Kalo – Filhos do Vento no CCBB


Cia Os Buriti lança Kalo – Filhos do Vento no CCBB Brasília. Nova montagem da companhia teatral resgata a riqueza cultural dos ciganos por meio de lendas e histórias do povo. Sábado, 01/10, às 19h e 20h30. Domingo, 02/10, às 19h, no Pavilhão de vidro do CCBB

A Cia Os Buriti Teatro de Dança, companhia teatral que completou 20 anos, lança sua mais nova montagem no CCBB Brasília, com patrocínio do Banco do Brasil e do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal – FAC/DF. Kalo – Filhos do Vento é baseado no belo e poético texto de Maurice Durozier e celebra a riqueza cultural dos ciganos trazendo lendas e histórias tradicionais deste grupo de andarilhos.

A temporada, com sessões aos sábados e domingos, de 03 de setembro a 02 de outubro, na Praça do CCBB, prevê três apresentações com intérprete de libras, nos dias 17, 18 e 25 de setembro, garantindo maior acessibilidade ao projeto.

O espetáculo, para todas as idades, apresenta a jornada de Suki, uma cigana contadora de histórias que quer salvar a memória de seu povo. Baxt, a sorte do povo cigano, é um fantasma que a acompanha. Eles viajam juntos e transitam no tempo e espaço entre dois mundos: o real e o imaginário.

“O texto foi realmente um presente que ganhamos do Maurice, um dos mais antigos atores do Theatredu Soleil (França), quando ele esteve em Brasília”, conta Naira Carneiro, atriz e uma das diretoras de Kalo. A encenação dialoga com as linguagens da dança,do teatro,e conta com música original ao vivo -assinada por Daniel Pitanga, Jorge Brasil e André Togni – que utiliza elementos da cultura cigana brasileira e de outras partes do mundo.

Em parceria com Soledad Garcia e Thiago Bresani, da Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas, Os Buriti trouxeram também o teatro de sombras como elemento importante na encenação. Exatamente como Maurice, que originalmente montou o espetáculo com a sua família, esta montagem conta com interpretação e direção de mãe e filha – Eliana Carneiro e Naira Carneiro – parceiras há 20 anos.

O projeto Kalo – Filhos do Vento inclui ainda a realização de duas oficinas gratuitas: OCorpo Expressivo, ministrado pela Cia Os Buriti, e Teatro de Sombras, ministrado pela Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas.

A Cia Os Buriti – Teatro de Dança foi criada em 1995 e se dedica a montar espetáculos para todas as idades fundindo diferentes linguagens artísticas. Fundada por Eliana Carneiro, a companhia é composta por sua filha Naira Carneiro e pelos músicos Jorge Brasil, André Togni, Daniel Pitanga, Marília Carvalho, Diogo Vanelli e Carlos Frazão. A Cia Os Buriti já montou 10 espetáculos autorais e também realiza projetos e pesquisas em arte educação. Sediada em Brasília, a Companhia já se apresentou por diversas cidades brasileiras e também no exterior (Portugal, Espanha, Alemanha e Índia), participando de festivais e encontros de teatro, dança e música.

A tônica do trabalho da Cia Os Buriti é o gesto e o movimento. O intuito é despertar a imaginação de crianças e adultos por meio de histórias autorais baseadas na tradição popular de diferentes culturas. Os espetáculos unem a força da cadência narrativa a uma fisicalidade que rompe barreiras entre o teatro e a dança. A Cia tem a característica de pesquisar e de criar trilhas sonoras originais que são executadas ao vivo. Outra singularidade do grupo é a presença de mãe e filha em cena numa profunda sintonia gestual e vocal.

 

Serviço

Kalo – Filhos do Vento
Companhia Os Buriti
Sábado, 01/10, às 19h (com intérprete de Libras) e às 20h30
Domingo, 02/10, às 19h
Duração: 60 min
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília – Pavilhão de vidro, próximo ao estacionamento
Ingressos disponíveis para retirada 2 horas antes do espetáculo
Acesso livre
CI – Livre

Ficha Técnica

Texto: Maurice Durozier
Direção, Interpretação e Coreografias: Eliana Carneiro e Naira Carneiro
Músicos e Compositores: Daniel Pitanga, Jorge Brasil e André Togni
Sombrista: Guian Larrea
Cenografia: Marcelo Larrea
Assessoria em Teatro de Sombras: Soledad Garcia e Thiago Bresani
Figurinos: Eliana Carneiro
Ilustrações e Desenhos das Sombras: Eliana Carneiro
Desenho de Luz: Camilo Soudant
Assistente de Luz: Damião dos Santos
Técnico de Som: Victor Z
Assistente de Som: Felipe Resende
Cenotécnico: Celso Dourado
Costureiras: Zélia Dias (figurinos)
Confecção do material de sombras: Daniel Pitanga, Fernando Tamanini e Naira Carneiro
Tradução: Gizele Santos
Revisão: Luciana Martins
Assessoria de Imprensa: Tato Comunicação
Fotos de divulgação: Milena Vasconcelos e Thiago Sabino
Programação Visual: Nara Oliveira (Estúdio Gunga)
Produção ​Executiva: Guinada Produções
​Direção de produção:Guinada Produções​
Estagiárias: Gabriely Santos, Ana Reis, Sonara Silva, Sonara Morais.​
Duração: 60min
Classificação: Livre

Anterior Nullam tristique malesuada non lacus mattis
Próximo