André Raulino, chef do Raulino Cozinha Autoral, de Curitiba (PR), ensina as técnicas de preparo da clássica receita de molho ao sugo que faz sucesso nos mais variados pratos

Um dos molhos mais tradicionais da cozinha, o molho ao sugo, ganhou uma releitura de sucesso pelas mãos do chef André Raulino, do restaurante Raulino Cozinha Autoral, de Curitiba (PR). “O molho ao sugo é um clássico mundial.

Ele é rico em umami, com acidez e dulçor equilibrados, o que faz com que a receita possa ser acrescentada aos mais variados preparos”, explica o chef André Raulino.

Na receita exclusiva do chef Raulino, toques especiais como a inclusão de alga dão ao molho um sabor ainda mais especial.

Em seu restaurante na capital paranaense, o profissional usa o molho ao sugo em vários preparos, entre eles o Ravióli de marisco fresco com compota de limão siciliano e a Burrata morna com prosciutto di parma dop, tomate assado e manjericão.

Confira a receita de molho ao sugo do chef André Raulino:

Molho ao sugo
Molho ao sugo | Foto: Divulgação

Ingredientes:

10kg de tomate italiano extremamente maduro
1kg de cebola branca
100gr de alho
300gr de cenoura
450gr de salsão
2 folhas de alga kombu
30gr de manjericão (a gosto)
10gr de tomilho
10gr de sal
5gr de pimenta do reino

Modo de preparo:

Asse os tomates de modo que a pele saia e confira um leve gosto de defumado (no restaurante, um detalhe: o defumado ganha toque especial pelo uso de madeira de eucalipto).

Da mesma forma, pique bem e toste o mirepoix (cenoura, salsão e cebola);

Adicione em uma panela grande 1L de caldo de legumes com o tomate, alga kombu e mirepoix, de forma que cozinhe por 4 horas.

O tomate, já sem pele, irá desmanchar;

A cenoura e o salsão são retirados no processo final. Caso o alho e a cebola fiquem em pedaços, utilize um mixer para deixar o molho homogêneo;

5 minutos antes de interromper a cocção em fogo, o molho é temperado com as ervas, sal e pimenta – em alguns casos, pode-se incluir um fio de azeite para conferir untuosidade.

página de apoio