Aposta da cena indie brasileira, Jambu começa 2024 “lentamente”, com novo single e clipe. Lançamento inicia nova fase do grupo manauara em busca de um som cada vez mais próprio e autêntico

A Jambu abre 2024 com o single e clipe de “lentamente”, faixa inédita produzida por Yasmin Costa e Lucas Cajuhy. O lançamento pode ser acessado nas principais plataformas digitais e no canal oficial da banda no Youtube.

Após um ano rodando o Brasil com shows lotados e aclamados, a banda manauara foi, aos poucos e de modo muito orgânico, bebendo de fontes sonoras diversas, aplicando nas novas produções elementos oriundos de estilos como o funk e o rap.

“Além disso, a gente pensou em como reconstruir novidades em cima do rock, nosso principal pilar, e aí fomos na guitarra distorcida. Percebemos que nossos desenhos melódicos soavam familiares, mas não sabíamos de onde”, comenta o vocalista e guitarrista Gabriel Mar. “Acho que em ‘lentamente’ foi a primeira vez em que a gente materializou o momento musical em que estamos. Existe uma similaridade na guitarra com o estilo mais quente e dançante da guitarra do Norte, guitarradas como do Amazonas ou do Calypso, no Pará, que ajudam a construir uma atmosfera feliz e dançante ao mesmo tempo”, ele completa. Além dele, integram a banda Yasmin Costa (vocalista e baterista), Roberto Freire (guitarrista) e Gustavo Pessoa (baixista).

A Jambu suspeita que para algumas pessoas o som de “lentamente” fuja da atmosfera indie-rock já tão característica do grupo, mas para Yasmin isso não é um problema. “Essa faixa marca o início de uma busca da Jambu pela criação de seu próprio ritmo, estamos bem felizes com ela e animados com esta fase”, ela celebra. A produção da música é dela em parceria com o produtor Lucas Cajuhy, que também mixou o single, com pré-produção no Big House Studios, em São Paulo (SP), e masterização feita no MTM ViP Recording Studio, em Manaus (AM).

“A principal intenção com a nossa arte daqui pra frente é impactar e propor tendências sonoras. A gente quer misturar, experimentar e recriar sons que nos ajudem a chegar na nossa própria estética. A gente espera que a potência da arte manauara se reflita não só na nossa música, mas nas nossas influências, nos nossos filmes e na nossa forma de se vestir e que, assim, a gente consiga potencializar esse movimento artístico de Manaus para que ele se torne influência em outros locais do país também”, discorre Gabriel Mar.

O clipe de “lentamente”, gravado em novembro de 2023 no Rio de Janeiro (RJ), traduz este momento da Jambu, coletando imagens externas do grupo em cenários calmos e tranquilos à beira mar, no intuito de reforçar a ideia de uma vida que possa ser levada sem tanta pressa, de maneira mais descontraída. A direção e produção do clipe é de VEVE MILK e a direção fotográfica de Wagner Isquierdo.

A novidade precede o show JAMBUTRIP, uma colaboração entre as bandas Jambu e Fraterna Trip (SP), para produzir uma websérie sobre a cena de música independente do Brasil. Unidos em uma tour que atravessa diferentes cidades e estados do país registrando shows, ouvindo histórias e documentando o movimento feito atualmente em cada local pelo qual passam, eles abrem o ano tocando na casa da Jambu, Manaus. O evento acontece no próximo dia 26 e, além da Jambu e da Fraterna, irá contar com a banda Não Existe Saudade em Inglês e DJ Sets de Nairle, Venice e da própria Jambu.

JAMBUTRIP em Manaus (AM)

Data: 26/01/2024
Local. Atlético Rio Negro Clube – Av. Epaminondas, 570 – Centro, Manaus – AM, CEP: 69010-090
Horário de abertura: 18h
Lineup: Jambu; Fraternatrip; Não existe saudade em inglês
DJ SET: Nairle; Venice; Jambu (Dj set)
Ingressos disponíveis em: https://shotgun.live/events/jambu-trip-manaus

ouça a música em sua plataforma favorita

Jambu nas redes

Instagram
YouTube
Spotify