Refresh. Essa é a palavra que define a nova fase do Mercadito. Após dois anos e meio de funcionamento, o gastrobar muda de local e reabre com novo projeto, mais espaço e menu reformulado. A casa, agora na esquina da 201 Sul (Bloco A), aposta em referências europeias, mas sem perder a sua identidade cosmopolita.

Com pé direito alto, elementos industriais se misturam a cores vivas e ao verde, recriando uma floresta urbana no espaço que abriga, agora, 220 lugares em apenas um andar, o que promove maior interação entre os clientes do Mercadito. O mobiliário é criação do brasiliense Danilo Vale, que utilizou do conceito Wabi-sabi (valorização da beleza no imperfeito, com visão estética centrada na aceitação da transitoriedade e imperfeição). O designer reutilizou e reformou parte dos móveis, levantando a bandeira da sustentabilidade, uma das principais veias do spot. Outro destaque é um sofá extenso de mais de 10 metros, assinado por Douglas Vianna.

Na gastronomia, mais novidades. O premiado chef Thiago Paraíso assina o menu, que passa por uma renovação de cerca de 90%. Após uma viagem dos sócios da casa para a Espanha, surgiu a ideia de um cardápio com uma parte dedicada aos tapas, uma grande tendência na Europa e no eixo Rio-São Paulo.

Entre as opções, Mini Melt Búrguer (mini hambúrguer empanado, recheado com cheddar sobre molho aïoli e coberto com salsa brava); Releña de Berenjena (bruschetta de berinjela temperada com zaatar sobre queijo parmesão); Espárragos com Bacon (aspargos envoltos com bacon); Salmón Fumat (bruschetta de carpaccio de salmão defumado sobre salsa endro); Brie Trufado (queijo brie empanado com mel trufado). As sugestões podem vir em duplas ou em sextos.

Ainda nas entradas, Pastel de Ragú (seis unidades de pastel recheados com mix de carnes e linguiça artesanal, acompanhados de geleia de goiabada levemente picante); Falafel (bolinhos de grão de bico sobre molho aïoli); Chicken Balls (bolinhos recheados de frango com queijo, acompanhados de molho de goiabada ou aïoli); Filézinho Guinnes, um dos grandes sucessos desde a abertura (cubos de carne ao molho de cerveja preta cobertos com cebola picante).

Para os principais, opções como Filé au Poivre (filé mignon ao molho de pimenta verde acompanhado de aspargos grelhados e gratin de batata com parmesão); Peixe Branco (filé de peixe branco em crosta de cogumelos acompanhado de creme de mandioquinha e legumes salteados); Confit de Pato (coxa e sobrecoxa de pato confit acompanhadas de batata rosti com creme de queijo com ervas e bacon ao molho de vinho); Fetuccine (massa com camarões grelhados ao creme de parmesão, alho, bacon, espinafre e tomate cereja).

De sobremesa, sugestões como Tartelete (tartelete de cacau com mousse de chocolate meio amargo, brownie e avelãs caramelizadas); Creme de Cheesecake (creme de cheesecake com frutas vermelhas e farofa de manjericão) e Torta Mercadito (torta de brigadeiro branco recheada com biscoito Oreo).

Os premiados drinques continuam com a assinatura de Vitor Moretti, headbartender do local, e tiveram uma renovação de quase 80% na carta. São onze opções com gin, como Midtown (gin, licor de laranja artesanal, vermute branco artesanal, geleia de canela, sumo de limão, pepino e Red Bull tropical); Empire State (infusão de gin com chá, composto de frutas vermelhas, leve toque de aperol, bitter de laranja, calda de amora e sumo de limão); Gin Tonic Nº1 (gin, vinho rosé, composto de mel com figo, amora, hortelã e água tônica).

O mixologista aposta, ainda, em bebidas com vodka, whisky, tequila, vinho e rum. Entre as sugestões, Amare (vodka, um leve toque de aperol, calda de amora, sumo de limão e espuma de amora); Texas (whisky americano, vermute artesanal baunilhado, leve toque de chartreuse amarelo, composto de mel com figo. Acompanha presunto de parma dry); Albuquerque (tequila, licor artesanal de laranja , licor de espumante e flores, sumo de tangerina, flor de sal baunilhada na borda); Sunset (vodka, vinho rose, licor de cassis dijon, xarope de flor de sabugueiro finalizado com vaporização aromática) e Tike Beach (spiced gold rum da casa, leite de coco, Suko Tiki, Bitter Angostura, Orzata e calda de coco).

A carta de vinhos também passou por reformulações. Em parceria com a importadora Del Maipo, serão mais de 40 opções de rótulos, com ênfase em brancos e rosés.

A programação musical do gastrobar segue a todo o vapor, com jazz ao vivo às quartas-feiras e DJs de quinta-feira a domingo.

Comandado pelos sócios Henrique Lima, Hugo Andrade, Paulo Paim, Pedro Caetano e Roberto Leal, à frente, também, da Funn Entretenimento; Funn Festival; Versão Brasileira e Universo Masculino, o Mercadito foi eleito Novidade do Ano em 2016 e Melhor Bar em 2018 pela publicação Encontro Gastrô.

Mercadito

CLS 201, Bloco A, loja 01
(61) 3536-2927
De segunda a sexta-feira, das 16h às 01h
Sábados e domingos, de 12h às 01h
Possui acessibilidade
Instagram: @mercaditobsb

Anterior Don Romano terá menu especial para confraternizações
Próximo Abbraccio oferece aperitivo em dobro no Happy Hour