Obras de Henrique Siqueira ocupam galeria da Demonstrativa e uma entrevista e uma video-visita abrem a mostra Lugares pensantes no dia 22, às 21h

Viagens de ônibus nas metrópoles engarrafadas podem ser extremamente tediosas: duram muito tempo e não há muito o que se fazer. Não para o artista plástico Henrique Siqueira, porém. A principal inspiração para suas obras, desde as primeiras séries de desenhos e pinturas, foi a viagem em transporte coletivo e isso se mantém em suas obras mais recentes, que ele expõe na BDB Cultural a partir do dia 22, às 21h.

As nove obras da série “Lugares pensantes” serão visitadas pelo público em um vídeo que acompanha uma entrevista feita com o criador da série. O artista plástico criou as obras inspirado não só pela crueza da cidade do dia a dia, como também em ficções inspiradas na urbanidade contemporânea, como as “Cidades imaginadas”, série de contos de Ítalo Calvino que deu, inclusive, nome à primeira safra de obras do artista.

“O transporte pressupõe um silêncio e uma solidão que levam as pessoas quase que automaticamente a refletirem sobre suas vidas. Quis capturar esses mergulhos interiores das pessoas e eternizá-los nesses desenhos que também eram uma corrida contra o tempo e que, de alguma forma, invadiam aquele momento de reflexão alheia”, afirma Henrique Siqueira.

Boa parte das obras expostas em “Lugares pensantes” são impressas em retalhos de couro queimado que eterniza os desenhos feitos às pressas nos cadernos de ilustração que o artista usa nos ônibus — um deles, inclusive, faz parte do pequeno acervo da mostra.

“Acho que esses trabalhos são o contraste entre a cidade que a gente enxerga pelas janelas e a que a gente imagina. Mas o que eu acho que é mais especial neles é criar essa espécie de ponte entre os indivíduos. O ônibus é visto como um não-lugar em um não-tempo, como se fosse só o que se usa para te levar, um lugar pensante, de espera. Mas acho que minhas obras convidam as pessoas a questionar esse desligamento. Desenhar dentro do ônibus é inesperado e surpreendente para a maioria das pessoas que eu encontro. Mas por que deve ser assim?”, conclui o artista.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre Henrique Siqueira

Henrique Siqueira é artista plástico nascido e criado em Brasília; têm licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Dulcina de Morais e formou-se bacharel em Artes Plásticas na Universidade de Brasília. Seu currículo é recheado de cursos técnicos e qualificações em desenho experimental, gravura em metal, curso técnico de desenho artístico e publicitário, de animação para mídia e de produção cultural.

Serviço:

BDB Cultural – Outubro de 2021
Estreia da exposição de artes plásticas “Lugares pensantes” de Henrique Siqueira.
22/10- Transmissão no Facebook e no Youtube da BDB Cultural a partir das 21h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br
Facebook.com/bdbcultural
Instagram – @bdbcultural

💬
ACESSE E DIVULGUE NOSSA PÁGINA DE APOIO DA REVISTA E SITE AQUI TEM DIVERSÃO 👇

💬OU APOIE COM QUALQUER VALOR!

 

Anterior Nerds de Negócios é finalista do Prêmio Influency.me 2021
Próximo Conquiste o coração de seu filho, 📕 do autor Mike Berry