Mamulengo Fuzuê na Vila Telebrasília


Mamulengo Fuzuê chega na Vila Telebrasília levando a magia do teatro de mamulengos. Com muita alegria, o grupo brasiliense Mamulengo Fuzuê firma parceria com o projeto Waldir Azevedo para duas apresentações

O brincante dá vida ao boneco. O boneco dá vida ao brincante. A brincadeira dá vida ao povo! A magia, a simplicidade e a alegria presentes no Teatro de Mamulengo são capazes de encantar a todos que entram nessa roda. O grupo Mamulengo Fuzuê bebe dessa fonte e, nesse mês, estará circulando com o espetáculo Benedito, Abençoado e Bendizido pelo Distrito Federal e Pirenópolis, levando a brincadeira encantada para diferentes públicos.

Nesse fim de semana, o Mamulengo Fuzuê pousa na Vila Telebrasília, em parceria com o Projeto Waldir Azevedo, para duas apresentações recheadas de muita alegria. A primeira será no sábado, dia 22, na Sede do Projeto Waldir Azevedo, às 19h. E no domingo, dia 23, vai ser na Praça da Resistência, às 17h.

A Circulação Fuzuê conta com a apresentação do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

O Teatro de Mamulengo

O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é memória e história, transmitido de geração a geração por artistas caminhantes. É uma das poucas formas de teatro popular que consegue sobreviver no interior e nos centros populares e urbanos do Brasil, sendo chamado de várias maneiras: Mamulengo (PE e DF), Cassimiro Coco (PI, CE e MA), João-Redondo (RN), Babau (PB) e Mané-Gostoso (BA). Em constante transformação, carrega ao mesmo tempo uma estética tradicional e elementos históricos de um teatro universal, com fortes influências das culturas afro-indígenas e resquícios da Commedia Dell’Arte. Para além das figuras e personagens “vindos de São Saruê”, a música ao vivo enche o enredo de ludicidade e reforça a interação com o público. O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é hoje patrimônio cultural imaterial brasileiro, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2015.

Mamulengo Fuzuê

O Mamulengo Fuzuê é palhaço na rua, é teatro popular que busca celebrar a arte e despertar a transformação social a partir da pesquisa, da experimentação e da convivência com mestres e mestras. O parto o grupo aconteceu em 2007, a partir das vivências do brincante Thiago de Francisco no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga (DF). Desde lá, o cortejo segue Brasil adentro, mundo afora, com as bases firmadas na memória e identidade, na convivência comunitária e na celebração da vida e da tradição oral mamulengueira.

http://www.mamulengofuzue.com.br/
Serviço

Circulação Benedito, Abençoado e Bendizido
Quando?
– 22 de outubro (sábado), 19h, na Sede do Projeto Waldir Azevedo (Rua 20, Casa 02, Vila Telebrasília)
– 23 de outubro (domingo), 17h, na Praça da Resistência (Rua 01, Vila Telebrasília)
Quanto? Entrada Franca
Classificação: Livre

Anterior O GAROTO DOS OLHOS AZUIS
Próximo A Beleza da Superação