Pianista Joel Bello Soares faz apresentação aberta ao público no Casa Thomas Jefferson Hall

O pianista Joel Bello Soares celebra a carreira e a trajetória na música instrumental em um concerto no Sextas Musicais. O instrumentista é decano dos pianistas eruditos de Brasília e um dos mais importantes concertistas em atividade. Belo ajudou a construir a história pianística no Brasil.

Seu trabalho e dedicação à arte impressionou o documentarista Pedro da Rocha, que lançou, em 2017, o filme-documentário O Pianista do Sobrado, que revela as nuances musicais do artista.

Joel Bello Soares se apresenta na sexta-feira, 21 de setembro, às 20h, no Casa Thomas Jefferson Hall – SEP 706/906 Sul e o documentário será exibido na ocasião. No programa do recital constam peças de Mendelssohn, Gottschalk, Bocchino.

A premiada trajetória artística de Soares é marcada por intenso aperfeiçoamento técnico com renomados mestres. O pianista viajou o mundo em turnês internacionais de apresentações com orquestras e em recitais solo na Europa, África, Ásia, Oceania, América Latina.

Em sua discografia, procurou realçar peças e compositores eruditos pouco conhecidos do grande público, sem esquecer os ícones da música erudita para piano.

Soares fez história como mestre de gerações de pianistas, lecionando na Escola de Música de Brasília e no Departamento de Música da Universidade de Brasília. Atualmente, é professor visitante do Círculo de Cultura Musical, na cidade do Porto, Portugal.

Em 1987, participou do primeiro recital da série de concertos Sextas Musicais da Casa Thomas Jefferson. Soares recebeu a Medalha da Ordem do Mérito da Presidência Portuguesa; a comenda dos Palmares, do Governo de Alagoas; o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Federal de Alagoas, dentre outros reconhecimentos.

O Pianista do Sobrado (30 minutos), filme-documentário de Pedro da Rocha, produzido por Arnaldo de Paiva Filho, sobre a trajetória de Joel Bello Soares, será exibido pela primeira vez em Brasília.

Programe-se

Sextas musicais – Joel Bello Soares
Data: Sexta-feira, 21 de setembro, às 20h
CTJ HALL – Casa Thomas Jefferson – SEP-SUL 706/906
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Mais informações para o público: http://thomas.org.br/eventos/

Anterior Noite de autógrafos com Gracia Cantanhede no Rubaiyat
Próximo ‘Entre Quatro Paredes’ Texto teatral de Jean-Paul Sartre