Filho de artistas plásticos e educadores, o gaúcho Lourenço de Bem não nega as origens e a veia artística. Radicado em Brasília desde 1962, Lourenço exerce a arte da pintura há mais de 40 anos na capital federal. O artista já expôs pelos quatro cantos do Brasil e do mundo, acumulando centenas de exposições. Seu atelier, localizado no Lago Norte, abre espaço para alunos, aspirantes da arte e é referência em Brasília pela forte atuação na formação de novos artistas.

A exposição DespertARTE – Mostra Coletiva de Pinturas e Esculturas chega como um resultado de um trabalho de um ano, realizado por Lourenço e seus artistas. A mostra irá exibir cerca de 30 obras dos estudantes do Atelier Lourenço De Bem no UniCeub Cultural de Taguatinga (Setor D Sul, Lote 3, Loja 1, Pistão Sul). Os trabalhos inéditos poderão ser conferidos pelo público de 8 novembro (quinta-feira) até 7 de dezembro (sexta-feira) de 2018. Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 18h. Entrada franca. Classificação livre.

Em sua única edição de 2018, a mostra visa revelar o trabalho de 12 participantes que tiveram suas obras lapidadas ao longo do ano, sob a orientação de Lourenço De Bem que entregou toda a sua bagagem, trabalhada com novos conceitos da contemporaneidade, com diálogos e com a estimulação à subjetividade de cada um dos artistas

DespertARTE

Esculturas e pinturas abstratas que dialogam com a vida, com a complexidade da existência. O mote é a pós-contemporaneidade, a pintura fluida que permite liberdade aos artistas de criarem.

Feras das artes visuais não vão faltar na exposição que leva a curadoria de Lourenço de Bem: Cristina Coriolano, Eduardo Mendizabal, Eusanete Sant’Anna, Maju Cunha, Mia Brito, Myriam Morato, Octaviano Araújo, Odir Falcão, Paulo Araújo PJ, Salma S. Manzano, Sueli Falcão e Wilnes Henrique deixarão suas marcas registradas por lá.

Médica aposentada, Sueli Falcão, de 59 anos, foi ao encontro da arte no Atelier de Lourenço como atividade que a acrescentasse culturalmente e socialmente. Sua pintura remete à espiritualidade.

Já Paulo Araújo, o PJAraujo, ingressou no mundo das artes em 2015 e, desde então, tem apresentado uma série de trabalhos contemporâneos instigantes, muitos dos quais em estilo abstrato. Embora novato neste universo, sua arte recebeu a apreciação e admiração do público brasiliense e agora poderá ser conferida na DespertARTE.

Outro destaque da mostra, a artista Wilnês Henrique vai estar presente com as obras Na Pele e Ainda Vejo.

Cristina Coriolano, também expositora, irá brincar com a infinidade de possibilidades de materiais e técnicas. A artista reduz a quantidade de cores em suas obras.

Seu Odir é outra revelação. Com 91 anos, o artista iniciou sua carreira no Atelier Lourenço de Bem, em 2016. Ele é exemplo de que a arte e o potencial criativo independem da idade.

“Hoje não existe um caminho comum a todos, onde os iniciantes e os alunos mais experientes devam percorrer. As possibilidades são infinitas e é por meio da bagagem subjetiva, cultural, moral, ética do artista contemporâneo que se cria sua própria linguagem”, explica Lourenço sobre a opção de deixar livre a temática da exposição.

O artístico Atelier de Lourenço

Inaugurado em 1989, o Atelier Lourenço de Bem conta com uma arquitetura peculiar (projeto do artista) com espaço para aulas de pintura e escultura. Possui ainda amplo espaço gastronômico, é ponto de encontro cultural e galeria de exposições. O Atelier fica localizado no SMLN MI 8, conjunto 2, Casa – 18-B (Lago Norte). Quem quiser estudar com o artista pode entrar em contato pelo telefone: (61) 3409-1453.

Serviço

Evento: DESPERTARTE – Mostra Coletiva de Pinturas e Esculturas apresenta 30 obras inéditas de artistas locais
Curadoria: Lourenço de Bem
Expositores: Cristina Coriolano, Eduardo Mendizabal, Eusanete Sant’Anna, Maju Cunha, Mia Brito, Myriam Morato, Octaviano Araújo, Odir Falcão, Paulo Araújo PJ, Salma S. Manzano, Sueli Falcão, Wilnes.
Abertura: 7 de novembro de 2018, das 20h às 22h30.
Período de visitação: Até o dia 7 de dezembro, das 8h às 22h (de segunda a sexta-feira) e, aos sábados, das 8h às 18h
Local: UniCEUB Cultural de Taguatinga (Setor D Sul, Lote 3, Loja 1, Pistão Sul)
Entrada franca
Classificação livre
Informações: 3409-1453
Produção: Renata Coli
Realização: Atelier Lourenço de Bem
Apoio: UniCEUB de Taguatinga

Anterior Goethe-Zentrum Brasília comemora cinquentenário de 68
Próximo Shopping Sul apresenta “A Princesa em um Mar de Aventuras”