A cantora Maria Bethânia completou 75 anos na última sexta-feira (18) e Ecad faz levantamento sobre músicas interpretadas por ela e mais tocadas nos últimos anos

Intérprete singular e com uma voz única, Maria Bethânia é um dos ícones da Música Popular Brasileira. A artista completou 75 anos na última sexta-feira, dia 18, e o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou a data para fazer um levantamento sobre as músicas interpretadas por ela e que marcaram a sua carreira.

“O que é, o que é”, de autoria de Gonzaguinha, foi a música que Maria Bethânia mais gravou como intérprete até agora. Nesse ranking, “Sonho meu”, de autoria de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho, e “Viramundo”, de Capinan e Gilberto Gil, aparecem logo em seguida.

Maria Bethânia tem 1.931 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad, um dos maiores da América Latina. Dessas, a mais tocada no Brasil nos últimos cinco anos foi “Brincar de viver”, canção de autoria de Guilherme Arantes e Harrigan Lucien. No top 3 deste ranking, também aparecem “Gostoso demais”, de Dominguinhos e Nando Cordel, e “Tocando em frente”, de Renato Teixeira e Almir Sater.

Nascida em Santo Amaro, na Bahia, a cantora e compositora é conhecida como “Abelha Rainha da MPB”. Nos últimos cinco anos, mais de 90% dos seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de música foram provenientes de TVs e Rádios.

A artista é filiada à União Brasileira de Compositores (UBC), uma das sete associações de música que administram o Ecad. O diretor executivo da associação, Marcelo Castello Branco, fez uma homenagem à artista pelo seu aniversário. “Maria Bethânia é a intérprete mais autoral do Brasil. Quando pisa no palco, a terra treme”, disse Castello Branco.

Ranking das músicas mais gravadas por Maria Bethânia

Posição
Música
Autores
1
O que é, o que é
Gonzaguinha
2
Sonho meu
Dona Ivone Lara / Délcio Carvalho
3
Viramundo
Capinan / Gilberto Gil
4
Negue
Enzo de Almeida Passos / Adelino Moreira
5
Rosa dos ventos
Chico Buarque
6
Gente humilde
Chico Buarque / Garoto / Vinicius de Moraes
7
Gostoso demais
Dominguinhos / Nando Cordel
8
Explode coração
Gonzaguinha
9
Canções e momentos
Fernando Brant / Milton Nascimento
10
A moça do sonho
Chico Buarque / Edu Lobo
Ranking das músicas gravadas por Maria Bethânia mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval e Festa Junina).
Posição
Música
Autores
1
Brincar de viver
Guilherme Arantes / Harrigan Lucien
2
Gostoso demais
Dominguinhos / Nando Cordel
3
Tocando em frente
Renato Teixeira / Almir Sater
4
Fera ferida
Erasmo Carlos / Roberto Carlos
5
Cheiro de amor
Paulo Sergio Valle / Ribeiro / Jota Moraes / Duda Mendonça
6
Tá combinado
Caetano Veloso
7
Explode coração
Gonzaguinha
8
As canções que você fez pra mim
Erasmo Carlos / Roberto Carlos
9
Reconvexo
Caetano Veloso
10
É o amor
Zezé di Camargo
💬
ACESSE E DIVULGUE NOSSA PÁGINA DE FINANCIAMENTO COLETIVO DA REVISTA E SITE AQUI TEM DIVERSÃO 👇
BOTÃO DE APOIO 👇

Anterior Velozes & Furiosos 9, 🍿 ingressos disponível no Ingresso.com
Próximo Lorem Ipsum Dolor Sit Amet, no canal do IESB no Youtube