Concertista e professora na Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Maria Haro apresenta seu trabalho no segundo episódio da série Movimento Violão, com direção musical de Paulo Martelli e direção para TV de Flávio Rodrigues, que o SescTV leva ao ar dia23/7, terça-feira. (assista também em sesctv.org.br/aovivo). O show tem pré-estreia online um dia antes, em 22/7, segunda-feira. Para assistir basta acessar sesctv.org.br. Todos os episódios da nova temporada da série ficarão disponíveis gratuitamente no site do canal.

Nascida em Montevidéu, no Uruguai, e naturalizada brasileira, Maria Haro chegou em Santos (SP) ainda criança e começou a estudar violão por meio de um projeto social. Ao apaixonar-se pelo instrumento, posteriormente, ela se aperfeiçoou com o mestre Henrique Pinto e outros professores latino-americanos. Seu mestrado é sobre o compositor e violonista brasileiro Nicanor Teixeira, com quem tem grande conexão afetiva. Haro se apresenta como solista e camerista e já recebeu diversas premiações em concursos, destacando-se em 1º lugar no Concurso Nacional Villa-Lobos (1987).

No episódio da série Movimento Violão, Maria Haro toca composições dos brasileiros Nicanor Teixeira e Arthur Verocai, e do espanhol Isaac Albeniz. No repertório, Olhos que Choram (Nicanor Teixeira), Auto-Retrato (Nicanor Teixeira), Granada (Isaac Albeniz), Fina Flor (Nicanor Teixeira), Flor de Mandacaru (Nicanor Teixeira), Concertante nº 2 (Nicanor Teixeira), Pacata (Arthur Verocai), Sapecando (Arthur Verocai), Córdoba (Isaac Albeniz), Te Enxerga Muié (Nicanor Teixeira), Lamento do Cantador Nordestino (Nicanor Teixeira) e Cateretê das Farinhas (Nicanor Teixeira).

Exibida pelo SescTV desde 2010, a série Movimento Violão apresenta concertos com violonistas consagrados e revelações, nacionais e internacionais, com repertórios que vão de releituras da música popular a interpretações inéditas de peças eruditas. Os espetáculos foram gravados em unidades do Sesc São Paulo com curadoria e direção musical do violonista Paulo Martelli e direção para TV de Flávio Rodrigues.

Os novos episódios da série trazem ainda o violonista gaúcho Maurício Marques, os cariocas Daniel Murray e Luís Carlos Barbieri; o argentino que vive em Porto Alegre Eduardo Castañera e o curitibano Fábio Lima.

Sobre o SescTV

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço

Novos episódios da série Movimento Violão

Sob Demanda

Toda segunda, um programa inédito disponível em sesctv.org.br

No SescTV

Maria Haro
Estreia: 23 de julho, terça, às 20h
Reapresentações: 24/7, quarta, às 10h; 26/7, sexta, às 12h; 28/7, domingo, às 12h30; 28/7, segunda, às 14h e às 24h.
Curadoria e direção musical: Paulo Martelli
Direção para TV: Flávio Rodrigues
Produtora: DNArte

Todos os violonistas

Yamandu Costa
Maria Haro
Daniel Murray
Maurício Marques
Luís Carlos Barbieri
Eduardo Castañera
Fábio Lima

Para sintonizar o SescTV

Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Anterior Intercâmbio é um bom caminho para amantes das artes
Próximo Zé Neto & Cristiano lançam música inédita “Ferida Curada”