Um novo olhar sobre fotografias históricas brasileiras. Essa é a desafiadora provocação criativa que o fotógrafo e antropólogo brasileiro Milton Guran faz a fotógrafos convidados da série “Instantes Cruzados”, que estreia com exclusividade na Terça das Artes, 12 de junho, às 23h30, no Curta!. A cada episódio do programa dirigido por Sergio Bloch e produzido pela Ocean Films, nomes como Marcia Foletto e João Roberto Ripper discutem com Guran a importância de uma imagem nacional icônica e fotografam uma releitura dela.

No primeiro episódio, Guran coloca em evidência a força do fotojornalismo no Brasil e seu impacto na sociedade através do trabalho de Evandro Teixeira, premiado jornalista que trabalha a fotografia como um ato político de indagação e denúncia do que acontece no país. Marcia Foletto, fotojornalista há 27 anos, é convidada para dialogar sobre o tema e recria o registro de Teixeira da Passeata dos Cem Mil.

TERÇA DAS ARTES

Instantes Cruzados (Série Documental) – Episódio: Foletto: A força do Fotojornalismo

Quais as imagens mais emblemáticas da história da fotografia no Brasil? Para responder esta pergunta, a série de televisão “Instantes Cruzados”, apresentada por Milton Guran, vai selecionar fotos paradigmáticas que compõem um interessante acervo sobre a história desta arte no país e propor sua releitura pelo olhar de fotógrafos contemporâneos. A cada episódio, os convidados terão que enfrentar um desafio: reproduzir a foto ícone do episódio segundo critérios de técnica e abordagem determinados pela produção do programa. Neste episódio de estreia, a fotógrafa Marcia Foletto dialoga com a marcante fotografia da “Passeata dos Cem Mil” feita por Evandro Teixeira.

Diretor: Sérgio Bloch
Duração: 24 min.
Exibição: 12 de junho, terça-feira, às 23h30.
Classificação: Livre

Horários alternativos

13 de junho, quarta-feira, às 17h30
14 de junho, quinta-feira, às 11h30

Sobre o Curta!

Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta.

Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Anterior Festa de São João anima a criançada no Iguatemi Brasília
Próximo Vila Cinco: Programação Cultural de 14 a 16 de junho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *