Centro Cultural Câmara dos Deputados apresenta exposição Longitude Vicinal, da artista campinense Bárbara Basseto. Mostra fica em cartaz no Espaço do Servidor da Câmara dos Deputados de 5 de junho a 6 de julho
Bárbara Basseto traz para a Câmara dos Deputados 20 pinturas produzidas a partir de relações cromáticas decorrentes da manipulação de elementos característicos da moda, da arquitetura, do design e de objetos cotidianos. A maior parte dos trabalhos remete ao quadriculado do tabuleiro de xadrez e incorpora materiais e estampas já existentes.
A exposição Longitude Vicinal estará em cartaz no Espaço do Servidor da Câmara dos Deputados, em Brasília, de 5 de junho a 6 de julho de 2023. No dia da abertura, 5 de junho, será realizado visita guiada com a artista e distribuição gratuita do catálogo impresso da exposição, que contará com textos de Bárbara Basseto, Érica Burini, Monique Andrade e Vinicius Maroli.
O curador da exposição, Vinicius Maroli, explica que o trabalho de Basseto traz possibilidades de diálogos e desdobramentos, apesar da rígida forma preestabelecida. “Vemos linhas retas sobrepostas a linhas tortas, cores que se enfrentam e se complementam, em uma mesma pintura ou em relações construídas com as obras e o espaço ao redor”, destaca. “Revelando uma complexa relação entre as partes e o todo, seus elementos aparentemente desconexos, quando colocados juntos, criam um mundo poético e fluido, onde a rigidez se dissolve e dá lugar à liberdade de criação e interpretação”.
Bárbara Basseto (1994) é artista visual de Campinas/SP e atualmente reside em São Paulo. Seu trabalho se desenvolve principalmente em pintura. Sua produção passa pela investigação de padronagens presentes em objetos cotidianos, na moda e na arquitetura, e pela apropriação de objetos. Basseto constrói relações entre objetos banais e a história da arte por meio de uma pesquisa de materialidade na pintura. Mestranda em Poéticas Visuais na ECA-USP, é bacharel em Artes Visuais pela Unicamp (2012–2018), tendo cursado um semestre da graduação em intercâmbio acadêmico na Universidade de Évora, em Portugal (2016–2017). Tem formação em conservação e restauro pelo Museu de Arte Sacra em São Paulo e pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Participou de exposições no Brasil e no exterior.
Vinicius Maroli (1998) é bacharel em Artes Visuais pela UnB e atua como pesquisador, curador, marchand e artista. É diretor da Mirim Escritório de Arte que pesquisa, promove e comercializa arte brasileira. Participou de diversos projetos e exposições, como Xingu 57: Viagem ao Brasil Central (2022), no Museu Nacional da República; e Corpo, Breve Instante (2019), de João Trevisan, na Galeria Karla Osorio. Foi curador das exposições Tudo junto, mas separado: artes brasileiras (2023), na Mirim Escritório de Arte, e Brasiliana em Verde e Amarelo: 1969–2022 (2023), na Galeria Casa.
Serviço
Visita guiada com a presença da artista e lançamento do catálogo impresso: 5 de junho, às 18h
Exposição: Longitude Vicinal, de Bárbara Basseto, com curadoria de Vinicius Maroli
Visitação: de 5 de junho a 6 de julho de 2023, segunda a sexta, das 9h às 17h, entrada franca
Local: Espaço do Servidor – Anexo II da Câmara dos Deputados – Brasília/DF
Instagram da artista: https://www.instagram.com/
Instagram Acervo Mirim: https://www.instagram.com/