Na última, quinta-feira, meninas e meninos atendidos no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV) através do programa Criança: Futuro no Presente!, se encantaram com a apresentação musical de violeiros da tradicional Orquestra Roda de Viola do Distrito Federal.

Sob a regência do maestro e violeiro Pedro Vaz os pequenos tiveram uma empolgante aula de música que resgata o estilo sertanejo de raiz. A apresentação contou com a participação de dez músicos que, além de executar solo de viola promoveram um bate papo com as crianças a respeito de ritmos, letras e melodias que abordam a vida do homem do campo.

“Fiquei muito feliz pois sabia muita coisa de viola porque meu avô ouvia em casa e conversava sobre isso. ” Matheus da Silva Paiva de 10 anos.
“É de extrema importância que a gente trabalhe todos os tipos de cultura e arte potencializando o que elas já têm, pois, a gente não sabe o que vai sair daqui: um músico, um cantor ou um maestro. Por isso é interessante que possamos mostrar todos os tipos de culturas existentes para que eles possam desfrutar e desenvolver os talentos que têm”. Afirmou Eldilene Leal, gestora social da LBV.
Ao final da apresentação os artistas receberam uma homenagem das crianças por ocasião do Dia do Músico comemorado último dia 22 de novembro.

Sobre apresentar para crianças atendidas pela LBV o maestro Pedro Vaz comentou: “Estar aqui hoje faz parte da missão desse grupo que é manter e difundir a viola e o cancioneiro caipira, e não só pelo lado artístico, mas social também, inclusive interno e externamente também. E para nós foi uma delícia estar aqui e poder mostrar para essa meninada o trabalho que a gente faz e a viola caipira, e eles interagiram muito, ficaram animados, foi uma experiência muito legal. É extremamente importante o amparo que a LBV dá para essas crianças porque vai desde uma coisa essencial que é a alimentação, a informação até o momento de cultura, e faz eles se sentirem pertencentes a alguma coisa, a alguma raiz, a uma cultura e terem oportunidade de conhecer outras coisas, então, tudo isto é muito transformador mesmo na vida dessas crianças, e a arte tem esse poder de transformar, de ser um espelho para que essas crianças possam almejar ser outras coisas, viver outras coisas. É um trabalho incrível o que vocês fazem”.

Com mais de 15 anos de trajetória musical, Pedro Vaz estudou com duas referências da viola caipira: Roberto Corrêa e Marcos Mesquita, e graduou-se em Música pela Universidade de Brasília. Hoje é professor da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello e do CEP/EMB Escola de Música de Brasília, é diretor musical da Orquestra Roda de Viola e integrante dos grupos Encontro Violado, Caboclo Roxo, Banda Judas e Cega Machado com os quais já gravou CDs e realizou inúmeros shows nacionais e internacionais.
Música na LBV

A LBV entende que a música é uma eficaz ferramenta para o processo de aprendizagem, e por isso, faz uso deste recursoem todas as suas 82 unidades socioeducacionais em todo o Brasil através de atividades de musicalização que colocam meninas e meninos em contato com repertórios que enaltecem os bons valores e sentimentos.

Estas ações propiciam uma formação cidadã, com oportunidade de resgate da infância e adolescência, construídas da melhor forma e não pela exploração, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Faça-nos uma visita! Conheça o Centro Comunitário de Assistência Social, localizado no Quadra 915, lote 74 (ao lado do Templo da Boa Vontade), o telefone para contato é: (61) 3410-6015.

Anterior Mãe & Filha Ateliê lança linha de Natal 2019
Próximo Revelações e uma visão sobre a vida de Jesus na Terra