A pianista Joana Holanda apresenta recital que dialoga com a diversidade de época e estilos no CTJ Hall

Dedicada à pesquisa da música contemporânea latino-americana para piano, Joana Holanda abrilhanta o Sextas Musicais de 16 de agosto com um programa que dialoga com a diversidade. Épocas, estilos e expoentes do repertório pianístico estão no concerto eclético preparado por Holanda para o projeto que presenteia os brasilienses com música de excelência.

No recital, a pianista contempla obras de Debussy e Chopin e também de compositores da atualidade, como Bruno Ruviaro e João Pedro Oliveira. “As duas partes do recital dialogam entre si. Os Pós-Tudos de Ruviaro tem como principal mote o empréstimo musical e um deles tem inspiração direta no Estudo de Chopin Op. 10 nº 6. João Pedro Oliveira também conversa com a tradição em sua obra virtuosística para piano e sons eletrônicos: Mosaic”, adianta a artista. A apresentação será às 20h, no Casa Thomas Jefferson Hall – SEP-Sul 706/906. A entrada é franca.

Joana leciona na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua como pianista, camerista e professora também no exterior. Em 2013, lançou o CD Piano Presente, dedicado à música brasileira da atualidade para ser ouvida de forma concentrada e atenta à sonoridade. A pianista é graduada em Música pela Universidade Estadual de Campinas, cursou mestrado em Artes na University of Iowa, EUA, e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o doutorado realizou estágio de pesquisa na City University, Londres. Estudou com Ney Fialkow, Ksenia Nosikova, Christian Tarla, Fúlvia Escobar e Jorge Gomes e se apresentou em recitais-palestra internacionais.

Em 2015, Joana levou seu talento e música para a Califórnia na série Sound Salon Series, do Center for New Music de São Francisco, bem como na Universidade de Santa Clara (EUA). Apresentou-se também no Conservatório de Querétaro e Museo Taller Nishizawa, ambos no México. Foi coordenadora dos projetos de Pesquisa “Práticas Interpretativas no Repertório Brasileiro para piano Preparado” e “Práticas Interpretativas no Repertório Brasileiro Contemporâneo para Piano Solo”, desenvolvidos no âmbito das atividades do Núcleo de Música Contemporânea da UFPel. Atualmente é colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRN.

Programa para o Sextas Musicais

C. Debussy (1862-1918)

Prelúdios Livro 1
XII – Ministrels
VI- Des Pas sur la Niege
Estudo n1 – Pour les “cinq doigts”

F. Chopin (1810-1849)

Sonata nº 2 Op. 35
– Grave- Doppio Movimento
– Scherzo
– Marche Funebre: Lento
– Finale- Presto

F. Chopin (1810-1849)

Estudo Op.10 nº 6

B. Ruviaro (n. 1976)

Pós-Tudo 4 (Estudo Op. 10 nº 6 – F. Chopin)
Pós-Tudo 5
Pós- Tudo 6
Pós-Tudo 3
Pós- Tudo 9

João Pedro de Oliveira (1959)

Mosaic para piano e eletrônica

PROGRAME-SE

PROJETO SEXTAS MUSICAIS – JOANA HOLANDA – RECITAL DE PIANO
Local: CTJ Hall – Casa Thomas Jefferson – Asa Sul (SEPS 706/906)
Data: Sexta-feira, 16 de agosto, 20h
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita

 

Anterior Exposição fotográfica destaca os 30 anos do Templo da Boa Vontade
Próximo Confira o livro De um gole só, da jornalista Ariane Abdallah