Conheça a história do artista plástico brasiliense com Síndrome de Down que tem inspirado pessoas por meio de seu trabalho
Aos 27 anos, Lucio Piantino vem quebrando tabus e comemora 14 anos de sua carreira artística com exposição no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul.
Com lançamento previsto para o dia 7 de dezembro, a exposição “Minha Outra Metade” é o mais novo projeto do artista plástico brasiliense Lucio Piantino, de 27 anos, que tem Síndrome de Down e atua na área artística desde a adolescência.
Lucio é um artista completo. Explorador de todas as oportunidades criativas ao longo de sua jornada, ele pinta, dança, toca instrumentos de percussão, tem habilidades com malabares (como diabolô e muchacho), toca um pouco de violão, já compôs canções, escreve poesias e ainda se aventura no Beatbox.
Em 2013, participou do 1º Festival de Cultura Inclusiva do DF, no CCBB-Brasília, e estreou o espetáculo “Diversos Dias”. Na ocasião, a peça contava com vários atores e atrizes com diferentes deficiências, como Síndrome de Down, pessoa com autismo, pessoas cegas, cadeirantes e pessoas com deficiência múltipla. A partir daí, Lucio se dedicou e deu continuidade à sua carreira de ator, estreando na peça “O improvável amor de Luh Malagueta e MC Limonada”. Logo depois, em 2021, estreou a peça “Somos Como Somos e Cromossosmos”.
Os projetos culturais do ator – o que inclui sua próxima mostra – têm sido patrocinados pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), do GDF, desde 2012. Quando Lucio não está envolvido nos seus projetos pessoais, trabalha como monitor em eventos culturais em vários locais do Distrito Federal, como o Museu Nacional, por exemplo.
Exposição “Minha Outra Metade” no Espaço Cultural Renato Russo
Sua mais nova aventura se denomina “Minha outra metade”, uma exposição que comemora os quatorze anos de carreira do artista que precisou vencer, no dia a dia, o preconceito e provar o seu talento e compromisso com a arte de seu tempo. Nesta nova fase, ele prova à sociedade, em grande parte preconceituosa e excludente, que a Síndrome de Down é apenas uma de suas inúmeras características e que ele veio para ficar e mudar paradigmas.
A exposição está prevista para ser lançada no dia 7 de dezembro, na Praça Central do Espaço Cultural Renato Russo. Com curadoria de Lurdinha Danezy, a mostra conta com 27 telas, sendo 14 selecionadas entre o acervo do artista e 13 inéditas. O público tem até o dia 8 de janeiro (sempre de terça a domingo, das 10h às 20h) para conferir o trabalho.
Além de atendimento focado na acessibilidade, a exposição disponibilizará visitas guiadas para pessoas com deficiência auditiva ou visual. Ambas deverão ser agendadas pelo telefone (61) 99931-7100.
SERVIÇO:
Exposição: “Minha Outra Metade”, do artista plástico Lucio Piantino
Curadoria: Lurdinha Danezy
Data: 7 de dezembro de 2022
Local: Espaço Cultural Renato Russo