Cia Lumiato traz para o Distrito Federal bastidores do espetáculo Memória Matriz

A exposição “Des-construção da Memória” aborda o processo criativo da obra da Companhia de Teatro Lumiato. A mostra acontece, entre os dias 05 e 06 de maio no Sesc Ceilândia.

Conectar o público brasiliense à criação do teatro de sombras contemporâneo é o objetivo do “Des-construção da Memória”, uma exposição que traz os bastidores do processo criativo do espetáculo “Memória Matriz” da Companhia de Teatro Lumiato. A mostra vai proporcionar ao visitante uma experiência teatral em três dimensões como visitante, espectador e sombrista.

“A ideia é possibilitar para o público uma imersão em todo o processo criativo do espetáculo ainda em criação. Esta nova pesquisa traz a fotografia analógica como expressão da memória, estabelecendo um vínculo entre o teatro de sombras e as artes visuais”, explica o fundador da Cia Lumiato, Thiago Bresani.

Memória Matriz é um espetáculo que aborda a vida das mulheres da família da atriz, criadora e fundadora da Cia Lumiato, Soledad Garcia. A investigação bio dramática baseada nas histórias das antepassadas de Garcia e em estudos das perspectivas de gênero traz para a atualidade um contexto reincidente nos atravessamentos da construção da identidade de gênero feminino, onde os dispositivos amorosos e maternos são utilizados para construção simbólica das imagens que atravessam a pesquisa.

“A nova montagem se baseia na memória de quatro gerações de mulheres da minha família. São histórias contadas pela minha avó, mãe e tias. Essas histórias trazem sempre uma carga emotiva e nos constituem como mulheres, falam de um passado comum a todas e dos dispositivos que atualmente continuam nos atravessando”, salienta Soledad Garcia.

O público poderá ver de perto todo o material que faz parte do espetáculo, entre eles, em fotos, vídeos, objetos documentais, tecnologias usadas e, também, vivenciar uma ação performática. O evento acontece nos dias 05 e 06 de maio, às 19h, no Teatro Newton Rossi, no Sesc Ceilândia. A programação é gratuita e aberta ao público maior de 16 anos e contará com intérprete de libras. Os ingressos serão distribuídos 1h antes no local.

Programação

05 e 06/05, às 19h (sábado com intérprete de libras)
Local: Teatro Newton Rossi, Sesc Ceilândia
06/05, às 20h
Conversa com a Diretora Ana Alvarado Рcom int̩rprete de libras
Local: Teatro Newton Rossi, Sesc Ceilândia

Sobre a Cia Lumiato

Criada em 2008, a Companhia de Teatro Lumiato foi criada na Argentina por Soledad Garcia e Thiago Bresani, durante sua formação como bonequeiros na Universidade de San Martin, onde estudaram várias linguagens do teatro de formas animadas, produzindo espetáculos, oficinas e apresentando em festivais da América Latina. É a primeira companhia a pesquisar, produzir e difundir o teatro de sombras na região centro-oeste do Brasil.

Utilizou em seus primeiros trabalhos, técnicas de bonecos de luva, mesa, circo e a partir de 2012 passou a pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras contemporâneo. A dedicação exclusiva ao gênero da sombra permitiu o aprimoramento técnico e o desenvolvimento estético dessa arte, encantando adultos e crianças com projetos de caráter regional, nacional e internacional.