Matrizes indígenas brasileiras


O Moitará – Programa de Trocas Culturais ocupa o Memorial dos Povos Indígenas até o dia 17 de dezembro, sempre às quintas-feiras, com entrada franca.

Moitará é um programa de trocas culturais inspirado na troca ritualizada entre os povos indígenas xinguanos. Ele exalta nossas matrizes indígenas brasileiras ao promover o encontro do público com as artes nativas em seus formatos tradicionais, como música, dança, arte, além das linguagens contemporâneas, como literatura e cinema.

O Memorial dos Povos Indígenas se transformou para receber o Programa Moitará. A obra criada por Oscar Niemeyer, com inspiração na maloca redonda Yanomami, ganhou uma pintura com grafismos tradicionais, executada por indígenas dos povos Yawalapiti e Kamaiurá.

Além dos encontros diretos com os indígenas e da grande pintura externa, o Programa Moitará convida o público a entrar e mergulhar na diversidade cultural indígena por meio da instalação acústica “Rito Polifania Trama Ameríndia”, de Paulo Vivacqua, com sons tradicionais indígenas que proporcionam uma percepção profunda e abstrata do universo ameríndio; e do “Totem”, manifestação concreta do poema de André Vallias que evoca nossas origens ancestrais.

A cada semana, um eixo temático ganha destaque e conta com a presença de representantes de diferentes etnias indígenas. Arte, Literatura e Cinema figuram na programação que vai até o dia 17 de dezembro, sempre gratuita.

Os eventos ocorrem em duas sessões nas quintas-feiras: diurnas (14:30 às 17:00) e noturnas (19:00 às 22:00). Pela manhã, as atividades são voltadas ao público escolar. As atividades noturnas são para o público em geral.

Na próxima quinta (10 de dezembro) será abordado o eixo temático Arte e Cinema Indígenas, com a exibição de filmes indígenas com Mauro Katukina e arte, cantos e danças do povo Kariri Xokó com Cacica Tanoné.

Sobre Mauro Monja Katukina:

Mauro Monja Katukina é uma liderança jovem do povo Katukina que ganhou destaque como cineasta e também atua como cantor e músico; teve importante atuação na implantação dos Pontos de Cultura Indígena.

O Moitará – Programa de Trocas Culturais vai exibir três filmes de Mauro Monja
Katukina:

O filme “Donos do Kampô” aborda a cura pelo sapo Kampô e apresenta a realidade de como o veneno do sapo é usado pela comunidade e até pelas crianças.

O filme “A Barreira” possui um teor político importante, pois revela a realidade de uma aldeia que é rasgada ao meio pela Transamazônica (BR-364), onde os caminhões passam pela aldeia em altíssima velocidade e sujam os alunos que estão a caminho da escola. O título também mostra o empreiteiro Orleir Camely, ex-Governador do Acre e ex-Prefeito de Cruzeiro do Sul, acuado pela aldeia e pelas lideranças, quando os Katukina decidem fechar a estrada, em protesto contra promessas de campanha não cumpridas.

O terceiro filme a ser exibido é “Peixe com Macaxeira”. Trata-se de uma ficção que reproduz a realidade de um rapaz que está em outra aldeia, dos Puyanawa, além de mostrar a realidade ficcionada de um rapaz e seu cotidiano envolto na pesca e da simplicidade da busca pelo alimento.

Sobre Cacica Tanoné

Foi membro do Colegiado Setorial para as Culturas Indígenas / Conselho Nacional de Cultura/ MinC. Ela participa do Moitará – Programa de Trocas Culturais com o objetivo de divulgar sua cultura por meio da arte, dos cantos e das danças e assim representar seus costumes, rituais e tradições.

Programação

Dia 10 de dezembro

Eixo temático: Arte e Cinema Indígenas
Exibição de filmes indígenas com Mauro Katukina, arte, cantos e danças do povo Kariri Xokó com Cacica Tanoné.

Dia 17 de dezembro

Cerimônia de Encerramento
Cantos da Floresta com Benki Ashaninka
Cantos e Dança com indígenas
Apresentação: Álvaro Tukano e Ailton Krenak

Serviço

Moitará – Programa de Trocas Culturais
Local: Memorial dos Povos Indígenas (Eixo Monumental)
Data: Até 17 de dezembro
Todas as quintas-feiras
Horários:
14:30 – Público infanto-juvenil
19:00 – Público adulto
Entrada franca
Agendamentos para as escolas: Déborah Castor: programamoitara@gmail.com
Informações: Facebook.com/ Moitará – Programa de Trocas Culturais
Classificação indicativa: Livre.

Anterior Peças sobre o Natal no Alameda
Próximo Réveillon Nossa Praia