Master Class de Flamenco


Master Class de Flamenco com Ángel Rojas no Instituto Cervantes, premiado bailarino e coreógrafo espanhol realiza workshop para demonstrar a essência da dança espanhola pela primeira vez no Brasil

Castanholas, palmas ritmadas, guitarra e sapateado compõem uma das danças mais intensas já conhecidas, o Flamenco. Sua essência tão tradicional ainda hoje impressiona e seduz, pela força e paixão demonstradas por seus dançarinos. Essa arte, que vai além de uma sucessão de passos, que Ángel Rojas vai mostrar na Master Class a ser realizada, pela primeira vez no Brasil, no Instituto Cervantes de Brasília, no dia 21 de março, das 18h30 às 21h30.

O workshop “A arte nasce do amor” é voltado para o público em geral, interessado pelo Flamenco ou pela cultura espanhola. A proposta é uma nova experiência de entendimento da arte através do movimento, tendo o Flamenco e sua história como ponto de partida. Para Rojas, o importante é extrair de cada indivíduo essa manifestação autêntica e individual que nasce do amor unido à arte. “No encontro, farei uso da dança como forma de expressar a personalidade de cada um. Será uma vivência na qual apresentarei uma mescla da paixão e da dança, tão presentes no Flamenco “, disse Rojas.

Ángel Rojas é um dos expoentes da dança espanhola. Junto com o também bailarino e coreógrafo, Carlos Rodríguez, é conhecido por mostrar uma nova dimensão dentro Flamenco, criando espetáculos que misturam componentes da dança contemporânea com a tradição dos bailados espanhóis. Este trabalho começou em 1996 e desde então é referência para as novas gerações. Quatorze espetáculos e uma infinidade de projetos paralelos tornaram Rojas e Rodríguez precursores do Novo Balé Espanhol e bailarinos premiados. Em 2016, Ángel Rojas foi indicado como melhor bailarino no XIX Premio Max de las Artes Escénicas, um dos prêmios de arte mais importantes da Espanha.

Rojas já se apresentou em países como Holanda, Bélgica, Portugal, Chipre, Inglaterra, China, Alemanha, França, Grécia, Rússia, Letônia, Polônia, República Tcheca, Itália, Finlândia, México entre outros. Em 2012, Rojas e Rodríguez estiveram no Brasil, com o espetáculo “Cambio de Tércio”. Atualmente, os bailarinos estão com a montagem “Titanuim”, na qual misturam dança espanhola, Flamenco e Hip Hop.

As inscrições para a Master Class já estão abertas e devem ser feitas na secretaria do Instituto Cervantes, de segunda a sexta, de 8h30 às 19h30, e sábado, de 8h30 às 13h. As vagas são limitadas.

Saiba mais sobre Ángel Rojas

Rojas nasceu em Madri, em 1974. Começou na dança com 16 anos. São muitas as colaborações e participações em espetáculos de grandes nomes da dança, como Antônio Canales e Carmen Cortés, em 1993. Em 1994, ingressou no Balé Espanhol, companhia de José Antonio Ruiz e em 1995 montou, junto ao bailarino e coreógrafo Carlos Rodríguez, a companhia que mudaria os rumos das apresentações de Flamenco, a Rojas y Rodríguez Compañía, onde acumulou prêmios. De lá até hoje foram mais de 20 espetáculos produzidos. Rojas é conhecido por misturar danças contemporâneas, farracudas, fandangos e outros bailados espanhóis com o Flamenco, sem perder a essência desta expressão que é o cartão-postal da Espanha.

Em 2001, Rojas y Rodrígues criam o “Fury”, um programa para a Televisão Pública Norte-americana (PBS Public Broadcasting Station), com a seleção de suas melhores coreografias e uma elenco de 24 bailarinos e 13 músicos. O programa foi exibido em fevereiro e março de 2002 em mais de 18 cidades americanas, entre elas Nova Iorque, Miami, Boston, Chicago e Filadélfia. Fruto do sucesso, Ángel cria a marca Ángel Rojas Project, no qual desenvolve criações autorais de espetáculos.

Em 2013, se torna Diretor Artístico da Gala Flamenca para o Festival de Flamenco de Londres e Estados Unidos. Em 2015, Ángel Rojas dirige a primeira edição do Festival Flamenco Madrid que contou com a participação de artistas importantes, Merche Esmeralda, Carlos Rodríguez, Manuel Liñan, Jesús Carmona, Rocío Bazán entre outros muito, recebendo reconhecimento da crítica e do público, marcando o início de uma nova jornada.

São muitos os prêmios que Rojas recebeu junto a Carlos Rodríguez, entre eles estão: Prêmio AP. 2000 para a melhora companhia de dança espanhola, melhor bailarino no concurso de dança espanhola e flamenco, em 1994, Prêmio Pilar López, em 2005, Prêmio de Cultura 2006 da Comunidade de Madrid na modalidade dança, Prêmio de Cultura Ciudade de Móstoles e Embaixadores da cidade, entre outros.

Atualmente, Ángel Rojas está em cartaz com “Titanium”, Rojas lidera a montagem de um espetáculo com estreia marcada para o segundo semestre deste ano, em Chicago, Estados Unidos.

Serviço

Master Class com Ángel Rojas: A arte nasce do amor
Data: Segunda, 21/03
Horário: 18:30 às 21:30
Inscrição na secretaria do Instituto Cervantes – 707/907 Sul
Valor: R$ 60,00
Pagamento: cheque ou cartão
Vagas limitadas
C.I: 16 anos
Informações: 3242-0603
Site: http://brasilia.cervantes.es

Anterior Show de homenagem a Tom Jobim
Próximo Desbocada com Bruna Louise