Presente na alimentação brasileira antes mesmo do descobrimento do País, o milho é um grande aliado em diversas ocasiões devido a sua versatilidade. Seja para preparar aquela pipoca saborosa antes de um filme ou nas comemorações da festa junina, em que encontramos o ingrediente em diversos pratos, como no curau e na canjica. E, por ser um alimento tão importante, no próximo dia 24 é comemorado o Dia Nacional do Milho.

Graciela Vargas, nutricionista do Comitê Umami, explica que além de ser um grande aliado na cozinha, o grão é extremamente saudável. “O milho auxilia na redução de colesterol, melhora o trânsito intestinal, fortalece o sistema imunológico e é considerado uma grande fonte de carboidrato”, destaca. A especialista cita que, além dos pontos mencionados, o milho é um alimento umami, um dos cinco gostos básicos do paladar humano, e conta com 106mg de glutamato a cada 100g.

Para celebrar a data, Graciela separou uma deliciosa receita de creme de milho. Com preparo estimado em 20 minutos, o creme pode servir até seis pessoas. Confira o modo de preparo:

INGREDIENTES

1 lata de milho verde cozido no vapor, escorrido (285 g);
250 ml de leite;
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal;
1 cebola pequena picada;
1 dente de alho espremido;
1 colher (chá) de sal;
1 lata de creme de leite sem o soro;
1 colher (sopa) de salsa picada.

MODO DE PREPARO

• Separe 3 colheres (sopa) do milho escorrido e reserve.
• No copo do liquidificador, coloque o milho restante e o leite e bata até ficar homogêneo.
• Em uma panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo médio até derreter. Junte a cebola e o alho e refogue-os por 1 minuto ou até a cebola murchar. Acrescente a mistura de milho batido, o sal e cozinhe, mexendo sempre, até obter um creme encorpado.
• Adicione o creme de leite, o milho reservado e deixe aquecer.
Retire do fogo, finalize com a salsa e sirva em seguida.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas.

O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

Anterior Receita de rocambole de carne com legumes e bacon
Próximo Confira três receitas de saladas para o fim de semana