Espetáculo “Madame Dolores, A Grande Cartomante” circula por escolas e espaços culturais com entrada franca

O projeto de Circulação Madame Dolores promove doze apresentações gratuitas do espetáculo “Madame Dolores, A Grande Cartomante!”. As ações acontecem em escolas, sempre seguidas de debates com os alunos e também em espaços culturais com conversas com as plateias após o espetáculo.

“Madame Dolores” é uma criação de Alessandra Vieira. O show de humor autoral tem linguagem popular, interativa e irreverente. Sua dramaturgia e encenação reúnem elementos técnicos do teatro, circo, ilusionismo, dança e comicidade física. No palco a trajetória de Madame Dolores, espiritualista que acredita ter sido enviada de esferas superiores para transformar e iluminar o mundo.

A peça debate a exploração da fé, ironizando e satirizando lideranças de diversos segmentos. Madame Dolores, a partir do riso, provoca a reflexão acerca das relações de poder, a imposição da ideologia massificada e capitalista no abuso e exploração da crença alheia.

Aqui Tem Diversão

Sinopse 

Um dia ela ouviu uma voz… Não! Não era mais uma cobrança de cartão de crédito. Era um chamado! E foi peregrinar por terras distantes, até que um dia ela viu, em um dos programas cults de Xuxa, seu verdadeiro mestre: o Mestre dos Magos. A partir daí tudo mudou: Ela descobriu que veio para iluminar o mundo, por isso estudou Engenharia Elétrica e Meditação. Busca ser uma estrela brilhante nos meios mais famosos, já foi dançarina/ freira/mística. Seu próximo passo será um programa de TV para curas online.

Circula̤̣o РO projeto de Circula̤̣o Madame Dolores passa por seis escolas do EJA (Educa̤̣o de Jovens e Adultos) seguidas de debates com os estudantes. Seṛo contempladas duas escolas de seis regi̵es administrativas: Ceil̢ndia, Taguatinga, N̼cleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia e Plano Piloto, em um total de doze escolas atendidas. E ainda, realizar tr̻s sess̵es gratuitas em teatro ou espa̤o cultural do DF, tamb̩m seguidas de debate com o p̼blico.

E por se tratar de uma obra que está em atividade há mais de dez anos, o projeto tem como um dos seus objetivos reformular e renovar figurino, materiais de cena e cenário.

O projeto de Circulação Madame Dolores tem aporte do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal.

Sobre a artista:

Alessandra Vieira nasceu em Brasília. É atriz, palhaça, diretora, dramaturga e produtora cultural há vinte anos. Graduada em Artes Cênicas (licenciatura) pela Universidade de Brasília – UnB, possui uma ampla formação corporal (acrobacia de solo, acrobacia aérea, dança contemporânea, dança do ventre e Yoga). Foi por seis anos coordenadora, atriz-palhaça, elaboradora de projetos, gestora e produtora cultural do Grupo Risadinha, onde integrou a linguagem do clown/ palhaço aos hospitais da rede pública por meio da ação de palhaços visitadores que se apresentavam nos leitos e corredores hospitalares.

É fundadora da Cia. de Circo Teatro Sagrado Riso com projetos na área de palhaçaria hospitalar, clássica e popular aprovados pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Possui ampla formação e experiência na arte da palhaçaria, dramaturgia de esquetes e espetáculo e criação de palestras show.

Já ministrou cursos de dramaturgia para palhaçaria, minicursos de extensão, palestras e workshops voltados para o despertar do humor como método de humanização, saúde e proposta estética. Produziu e ministrou cursos de iniciação em palhaçaria e palhaçaria hospitalar. Fundou e produziu a Casa de Cultura Sagrado Riso.

Realizou quatro espetáculos Cabarés com a temática da vivência artística dentro do hospital. Escreveu mais 20 espetáculos e possuí 04 solos de palhaçaria (3 adultos e 01 infantil). Estuda Roteiro de Ficção para cinema pela Fundação das Artes de São Caetano. Diretora do projeto Dramaturgia para Palhaçaria com lançamento de um livro PDF e audiobook com peças para palhaços.

Programação:

07/11 (segunda) Р21:30 РCED 06 РCeil̢ndia
08/11 (ter̤a) Р20:00 РCEM 04 РCeil̢ndia
09/11 (quarta) – 20:30 – CED 06 – Taguatinga
10/11 (quinta) – 20:00 – Escola Bilíngue de Taguatinga
11/11 (sexta) – 20:00 – CEM 111 – Recanto das Emas

16/11 (quarta) – 20:00 – CEF 405 – Recanto das Emas
17/11 (quinta) – 20:00 – CESAS – Plano Piloto
18/11 (sexta) – 20:00 – CED 619 – Samambaia
22/11 (ter̤a) Р20:30 РCEF 120 РSamambaia
23/11 (quarta) Р21:00 РCEBAN РN̼cleo Bandeirante
28/11 (segunda) – 20:00 – CED 02 – Riacho Fundo 1
29/11 (ter̤a) Р20:00 РPlano Piloto
1 a 3/12 – 21:00 – Mostra Cultural Teatro dos Ventos – Águas Claras

Serviço:

Espetáculo “Madame Dolores, A Grande Cartomante”
Circulação Madame Dolores
Datas: Até 3 de dezembro de 2022
Locais: Escolas de Ceilândia, Taguatinga, Recanto das Emas, Plano Piloto, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo 1 e Águas Claras
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Duração: 30 a 40 minutos
Instagram: @alessandra_vieira e @cia.sagradoriso