O espetáculo “Mãe Terra” combina dança e reflexão ambiental em uma obra emocionante, em cartaz neste final de semana no Teatro da Unip, em Brasília
A Escola Bailarinas “Por que Não?!”, estúdio em Brasília voltado para o público adulto, de 18 a 80+, estará em cartaz neste final de semana com o espetáculo “Mãe Terra”, uma obra que homenageia o Planeta e alerta sobre a situação ambiental por meio de várias modalidades da dança. Em cartaz nesse sábado, 14 de dezembro, às 20h30, e no domingo, 15 do mês, às 19h, no Teatro da Unip (913 Sul). Ingressos a partir de R$ 60. Vendas: https://www.bilheteriadigital.com/mae-terra . Livre para todos os públicos.
“Mãe Terra” é uma homenagem aos povos indígenas brasileiros e também um alerta sobre a forma como o homem movido pela ganância tem tratado o planeta.
O espetáculo é dividido em cinco partes: a criação do mundo, a natureza em equilíbrio, a ação nociva do homem, a reação da Terra e a “Dança Cósmica”.
O carro chefe da apresentação é o ballet, mas haverá também jazz, contemporâneo, samba no pé, danças populares brasileiras, Pilates, hatha yoga, Ballet workout, progressing ballet technique e jogos de dança.
Sobre o espetáculo – “Mãe Terra” leva ao palco a forma desrespeitosa e irresponsável como o ser-humano tem tratado o planeta, sem ouvir os constantes apelos dos povos originários. A obra é um alerta para as consequências das ações humanas contra a natureza e sobre o resultado no processo das mudanças climáticas. É também um chamado para a união de todos os povos e de todos os saberes em prol de um futuro de equilíbrio entre homem e meio ambiente.
A produção é dividida em quatro partes: A primeira apresenta a floresta no seu equilíbrio, com toda a sua beleza e fertilidade, com os elementos que compõem a floresta amazônica. A segunda foca na destruição que chega para acabar com tudo o que Omama criou. A terceira é a conclamação dos espíritos da natureza para a reconstrução. Já a quarta e última parte fala sobre o futuro, a Dança Cósmica citada pelo pensador Ailton Krenak, que une os conhecimentos ancestrais, à ciência e à tecnologia. É quando todos dançaremos juntos sobre o planeta Terra, “sem sapatear sobre Ele”.
Sobre a Escola Por que Não?!- A Escola é a única em Brasília totalmente dedicada ao público entre 18 e 80+ e tem, atualmente, 180 alunos divididos entre 5 modalidades de dança, sendo o ballet o carro chefe e 7 ligadas ao bem-estar, como pilates, yoga, dentre outras.
Desde a fundação do Projeto Bailarinas “Por que Não?!”, em 2015, já foram realizadas 9 montagens para um público estimado de 1000 pessoas por espetáculo e diversas apresentações beneficentes, sendo a principal delas, o projeto “Bailarinas Por que Não?! e “Banho do Bem Numa Noite de Gala”, em dezembro de 2019, idealizado por Cláudia Bengtson e destinado a pessoas em situação de rua. O evento foi realizado frente à Biblioteca Nacional em Brasília.
Ficha Técnica:
Elenco: Alunas da Escola Bailarinas “Por que Não?! e Grupo Bailarinas “Por que Não?!
Direção geral, argumento, roteiro e produção: Cláudia Bengtson
Assistência de direção artística: Daniela Reinecke
Coreografias: Anna Uchôa, Clara Salvucci, Daniela Amorim, Daniela Reinecke, Jurema Padrão, Régis Marrocos e Verena Sámtiago
Fisioterapeuta: Maria Paula Delmonde
Designer gráfico: Rubens Fontes
Áudio e edição de repertório musical: Kristian Bengtson
Textos: Cláudia Bengtson
Projeto de iluminação: Manu Maia
Apoio áudio e iluminação: Gilmar Silveira – Lume Arte
Apoio técnico: Danilo Soares
Filmagem do espetáculo: Leonardo Miotti
Fotografia: Raquel Mergener e Ana Clara de Melo Oliveira
Cenário e apoio de produção: Arte Cenários
Figurino: Escola BPN, com Ana Maria Mendonça, da Criatto Fantasias
Realização: Escola Bailarinas Por que Não?! – Dança e Bem-Estar para Adultos em Brasília
Serviço:
Espetáculo “Mãe Terra” entra em cartaz no Teatro da Unip
Data: 14 de dezembro, às 20h30, e no domingo, 15 do mês, às 19h
Local: Teatro da Unip (913 Sul)
Ingressos a partir de R$ 60. Vendas: https://www.bilheteriadigital.com/mae-terra
Livre para todos os públicos.