A exposição “Matriz de Rua” no Venâncio Shopping, com curadoria de Ilka Teodoro, transforma a cidade em uma tela vibrante de aprendizado, expressão e resistência

A exposição “Matriz de Rua”, inspirada na frase “A rua é a melhor escola”, traz o provérbio para a materialidade de forma provocativa. Fundamentada na obra de Conceição Evaristo e seu conceito de “Escrevivência” – a escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, da experiência de vida – a mostra destaca a relevância das narrativas oriundas das vivências urbanas. Em cartaz até 31 de julho, aberta para visitação gratuita no Espaço Cultural do Venâncio Shopping, de terça-feira a sábado, de 11h30 a 19h30.

A exposição coletiva é promovida pela Tela Ambulante e transforma a cidade em uma imensa tela e conta com 20 obras, incluindo telas em tinta a óleo, xilogravuras, painéis, instalações e grafite, explorando a rua como um espaço vital de aprendizado, expressão e resistência. As peças capturam a vitalidade e a urgência das mensagens sociais e políticas emergentes.

“Diz-se que as ruas são as entrelinhas das cidades, o sentido subentendido do espaço urbano. O local de conexão entre pessoas, entre o público e o privado, que une eixo e fora do eixo, centro e margem, mas também o espaço do conflito e da luta pelo direito à cidade. A arte é instrumento e produto. Causa e efeito de tudo que emerge no fluxo urbano diário. Matriz de rua é uma mostra da potência presente nesse encontro”, destaca Ilka Teodoro, que assina a direção da exposição.

As obras utilizam uma variedade de técnicas, cada uma contribuindo para democratizar a arte. Participam da exposição os artistas: Altimar Rocha, Aya, Dona Dora, Gabriel Matos, Gu da Cei, Luisa Günther, Morena, Belo e Bizarro e Victor Hugo Soulivier. Matriz de Rua tem produção realizada por Mada Granjá, curadoria de Victor Hugo e direção assinada por Ilka Teodoro.

Quem são os artistas:

Altimar Rocha/Ramitla

Artista nascido na periferia de São Paulo, cujo primeiro contato com a arte foi através da pichação. Após concluir sua formação em design gráfico em 2018, Ramitla começou a se dedicar mais às pinturas urbanas. Em 2023, teve a oportunidade de participar do Centro de Artes da Vila Telebrasília, em troca de trabalhos manuais onde continuou a aprimorar suas habilidades artísticas. Desde então, tem se empenhado em seu trabalho artístico, buscando constantemente crescer e evoluir como artista. Tentando ser um exemplo de perseverança na busca por seus sonhos.

Aya

Mayara Trindade Villena, vulgo AYA, mulher negra, nasceu e se criou em Ceilândia Sul. Graduada em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB), seu trabalho caminha em diversos segmentos: fotografia, fotomontagem, vídeo arte, colagem, gravura, performance e pintura. E a partir do encontro de linguagens surge o que chama de “pintura- instalação”, nomeado assim, por fazer arranjos com objetos de descarte nas obras, buscando tratar sobre o que consiste à margem social em diferentes níveis.

Belo e Bizarro

Natural de Brazlândia, sua produção expressa e reflete seu próprio lugar enquanto pessoa queer e neurodivergente por meio da pintura, tatuagem e outras linguagens da arte contemporânea.

Dona Dora

Criada em Ceilândia, a multiartista é quadrinista, pintora e artesã, formada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (UnB). Em suas obras, busca explorar o contato com símbolos, registros de sonhos, corpos e elementos que ao serem selecionados são utilizados como veículo expressivo que resultam na sua produção gráfica.

Gabriel Matos

É artista visual, diretor de arte, designer, fotógrafo e formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília. Nato da Ceilândia – DF mas radicado em Bonfinópolis de Minas – MG. Utiliza fotografia, bordado e colagem. Aborda conceitos sobre origem, materialidade, memórias, lar e afeto em suas obras.

Gu da Cei

Artista visual, produtor cultural, curador na Galeria Risofloras, bacharel em Comunicação Organizacional e mestre em Artes Visuais pela Universidade de Brasília. Desenvolve o seu trabalho artístico no âmbito da intervenção urbana, instalação, poesia, performance e vídeo, além de buscar compreender as possibilidades dialógicas entre processos históricos e contemporâneos da fotografia, bem como seus espaços de exibição e circulação.

Luisa Günther

Professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília. Desenvolve seu trabalho artístico em desenho, grafismo, ilustração, escrita com livrobjeto e intermídia. Além de metodologias para o ensino e pesquisa das artes visuais, panfletagem e mecanismos de circulação, performance, videodança e dança contemporânea. Realizou exposições individuais no Conjunto Cultural da Caixa de São Paulo e Salvador (Pangrafismos: coisas de Ler); no MARCO/MS (Pós-projetos de Pré-possíveis); na Endossa (Sobre Manchas e Outros Seres); na Galeria Almeida Prado (A delicada imagem de um pensamento).

Morena

É poeta, artista visual, produtora cultural, arte-educadora e caminha por outras linguagens, as quais mistura em suas criações. Seuas habilidades também são ferramentas de comunicação e reeducação, entre as matas e as cidades. Radicada em São Sebastião, ganhou notoriedade em outros estados do Brasil, principalmente com seus recentes trabalhos, na linguagem da vídeo-arte.

Victor Hugo Soulivier

Nascido em Taguatinga, é artista visual, design e graduando em Artes Visuais pela Universidade Federal de Brasília (UnB). Há dez anos atua na cena cultural de Brasília onde desenvolve suas técnicas como fotografia, pintura, intervenção/performance, desenho, design de moda e arte têxtil. Fundador do Tela Ambulante (coletivo de moda e arte independente). Artista responsável por desenvolver a obra de arte na roupa do influencer Ivan Baron, na posse do presidente Lula, 2023 e também diretor do Espaço Cultural Venâncio Shopping.

Ficha técnica:

Produção: Mada Granjá (@madarte_)
Curadoria: Victor Hugo Soulivier
Direção: Ilka Teodoro
Artistas: Altimar Rocha (@ramitla_)
Aya (@ayaporfavor)
Dona Dora (@dona_dorah)
Gabriel Matos (@ata_gabriel)
Gu da Cei (@gudacei)
Luisa Günther (@luisagunther)
Morena (@mor2na.br)
Belo e Bizarro (@belo.e.bizarro)
Victor Hugo Soulivier (@soulivieroficial)

Estacionamento promocional

Os clientes que visitarem o shopping aos finais de semana e feriados terão os seguintes benefícios: compras a partir de R$ 50 são convertidas em estacionamento grátis ou tarifa única de R$ 10.

Para ter acesso ao benefício de gratuidade, basta levar o comprovante da compra realizada e validar o ticket no Balcão de Informações, no piso G1. Promoção válida de 8h às 23h59 e não cumulativa com outros benefícios. Para mais informações consulte o regulamento no site www.venancioshopping.com.br.

Sobre o Venâncio Shopping

No centro da capital do país, desde 1976, o Venâncio Shopping traz em seu DNA um conceito inovador. Além de ser uma excelente opção para compras e experiências, é também é um Hub de Serviços e ponto de solução de pessoas, com sua torre business atrelada a torre de Serviços, alta gastronomia da capital como Jamie Olivier Kitchen, Cantón Peruvian & Chinese Food, Chaco, Confraria do Camarão, Timo Cantina e Outback Steakhouse. Entre os serviços oferecidos, estão opções como: obter vistos para os Estados Unidos, cartório de registro de imóveis em Brasília, clínicas e faculdades.

SERVIÇO:

Tela Ambulante apresenta Matriz de Rua
Data: até 31 de julho
Horário: de terça-feira a sábado, de 11h30 a 19h30
Local: Espaço Cultural Venâncio Shopping
Acesso: Entrada franca
Informações: @venanciocultural

Venâncio Shopping
SCS Q 8 – Asa Sul
Informações: (61) 3208-2000
Canais digitais: www.venancioshopping.com.br
Instagram: @venancioshopping