Compositor e maestro Marco AB Coutinho apresenta três obras inéditas interpretadas pelo Quarteto Capital. Quarta, 11 de julho, às 20h, na Casa Thomas Jefferson

O compositor e maestro, Marco AB Coutinho, faz show de lançamento do CD “Marco AB Coutinho – Quarteto de Cordas – Quarteto Capital”, com composições inéditas interpretadas pelo “Quarteto Capital”, no dia 11 de julho, às 20h, na Casa Thomas Jefferson/Asa Norte. O álbum conta com o patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Governo de Brasília).

O trabalho apresenta os quartetos de cordas nº 3 – opus 92, nº 5 – opus 131 (em memória de um grande musicólogo romeno Sándor Thurzó) e nº 9 – opus 147, de Marco AB Coutinho. O primeiro e segundo quartetos foram estreados na cidade de Oradea – Romênia. O primeiro, na Igreja de São Ladislau, em maio de 2009, durante o IX festival Internacional de Música Erudita Brasileira, o segundo, na Casa de Cultura, em junho de 2010, ambos interpretados pelo Quarteto Varadinum. O terceiro ainda não foi executado ao vivo e será apresentado ao público no show de lançamento.

O quarteto de cordas é uma formação instrumental clássica que se consolidou no século XVIII como uma das preferidas pelos grandes compositores da época, como Haydn, Mozart e Beethoven. Formado por 2 violinos, viola e violoncelo, constitui as 4 vozes, ou quatro divisões básicas da orquestra. É como se fosse uma orquestra reduzida ao mínimo número de músicos.

Nas composições de Marco AB Coutinho, as melodias se apresentam e se desenvolvem em cada um dos instrumentos, muitas vezes se apresentando em uma forma justaposta, ou seja, de dois a quatro instrumentos. “O CD traz quartetos de cordas compostos em épocas distintas. O número 9 é o mais recente, foi feito ano passado”, conta Marco Coutinho.

A escolha do “Quarteto Capital” para interpretar as obras foi feita por Coutinho que já conhecia o trabalho individual de cada integrante do grupo. O quarteto, Formado por Daniel Cunha, Igor Macarini (violinos), Daniel Marques (viola) e Augusto Guerra Vicente (violoncelo), já se apresentou em alguns dos principais palcos da capital Federal. Todos seus componentes integram atualmente a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS)

SOBRE O CD E O COMPOSITOR

http://www.marcoabc.com.br/

MAIS SOBRE O QUARTETO CAPITAL

O Quarteto Capital tem como proposta a execução de um repertório eclético, sem restrições de gênero. Desta forma, em seus recitais podem ser encontrados, lado a lado, Mozart e Raul Seixas, Bach e Barão Vermelho. Além disso, uma de suas marcas é a ênfase na execução de obras de compositores brasilienses ou ligados à capital federal, como Cláudio Santoro, Fernando Morais, Marco AB Coutinho, Suzi Magalhães, Marcos Cohen e Valéria Lehman, entre outros.

Serviço

Lançamento CD “Marco AB Coutinho – Quarteto de Cordas – Quarteto Capital”
Quarta, 11 de julho, às 20h
Casa Thomas Jefferson/Setor de Grandes Áreas Norte 606 – Asa Norte, Brasília – DF.
Entrada Franca
C.I.: Livre

aqui_tem_diversao_marco_ab_coutinho2
Capa do CD por Seiji Hanazumi Coutinho
Anterior Arte de Jean-Michel Basquiat continua em exposição no CCBB
Próximo Zé Ramalho volta a Brasília em comemoração a carreira