Escritora Brasiliense Lella Malta desembarca na 20ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro
Lella Malta leva seu projeto ‘Escreva, garota!’ para o evento que ocorre entres os dias 23 e 27 de novembro.
A 20ª Edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que ocorre entre os dias 23 e 27 de novembro, receberá a escritora brasiliense Lella Malta. A especialista levará ao festival, além de suas 4 obras lançadas, o projeto ‘Escreva, garota!’, seu coletivo de apoio, engajamento e capacitação para mulheres que escrevem.
A Flip é um dos maiores eventos literários do país, com oficinas, mesas temáticas, sessões de autógrafos e lançamentos. A escritora Lella Malta conta que levará mais de 50 escritoras independentes que ocuparão o ateliê do artista plástico Fabio Marqui. Além disso, será lançada uma coletânea de contos do “Escreva, Garota!”, fruto do I Prêmio Literário do grupo.
“Marcar presença na Flip é provar para o mercado editorial que a escrita independente existe e resiste. Ao escrever, ganhamos voz, mostramos que não apenas reproduzimos relatos apresentados por homens como universais, mas que somos agentes históricas, protagonistas da nossa própria história” diz a escritora e preparadora literária.
Nesta edição, Maria Firmina dos Reis será homenageada. A escritora é considerada a primeira romancista negra do Brasil, que deixou um legado de vigilância insistente sobre os valores humanos, reforçando a necessidade de pluralidade – de discursos e trajetórias – na arte.
“As palavras, ainda que individuais, iniciam um traçar cujo ponto final é o fortalecimento da consciência coletiva, expressada por ações de empoderamento feminino e o desenvolvimento da equidade de gênero. O apagamento da escrita de mulheres não deveria ser uma realidade na literatura”, reforça.