O Ciclo de Conferências da Jornadinha Literária traz os escritores Tino Freitas e Márcia Leite para falar de mediação de leitura para desenvolver o gosto de crianças e jovens pela e o uso da literatura como ferramenta para tratar de temas sensíveis

Dando sequência ao Ciclo de Conferências da Jornadinha Literária, no próximo dia 9 de abril, os escritores Tino Freitas e Márcia Leite falam com o público sobre formação de leitores e a importância da literatura ao abordar questões sensíveis na educação infanto-juvenil. Tino Freitas abre a programação do dia com a conferência “A mediação de leitura como instrumento de formação do leitor na escola”, das 9h às 10h30. À tarde, das 14h às 15h30, Márcia Leite apresenta a conferência “A importância dos livros com temas delicados na literatura para crianças e jovens – a vida não escolhe idade para ser difícil e desafiadora.

As conferências são abertas ao público, mas com vagas limitadas a 100 participantes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail [email protected] O Ciclo de Conferências da Jornadinha Literária tem como objetivo ampliar o alcance do projeto e trazer para a comunidade mais ferramentas que auxiliem pais, professores de todas as áreas de estudo e alunos de outras escolas.

Na conferência “A mediação de leitura como instrumento de formação do leitor na escola”, o escritor Tino Freitas parte da constatação de que a criança se aproxima da leitura e do prazer de ler em casa ou na escola, principalmente. E vai mais além, ao apresentar a rica experiência que inclui o trabalho de mediador de leitura do projeto Roedores de Livros, realizado no Distrito Federal desde 2006.

A metodologia de mediação da leitura usada e recomendada pelo autor pode ser realizada na escola, reunindo professores, alunos e a família. Além disso, serão abordados temas como: O que é Mediação de Leitura? O que é preciso para que essa experiência ajude a formar um leitor? Como escolher um bom livro? Histórias clássicas ou do cotidiano?

Em “A importância dos livros com temas delicados na literatura para crianças e jovens – a vida não escolhe idade para ser difícil e desafiadora”, a escritora Márcia Leite aborda a leitura literária e sua contribuição para acolher e fortalecer simbolicamente o difícil processo do crescimento das crianças em meio às adversidades e descobertas do viver. Como a literatura e as ilustrações podem ser fortes aliadas para falar sobre o lado sombrio da vida, sobre o inexplicável, sobre o incompreensível de forma cuidadosa, protetora e poética.

Sobre os conferencistas

Tino Freitas é escritor, com mais de 20 livros publicados, em obras em que o humor e a crítica social se destacam; são de relevância em suas obras o experimento com o suporte (papel/folha/livro objeto) como importantes elementos condutores da narrativa. Alguns dos seus títulos já receberam importantes prêmios, como o Prêmio Jabuti, o Selo Altamente Recomendável para Crianças, da FNLIJ, além de integrar seleções de destaque nacional (Selo DISTINÇÃO da Cátedra Unesco de Leitura PUC-RIO e Os 30 Melhores Livros do Ano, da Revista Crescer, PNBE, PNAIC e PNLD Literário) e internacional (Catálogo de Bologna). Tino Freitas é também jornalista, contador de histórias e mediador de leitura do projeto Roedores de Livros, no Distrito Federal. Criado em 2006, esse programa chegou a ser premiado em 2011 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil como sendo O Melhor Programa de Incentivo à Leitura para Crianças e Jovens.

Márcia Leite é autora de diversos livros publicados por inúmeras editoras, sendo alguns deles premiados, a exemplo a coleção Historinhas bem…, em parceria com o escritor Caio Riter, que ganhou o Prêmio Açorianos de Literatura na categoria infantil, ou o livro juvenil”. Também a obra Aqui entre nós, que recebeu o Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira, o selo Altamente Recomendável pela FNLIJ e foi traduzido para o alemão.

A autora foi duas vezes finalista do Prêmio Jabuti, com os títulos Olívia tem dois papais e Do jeito que a gente é. A autora iniciou sua carreira como editora há poucos anos e, em 2011 abriu, com Leonardo Chianca, a Editora Pulo do Gato, especializada em livros para leitores em formação e formadores de leitores. Márcia atua também na área educacional como assessora na área de Língua e Literatura e tem obras didáticas publicadas para o Ensino Fundamental. Márcia Leite nasceu em 1960, em São Paulo, cidade onde desenvolveu sua vida pessoal e profissional. Escreve para crianças e jovens há mais de 25 anos.

Sobre a Jornada Literária do Distrito Federal

Em 2016, o escritor João Bosco Bezerra Bonfim e a jornalista Marilda Bezerra criaram a Jornada Literária do DF, programa de formação de leitores que desenvolve ações para promover o gosto pela leitura literária por meio do encontro de leitores com autores. A Jornada conduz as artes verbais – poesia, histórias, álbuns ilustrados, espetáculos literários, debates, palestras conferências – para pessoas, comunidades e grupos que, usualmente, não têm acesso a esse bem cultural; por isso, no Distrito Federal, a opção por atuar junto a escolas e professores da rede pública de ensino. Mais de 100 mil estudantes e professores já foram beneficiados pelas atividades literárias oferecidas pela Jornada Literária.

Serviço:

Conferência | A mediação de leitura como instrumento de formação do leitor na escola
Com | Tino Freitas
Quando | 09/04/2021 – das 9h às 10h30
Inscrições | e-mail [email protected]gmail.com
Vagas | Limitadas a 100 participantes

Conferência | A importância dos livros com temas delicados na literatura para crianças e jovens – a vida não escolhe idade para ser difícil e desafiadora
Com | Márcia Leite
Quando | 09/04/2021 – das 14h às 15h30
Inscrições | e-mail [email protected]gmail.com
Vagas | Limitadas a 100 participantes

A Jornadinha Literária do Distrito Federal é patrocinada pela Coordenação-Geral de Leitura, Literatura e Economia do Livro, do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, órgão da Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural, pertencentes à Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE + CONTEÚDOS SOBRE 👇
  #MÚSICA   #TEATRO&DANÇA   #GASTRONOMIANODF   #RECEITAS  
#ARTESVISUAIS   #FILMES   #SÉRIES   #TVABERTA&ASSINADA
 #LITERATURA   #TURISMO   #EVENTOS

SIGA E CURTA AS NOSSAS REDES SOCIAIS
  FACEBOOK/DIVERSAOAQUITEM   INSTAGRAM/DIVERSAOAQUITEM
TWITTER/DIVERSAOAQUITEM

Anterior Menino Coragem, espetáculo infantil de bonecos de 9 a 30
Próximo Terremota, espetáculo infantil no Crianças #EmCasaComSesc