Projeto criado pelo grupo Cerradims está ocupando o Complexo Cultural Planaltina de julho a outubro. Além da apresentação da Mestra Martinha do Coco, também acontecerá uma oficina de poesia e roda musical aberta

A Mestra Martinha do Coco é a principal atração da nova edição do Cerrado Cultural. O projeto, que ocupa o Complexo Cultural Planaltina por 4 meses, levará, no próximo domingo, todos os encantos do coco da Mestra, que tem raízes no Nordeste e no Cerrado. Os anfitriões do festejo, o grupo Cerradims, também se apresentam no evento, em uma linda festa da nossa cultura popular, que se encerra com uma roda musical aberta à participação do público. Além das apresentações, o Cerrado Cultural também oferecerá a Oficina: Ritmo e Poesia no Samba de Coco, com Martinha do Coco e Cerradims. Tudo isso a partir das 16h do domingo, dia 13 de agosto, no Complexo Cultural Planaltina. Entrada franca e livre.

Cerrado Cultural

A iniciativa promove as tradições e raízes culturais e a preservação ambiental, levando ao público diversos saberes e fazeres de artistas e educadores do DF. A programação, que leva o coco de roda, o forró e diversos ritmos brasileiros, é composta por grandes artistas da cidade, como Mestra Martinha do Coco, Alberto Salgado, Soul Mandinga, Fulô de Malagueta e os anfitriões da casa, o grupo Cerradims. O Cerrado Cultural está no Complexo Cultural Planaltina de julho a outubro de 2023.

Martinha do Coco
Cerradims | Foto: Davi Mello

Os anfitriões da festa: Cerradims

Brasília tem o privilégio de abrigar um grupo musical único e vibrante: Cerradims. Composto pelos talentosos músicos e produtores Igu Malagueta e Gui Cerradim, a banda é pioneira e fundadora do movimento cultural conhecido como CERRADANCE. Inspirados pelo tropicalismo, manguebeat e pelas raízes das culturas populares tradicionais do Nordeste e Norte do Brasil, presentes desde a fundação da cidade pelos candangos e seus descendentes, o Cerradims traz uma proposta musical inovadora e cativante.

Através de misturas e experimentações, reinventa a musicalidade de um gênero e cria um conceito artístico completamente novo. Seu som autêntico fortalece a identidade cultural e celebra a memória viva da cidade, bem como suas influências históricas. O grupo se apropria do bioma do Cerrado, utilizando-o como fonte de inspiração e originalidade. Eles enaltecem a riqueza dessa encruzilhada cultural brasileira, que se estabelece como um leito e berço de encontros de águas e culturas das mais diversas.

O evento contará com medidas de inclusão e acessibilidade, como a Tradução de Libras das oficinas e shows; e espaço adequado para receber pessoas com mobilidades reduzidas e Pessoas Com Deficiência.

O Cerrado Cultural é produzido pela produtora Pequi Pimenta e Marakaya, é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (SECEC-DF) e tem apoio do Complexo Cultural Planaltina.

PROGRAMAÇÃO:

13 de agosto (domingo)

16h: Oficina: Ritmo e Poesia no Samba de Coco, ministrada por Martinha do Coco e Cerradims.
19h: Shows de Cerradims, Martinha do Coco e Roda aberta.
17 de Setembro (domingo)
16h: Oficina: Plantas Medicinais do Cerrado: ciência, arte e ancestralidade ministrada por Priscilla Castro;
19h: Shows de Cerradims, Alberto Salgado e Roda Aberta

15 de Outubro (domingo)

16h: Oficina: Criação de Horta Vertical ministrada por Michelle Duarte.
19h: Shows de Cerradims, Fulô Malagueta e Roda Aberta.

SERVIÇO

Cerrado Cultural
Onde: Complexo Cultural Planaltina
Quando: 13 de agosto, domingo, 16h
Quanto: gratuito
Classificação: livre