O selo Matraca Records lança o projeto audiovisual Matraca Sessions, com apresentações intimistas e mensais, estreia com o cantor e compositor Gabriel Milliet
O selo Matraca Records estreia hoje seu mais novo projeto, “Matraca Sessions”, que contempla um material único em dois formatos diferentes: uma sessão audiovisual já disponível no canal do selo – veja aqui – e um EP com as músicas registradas, divulgado nas principais plataformas.
Matraca Records
O paulista Gabriel Milliet, integrante do casting fixo do selo, foi o escolhido para inaugurar esta série mensal de conteúdos inéditos. Em 2023 Gabriel lançou seu primeiro disco solo, “UM”, sintetizando suas experiências musicais coletadas ao longo dos últimos anos. Naquela época ele chegou a publicar alguns clipes, mas nada dentro de um formato de “sessão de estúdio”, como este novo lançamento revela.
“Eu estou muito feliz com isso! Sinto que é o trabalho de audiovisual mais legal da minha carreira até agora e curto muito esse formato”, confirma Gabriel. “O Luan Cardoso, que dirigiu o material, a Isabela Besen, que montou, o Fernando e o Pedro Vinci da Matraca, todo mundo fez um trabalho muito cuidadoso, com muita dedicação e envolvimento – sou sortudo de estar estreando essa série”, ele declara.
O “Matraca Sessions” surgiu de uma ideia de Gabriel, que sinalizou o interesse de realizar e filmar um show mais intimista, dentro do estúdio da Matraca Records, para depois trabalhar isso com o público online também. A ideia ganhou corpo e o selo decidiu transformar isso num projeto coletivo, contemplando todos os artistas do casting que estão com projetos novos e recentes.
“Somos um selo que tem uma forte presença na produção musical dos artistas e contamos com um estúdio que dividimos com a YB Music em São Paulo. Sempre tivemos na cabeça a ideia de fazer sessões ao vivo, justamente para coroar essa relação criativa com os nossos artistas. Calhou que Milliet foi o catalisador desse processo, que nos instigou a tirar a ideia do papel”, aponta Fernando Rischbieter, sócio da Matraca.
A primeira temporada do “Matraca Sessions” acontecerá de setembro até dezembro de 2024, com quatro episódios mensais – e seus respectivos EPs sendo lançados duas semanas depois -, todos sob direção audiovisual de Luan Cardoso da Quixó Produções, com parceria da Tuqui Filmes.
Sobre o EP
Em “UM”, disco lançado ano passado por Gabriel Milliet, o ouvinte se depara com uma faceta mais introspectiva e analógica, que se fez ainda mais orgânica em “Rua Vitória”, a única canção do álbum que também está presente no “Matraca Sessions”. “A sonoridade desse EP e dessa session tem muito a ver com meu encontro com a Stephanie Borgani e o Lucca Simões. Eu queria fazer um medley grande conectando três composições intercaladas com trechos instrumentais e vocais – e o processo foi muito orgânico, porque tanto o Lucca quanto a Stephanie sacaram onde eu queria ir e me ajudaram a construir isso de forma bem natural. Tocamos repetidas vezes até sentir que estava bom, não teve muita conversa”, completa Gabriel.
Ele detalha que o arranjo feito para ‘Rua Vitória’ veio da vontade de introduzir o formato sintetizador e voz, uma nova investigação estética de Gabriel, que vem captando sua atenção de 2023 até aqui. “Ano passado ouvi bastante uma artista chamada Leoni Leoni, ela tem alguns discos feitos só com um Yamaha Dx7, pedais e gravador de fita K7. Amo o som que ela tira e acho que estou tentando me aproximar desses vocabulários também”, ele disserta. Além de “Rua Vitória”, o EP traz mais quatro canções autorais de Gabriel, todas inéditas: “Justiça”, “Ouvido”, “Sussuro” e “Vento que Leva o Pó”.