz a partir de histórias registradas e vestígios que as personagens deixam pelo caminho.

O projeto “Por outras lentes” resgata boa parte dessa rica memória, apresentando ao público uma preciosa leitura dos acontecimentos emblemáticos da cena cultural de Brasília, toda registrada pelas lentes de Mila Petrillo, que, desde meados dos anos 80, atuou como repórter fotográfica dos principais veículos da imprensa candanga e nacional.

Hoje com mais de 300 mil negativos preservados em seu acervo pessoal, a artista se deu a missão de levar à cidade parte dessa jornada. Para isso, 3,5% de seu material será resgatado e digitalizado.

O primeiro resultado desse processo será a exposição “Momento em Movimento”, que conta com registros históricos de grandes nomes e produções que passaram pelo tapete e telas do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, com marcantes retratos que figuram, inclusive, no imaginário do cinema nacional.

Lançada em momento oportuno, junto a mais uma edição de um dos festivais de cinema mais longevos do país, a exposição permitirá ao público reviver momentos marcantes da história do cinema brasileiro, em diálogo com as novíssimas produções apresentadas na sala de cinema. Encontro simbólico para todos os que acompanham e apreciam o FBCB.

A exposição funcionará das 10h à 0h, na área externa do Cine Brasília. Na ocasião da exposição, também será lançado o site que disponibiliza parte do acervo da fotógrafa ao grande público.

O projeto ainda prevê uma segunda exposição, dessa vez retratando grandes momentos das artes cênicas Distrito Federal, a ser realizada em abril de 2019. O livro, com diversas dessas imagens tem lançamento previsto para 2019, concomitantemente à exposição.

“Por outras lentes” contará ainda com um dia especial de visitação voltado a pessoas com deficiência. A visita guiada contará com facilitadores para o grupo selecionado.

''Momento em Movimento''
”Momento em Movimento” | Foto: Divulgação

Sobre Mila Petrillo

Mila Petrillo fotografa profissionalmente desde 1978, tendo passado pelas áreas da fotografia de cena para cinema, reprodução de obras de arte, publicidade, e fotojornalismo, especialmente na área cultural e social. Em sua carreira, já realizou 32 exposições individuais, publicou 10 livros e participou de outros três, além de somar diversos prêmios.

Fotografou para o Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Folha de São Paulo, revista Veja, Isto é, Marie Claire, Vogue, Elle, Globo Rural, Revista Educação, Revista Nova Escola entre outros veículos de comunicação. Suas fotos ilustram os relatórios sociais de instituições como UNICEF, UNESCO, USAID, BID, UNFPA, BNDES, Fundação AVINA, Petrobrás entre outros.

Desde 1985 fotografa os povos indígenas, tendo um vínculo forte com o Comitê intertribal. Registrou momentos importantes culturais, religiosos e político, tais como o Quarup no Xingu, manifestações por direitos no Rio de Janeiro, Brasília e outros. Foi fotografa oficial e fez exposições na Aldeia Karioca durante a Rio 92 e a Rio + 20. Também fotografou os jogos indígenas na Rio +20.

Serviço – Exposição “Por outras lentes”, de Mila Petrillo

Quando: entre 14 e 23 de setembro de 2018
Onde: área externa do Cine Brasília – EQS 106/107
Visitação: todos os dias, das 10h à 0h
Coquetel de lançamento: 17 de setembro, às 19h30

Anterior Vem aí YouMakeUp De 06 a 10 de novembrono no Clube Ases
Próximo Prédios “verdes” e áreas compartilhadas chegam ao DF