Musical infantil ganha apresentações gratuitas na Cidade Tiradentes. O espetáculo ‘LedAzeda’ propõe reflexões sobre convivência e alteridade com graça, humor e poesia

Depois de passar pelo Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes, o espetáculo‘ LedAzeda’, um musical infantil realizado pelo grupo Filhas da Dita, ganha sessões gratuitas no CEU Inácio Monteiro, nos dias 13 e 20/06.

Leda, a menina mais azeda da zona leste, só feria, cuspia e rugia aos quatro ventos. Um dia, conhece a fada Ada, que a ajuda a superar o que era azedo por virtudes e poesia. A história de LedAzeda é baseada no livro infanto-juvenil homônimo de Mahyra Costivelli e Taisa Borges, lançado em 2018 pela Editora Peirópolis. “Ninguém entendia porque Leda só feria, só – feria – Leda sofria.

Não era aceita, não ocupava um lugar especial no coração de ninguém, por isso, machucada, feria. Mas tudo muda quando alguém resolve não se afastar, mas se aproximar, e mostrar a Leda que agora ela tinha lugar”, diz Thábata Wbalojá, responsável por assinar a dramaturgia. O espetáculo propõe reflexões sobre convivência e alteridade com graça, humor e poesia.

Filhas da Dita é uma coletiva formada por artistas pretes, indígenas, trans, LGBTQIA+ e gordes. Em cena, as atrizes Dandara Kunté, Ellen Rio Branco e Thábata Wbalojá, Somando nos backing vocals, Elix Rodrigues, Jhowenny Orun e Cláudio Pavão. Luara Iracema e Call Gomes são musicistas.

“Se as fadas madrinhas costumam ser loiras e as protagonistas magras e altas, nós inventamos essa história e colocamos em cena pessoas que se parecem com a gente – diversas, cheias de histórias e vivências diferentes”, comenta a diretora Lua Lucas. No repertório, guiado por canções autorais, ritmos dos mais variados: rock, salsa, rap, pop e R&B.

“Queremos apresentar LedAzeda para todas as crianças, diversas e coloridas como são! Levar a reflexão da diversidade com a força da alegria, da arte, da empatia e da música”.

Essa circulação integra o projeto “DiverCidade Tiradentes: Sarau – Cine – Teatro” contemplado pela 2ª edição do edital de múltiplas linguagens da Secretaria Municipal de Cultura.

SERVIÇO

CEU Inácio Monteiro
Datas: 13 e 20/06, terça-feira.
Horários: 15h.
Endereço: Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n – Cidade Tiradentes, São Paulo – SP.
Classificação Livre
Entrada Gratuita

SOBRE AS FILHAS DA DITA

Em 2022, o grupo completa 15 anos de trabalho e pesquisa teatral contínuas, desenvolvendo diversos projetos e ações artístico-culturais no território em que foi fundado, o bairro Cidade Tiradentes. Atualmente, faz a gestão da Cooperativa de Artistas junta à Cia Aos Quatro Ventos. Filhas da Dita contam com repertório de 06 espetáculos teatrais – “Canto das Ditas, fragmentos afrografados de Cidade Tiradentes” (2019), que integrou a Mostra de Teatro de Heliópolis em 2022; “O sonho de Tatiana – uma poética sobre juventudes” (2017); “Coquetel Molotóv” (2015); “A Guerra” (2013); “El Quijote” (2009) e “Os Tronconenses” (2008) – e 03 produções em audiovisual, a web-série “Corpas” (2022) em 04 capítulos; a performance “MOVA – Efeito Colatera”l (2022) e o curta-documentário “Cê qué mentir pra preta velha?” (2020).

FICHA TÉCNICA:

Direção: Lua Lucas
Dramaturgia: Thábata Wbalojá
Direção Musical: Luara Iracema
Direção de Arte: Eliseu Weide
Produção Executiva: Gley Santos
Produção: Cláudio Pavão
Técnica de Som: Thiago Rocha
Iluminação: Luciana Silva

ELENCO

Dandara Kunté: Atriz
Ellen Rio Branco: Atriz
Thábata Wbalojá: Atriz
Elix Rodrigues: Backing Vocal
Jhowenny Orun: Backing Vocal
Cláudio Pavão: Backing Vocal
Luara Iracema – Musicista
Call Gomes – Musicista