Laetus Inspirado na cultura de rua, no universo pop e nas artes plásticas, o cenógrafo, diretor de arte e artista plástico Leonardo Cinelli apresenta sua nova exposição na Galeria Vertical

Atuando na vida cultural de Brasília desde 1998, Leonardo Cinelli, 47 anos, tem um currículo extenso. Quem frequenta a vida noturna brasiliense, talvez o conheça por conta da festa Makossa Baile Black – da qual é idealizador e produtor –, evento iniciado em 2002 que deixou uma marca indelével na cidade.

Além de assinar a cenografia e a direção de arte da Makossa, ele também trabalhou nessas funções nos DVDs das bandas Natiruts, Maskavo e In Natura; no longa-metragem O Último Cine Drive-in, do diretor Iberê Carvalho; em montagens cênicas (tendo recebido o prêmio Sesc Candango de Teatro 2007) e ainda na produção de arte de grandes eventos, como BMF, Capital Fashion Week e Brasília Fashion Festival.

Também artista plástico, Leonardo Cinelli estreia sua nova exposição, Laetus, em 23 de setembro, às 18h30, na Galeria Vertical, localizada no centro cultural e gastronômico Infinu, na 506 Sul. “Esta é a minha terceira exposição”, ele detalha. “Com a pandemia, sobrou tempo para me reconectar com algo que está no meu sangue desde sempre: na verdade, eu comecei nas artes plásticas, mas com o tempo descobri o universo da cenografia e da direção de arte – e foquei nisso”.

O nome Laetus, do latim, sugere a representação do encantamento através do poder mágico das cores, produzindo nas retinas uma sensação característica e única. Com esse suporte, o artista desenvolveu um conjunto de elementos imagéticos para compor suas criações. A exposição conta com 40 obras (todas à venda), aplicada em dois tipos de superfície, o papel (300 gramas) e a prancha (shape) de skate, com técnicas que passam por colagem, uso de canetas posca, marcadores, tinta spray e fitas adesivas de demarcação.

Em busca da visão da fantasia, da transgressão da verdade sensível, do sonho e da imaginação, Cinelli abraça referências como a op art, a cultura urbana, o universo pop e o desenho gráfico. Eu sempre desenhei – sou um fã antigo da Marvel Comics – e registro tudo o que eu vejo na rua, em museus e na net. Com esses dados, vou pensando em como criar a minha via na arte”, ele comenta sobre seu processo criativo. A partir de Laetus, Leonardo Cinelli pretende dar continuidade à produção de artes plásticas, “seguindo, para o futuro, uma linha de evolução imagética”, adianta.

Em tempos de pandemia de Covid-19, solicita-se aos interessados que mantenham o distanciamento social e usem máscara durante a visita à exposição.

LAETUS

Exposição de Leonardo Cinelli. De 23 de setembro a 30 de outubro de 2021, das 11h às 22h, na Galeria Vertical, localizada no Infinu (CRS 506 bloco A loja 67). Abertura: 23 de setembro, às 18h30. Acesso livre.

Laetus

💬
ACESSE E DIVULGUE NOSSA PÁGINA DE APOIO DA REVISTA E SITE
AQUI TEM DIVERSÃO 👇

💬OU APOIE COM QUALQUER VALOR!

Anterior Tico de Moraes 🎙️ lança Invisível no dia 24 de setembro
Próximo Thaeme homenageia Ivy 🎶 em videoclipe emocionante