O escritor e roteirista Juan Jullian também está com filme para ser lançado em dezembro

O roteirista e escritor Juan Jullian é semifinalista ao prêmio Jabuti 2023 na categoria Romance de Entretenimento. O livro indicado foi o “Viralizou”, escrito em co-autoria de Juan Jullian com Igor Verde. A divulgação dos finalistas está prevista para o dia 21 de novembro pelos canais oficiais do prêmio Jabuti.

O autor de livros como “Querido Ex” e o conto “ A Sétima Onda” expressou muita emoção por ter chegado nas semifinais. “Estou completamente chocado. Como autor de livros para o público jovem adulto, principalmente com protagonismo LGBTQIA+, eu nunca imaginei ver uma obra que fosse tão pop como Viralizou – afinal, estamos falando de uma funkeira lutando contra zumbis em um Rio de Janeiro apocalíptico – em um espaço como a lista de finalistas do Jabuti. Além disso, eu escrevi esse livro com Igor Verde, um grande amigo com quem escrevi a série Reencarne, celebrar essa conquista ao lado dele deixa tudo mais especial”, conta o escritor.

Essa é a primeira vez que o autor chega nessa etapa do prêmio e é também a primeira vez que a editora Galera Record é indicada ao prêmio. “É uma alegria enorme ver Viralizou nos finalistas do Jabuti. Não é odo dia que uma história sobre o funk, com protagonistas negros, LGBTQIAP+ e periféricos sendo heróis em um apocalipse carioca ganha visibilidade em um prêmio dessa importância. Isso só mostra como a literatura de Juan Jullian fura bolhas”, explica a editora da Galera Record, Rafaella Machado.

Juan também está com o filme “Ritmo de Natal”, no qual foi criador e roteirista ao lado de Leo Lanna, para ser lançado em dezembro. A comédia traz no elenco nomes consagrados como o de Taís Araújo e Clara Moneke. O filme estreará no dia 30 de novembro no streaming Globoplay e 18 e 24 de dezembro na TV aberta.

“Ritmo de Natal é um filme que celebra o poder da diferença. É uma história de Natal que tem a nossa cara, apresentando um Natal genuinamente brasileiro com confusão familiar, funk, calor e macarronese! Além disso, ele promove o encontro de duas grandes potências de diferentes gerações, Clara Moneke e Taís Araújo, escrever para elas no meu primeiro filme foi o maior dos presentes de Natal”, explica o autor. Quem quiser saber mais sobre o filme e o prêmio, pode entrar no Instagram oficial de Juan.

Sobre Juan Jullian

Juan Jullian é um dos criadores e roteiristas do longa “Ritmo de Natal” – primeiro filme original dos Estúdios Globo – e da série “Reencarne”. Autor de livros para o público jovem adulto, suas obras já venderam mais de 50.000 exemplares, figurando na lista dos mais vendidos na Revista Veja. Juan foi curador do FRAPA em 2022 e 2023 e também atuou como roteirista na Play9, onde desenvolveu webséries e conteúdos para marcas e influenciadores.

Bio extensa: Juan Jullian integra o quadro de autores roteiristas da TV Globo. Ao lado de Igor Verde, Amanda Jordão, Elisio Lopes Jr. e Flávia Lacerda, criou e escreveu a série de terror “Reencarne”, atualmente em produção para o Globoplay. Ele também é criador e roteirista, junto com Leonardo Lanna, do longa “Ritmo de Natal”, primeiro filme original dos Estúdios Globo, com previsão de estreia para dezembro de 2023 nos cinemas e televisão.

Além disso, é formado em Relações Internacionais com foco em teoria queer pela PUC Rio e autor publicado pela Galera Record. Seu primeiro livro, Querido Ex, passou mais de 100 dias em primeiro lugar na categoria LGBT da Amazon e a sequência, Maldito Ex, estreou na lista dos mais vendidos da Revista Veja. Seu novo livro, Viralizou, escrito em parceria com Igor Verde, chegou ao topo do ranking da categoria LGBT da Amazon e já conta com mais de 14.000 exemplares vendidos e baixados. Juntas, suas obras somam mais de 50.000 exemplares vendidos.

Juan também já trabalhou como roteirista na Play9, onde escreveu para marcas e influenciadores como Amazon Prime Video, Paola Carosella, Americanas e Globoplay. Ele também foi curador do concurso de roteiros do FRAPA 2022 e 2023, escreveu a websérie “Galera a Bordo” para o Grupo Editorial Record e possui projetos de séries e filmes em desenvolvimento em produtoras como Boutique Filmes, Sentimental Filmes e Beija-Flor Filmes.

Juan Jullian
Capa do livro Viralizou | Imagem: Ilustrativa

Sobre o livro semifinalista “ Viralizou”

O apocalipse chegou! O bondinho caiu, o Pão de Açúcar está em chamas e o Rio de Janeiro está vindo abaixo. Cabe a uma funkeira e a um jornalista de fofocas juntarem forças para conseguir salvar a humanidade. Viralizou é o divertidíssimo e imperdível épico de zumbis de Juan Jullian e Igor Verde.

Péu Madruga, conhecido jornalista de fofocas, acabou de conseguir o furo que pode salvar sua carreira. Só que a notícia é justamente sobre Talitta Bumbum, a funkeira do momento e ex-amiga de infância de Péu. Mas… amigos, amigos, negócios a parte, né? Revoltada com a traição, Talitta resolve confrontar Péu e tirar as muito devidas satisfações.

No meio da briga chega a notícia bombástica: aquele estouro lá fora não era bala perdida. Eram ZUMBIS. É isso mesmo! O apocalipse zumbi chegou com tudo na cidade do Rio de Janeiro – segurem os seus biscoitos Globo. Sem mais alternativas, Péu e Talitta vão precisar se unir se quiserem ter qualquer chance de se manter vivos.

Em meio a uma cidade tomada (ainda mais do que o normal) pelo caos, com um presidente que jura que a situação não passa de um viruzinho, e com seus corpos a um triz de virarem fast-food de zumbi, será que os ex-amigos irão provar que o brasileiro consegue, sim, sobreviver a tudo?

Viralizou, de Juan Jullian e Igor Verde, é uma genial aventura de terror cômico em que antigas amizades precisarão se provar mais fortes do que tudo para salvar o mundo. E, claro, com uma boa dose de funk.

Mais informações:

Instagram: https://www.instagram.com/juanjullian/
Twitter: https://twitter.com/juanjullian_