Páscoa sem lactose. a personal chef Larissa Lobão ensina crianças a fazer ovo de páscoa para os intolerantes ao leite. Receita também é uma ótima opção para quem é adepto de alimentação saudável

Um ovo de Páscoa sem culpa e sob medida para os intolerantes a lactose. Adepta de uma alimentação saudável, a personal chef Larissa Lobão ensina a preparar um Ovo de Páscoa sem lactose acompanhado de brownie Fit (opcional). Receita ao final do release.

Ovo de Páscoa sem lactose acompanhado de brownie Fit

Para o ovo

– Forma de 250g para ovo de Páscoa
– 400g de chocolate meio amargo 70% (zero lactose)
– Papel chumbo para embrulhar o ovo
– Caixa térmica com blocos de gelo reutilizável

*Quantidade para 1 ovo feito na forma de 250g (vai sobrar um pouco de chocolate, reserve para o recheio)

Modo de Preparo

1. Pique o chocolate em pedaços bem pequenos, coloque em um bowl de vidro e leve ao fogo banho-maria para derreter (panela com água fervilhando suavemente, mas cuidado para que o bowl não toque a água).

2. Quando o chocolate derreter por completo transfira o preparo para uma bancada de mármore e trabalhe o chocolate com a ajuda de duas espátulas até que esfrie (esse processo chama-se temperagem).

3. Transfira o chocolate para o bowl novamente e modele a forma do ovo colocando 2 colheres (sopa) do chocolate na cavidade da forma e, com as costas da colher, espalhe do centro para as bordas sem deixar falhas.

4. Bata levemente o fundo da forma em uma superfície plana para retirar as bolhas de ar do chocolate e vire a forma sobre o recipiente com o chocolate derretido para escorrer o excesso.

5. Limpe as bordas e deite a forma de boca para baixo sobre uma superfície plana, como uma tábua de cozinha ou uma forma. Leve a geladeira por 5 minutos.

6. Sobre a camada de chocolate endurecida, coloque mais 2 colheres (sopa) do chocolate derretido no centro, e com as costas da colher, espalhe para as bordas. Retire o excesso, limpe as bordas e leve para gelar novamente de boca para baixo por mais 5 minutos.

7. Se achar necessário faça uma terceira camada. Quando finalizar as camadas deixe na geladeira por 10 minutos ou até o verso da forma ficar opaco.

8. Desenforme o ovo: ele deve se soltar naturalmente da forma, no entanto se sentir dificuldade é porque ele não está pronto para ser retirado da geladeira, neste volte a forma para gelar por mais alguns minutos. Depois de desenformado, embrulhe-o ligeiramente com papel chumbo e armazene numa caixa térmica com blocos de gelo reutilizável para manter resfriado (esse processo ajuda a manter a temperatura do ovo evitando seu derretimento). Deixe o ovo descansar na caixa térmica por 10 horas. Após esse processo, o ovo está pronto para ser recheado.

Para o recheio do ovo

– Utilize o restante do chocolate derretido
– 200 g de creme de leite zero lactose (Lac Free)
– 6 morangos ou mix de frutas vermelhas
– 6 nozes
– Dadinhos de brownie

Modo de Preparo

1. Prepare uma ganache com o chocolate derretido (frio) e o creme de leite;

2. Recheie o ovo com a ganache, coloque alguns dadinhos de brownie e finalize com morango e nozes.

Receita do Brownie (prepare com antecedência)

Ingredientes

– 150 g de chocolate belga 70% meio amargo (Zero lactose)
– 100 g de óleo de coco
– 150 g de açúcar de coco ou 100 g de adoçante xylitol
– 3 ovos
– 1 colher (chá) de extrato de baunilha natural
– 100 g de farinha de arroz
– 70 g de nozes picadas

Modo de Preparo

Coloque uma tigela refratária sobre uma panela com água fervilhando suavemente, mas cuidado para que a tigela não toque a água. Acrescente o chocolate, o óleo de coco e deixe derreter, mexendo de vez em quando. Quando estiver tudo derretido, retire a tigela do fogo, junte o açúcar, os ovos, um a um, e finalmente a baunilha e a farinha. Misture bem.

Despeje a mistura do brownie numa forma quadrada forrada com um papel manteiga e transfira o preparo. Distribua as nozes e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 25 minutos ou até você espetar um palito e este sair seco (uma crosta terá se formado na superfície do brownie). Deixe esfriar por 20 minutos antes de cortar.

Sobre Larissa Lobão

Adepta de uma vida saudável (corpo e mente sãos combinados com alimentação light e exercícios físicos) Larissa Lobão fez dos seus hábitos diários cartão de visita para tornar-se uma das especialistas em gastronomia funcional mais requisitadas do mercado. Nada foi planejado pela personal chef e graduanda em Nutrição.

Tudo começou por acaso. A então estudante de Direito compartilhava receitas saudáveis com os amigos das redes sociais. Na época, em 2008, pouco se falava de receitas que levassem ingredientes funcionais. O modo simples de preparo com ingredientes fáceis de encontrar também era novidade, ganhando, assim, notoriedade entre os seus seguidores, principalmente atletas e profissionais da saúde como médicos, nutricionistas e professores de educação física.

A medida que aumentava o número de receitas compartilhadas, crescia o número de seguidores de Larissa. Com o sucesso conquistado nas mídias sociais foi convidada para escrever artigos para revistas e jornais impressos da área de saúde, conceder entrevistas a programas nacionais de TV e realizar palestras e workshops de culinária saudável em Brasília, onde reside. Foi contratada também por algumas empresas para ensinar receitas e falar da importância de investir em hábitos saudáveis.

As palestras acompanhadas de degustação de comidinhas funcionais preparadas pela sua equipe de buffet passaram a ser cada vez cada vez mais requisitadas, assim como os seus cursos com receitas práticas, fáceis e saborosas descomplicando a cozinha e provando que saúde e sabor podem caminhar juntos. Ela também passou a fazer uma releitura de pratos calóricos da culinária para uma versão mais saudável utilizando ingredientes funcionais. Em 2010 nascia a sua marca: FitChef. Seus clientes vão desde iniciantes na cozinha até nutricionistas que buscam diversificar os cardápios dos seus pacientes e gerar a consciência de que uma alimentação equilibrada com escolhas inteligentes aliada a atividade física e uma mente sã é o caminho para a longevidade e plenitude, além de evitar doenças, aumento de peso, sedentarismo, dentre outros fatores negativos que podem impactar na qualidade de vida do indivíduo.

A personal chef também ensina a organizar a cozinha, substituir ingredientes, fazer escolhas inteligentes de produtos e estratégias para manter um peso saudável. E com a filha de cinco anos, Larissa, descobriu que adquirir hábitos saudáveis se começa ainda criança. Ela criou oficinas de culinária kids onde ensina para as crianças receitas simples e seguras, noções de limpeza e higiene no ambiente da cozinha, além de incentivar os pequenos a criarem afinidade com alimentos saudáveis, provando que cozinhar pode ser divertido e saboroso desde cedo.

Informações: larifitchef@gmail.com – 61 99637.7700

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