“Salário, Preço e Lucro”, publicada pelo Grupo Editorial Edipro, é a obra em que o filósofo expõe pela primeira vez os elementos essenciais para a construção da mais-valia

Escrita em 1865, para a reunião do Conselho Geral da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), Salário, Preço e Lucro é uma das mais importantes obras do filósofo, sociólogo e economista Karl Marx, no qual exibe uma análise sobre a disputa teórica do movimento operário mundial.

Publicado pelo Grupo Editorial Edipro, o livro também apresenta pela primeira vez os elementos para a formação da teoria da mais-valia, um dos pilares centrais da economia marxista. O filósofo busca ainda criticar as concepções equivocadas da corrente de delegados influenciados pelo socialismo utópico. O texto que Marx representou naquela reunião foi uma verdadeira demarcação de campo entre os revolucionários e os reformistas.

“A taxa de mais-valia, permanecendo as mesmas todas as outras circunstâncias, dependerá da proporção entre aquela parte do dia de trabalho necessário para reproduzir o valor da força de trabalho e o sobretempo ou o sobretrabalho realizado para o capitalista. Dependerá, portanto, da razão em que o dia de trabalho for prolongado para além e acima daquele período, durante o qual, trabalhando, o operário apenas reproduziria o valor da sua força de trabalho, ou reporia o seu salário.” (P.67, Karl Marx)

Com um estudo profundo do cenário social e econômico do século XIX, Marx descreve quatorze pontos para o desvelamento dos processos de produção, circulação de mercadorias, salário pago aos operários e o lucro burguês na sociedade capitalista. Esta edição de Salário, Preço e Lucro conta com uma introdução bem detalhada escrita pelo Doutor em Economia pela UNICAMP, Edmilson Costa, que contextualiza os leitores sobre a época no qual a obra foi escrita e explica os elementos da teoria da mais-valia.

Leitura fundamental para estudantes, professores e profissionais de economia, Salário, Preço e Lucro proporciona uma profunda compreensão da estrutura do modo de produção capitalista não apenas de um determinado período histórico, mas de seu funcionamento até a contemporaneidade.

Ficha Técnica:

Editora: Edipro
Título: Salário, Preço e Lucro
Autor: Karl Marx
Assunto: Economia/Ciências sociais
Preço: R$ 35,00
ISBN: 9786556600093
Edição: 2ª edição, 2020
Número de páginas: 96
Link de vendaAmazon

Sobre o autor:

Karl Marx (1818-1883) foi filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário. Nascido na Prússia, relegou à História obras que contribuíram para as ciências sociais e econômicas, em especial relacionadas ao trabalho e ao modelo de produção capitalista. Estudou nas universidades de Bonn e de Berlim, logo começando uma carreira jornalística em publicações políticas radicais. Em Paris, conheceu Friedrich Engels, que se tornou um grande amigo e seu maior colaborador. Exilado, mudou-se com a família para Londres em 1849 e engajou-se em campanhas de promoção do socialismo, assumindo um papel central na Associação Internacional dos Trabalhadores.

Sobre o escritor da introdução: Edmilson Costa é Doutor em Economia pela Unicamp (1996), com pós-doutorado em Economia Internacional (Globalização e Capitalismo Contemporâneo), também pela Unicamp (2002).

Para outras informações ou marcar uma entrevisra com o Doutor em Economia, Edmilson Costa, para falar sobre o assunto, entre em contato:

Anterior Andréa Aiko lança videoclipe e canção Quero de Novo
Próximo Watch Brasil traz as séries The Office e For Life para seus assinantes