Aclamado mundialmente pela versatilidade musical, maestro titular do Theatro Municipal do Rio de Janeiro se apresenta no palco do Casa Thomas Jefferson Hall

O Sextas Musicais abre julho com uma apresentação que marcará a história do projeto. Do piano do CTJ Hall, a partir das 20h, para a live streaming do dia 3 de julho, o maestro Ira Levin ecoa obras de ícones da história da música e de sua própria trajetória.

Aclamado mundialmente pela versatilidade musical, Levin é o atual maestro titular do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Pupilo do célebre pianista cubano Jorge Bolet, o musicista de Chicago (EUA) logo evoluiu para regência e arranjo. Ao longo de sua carreira, o concertista realizou mais de 1.200 apresentações de 95 óperas diferentes e um vasto repertório sinfônico em centenas de shows. A live streaming será transmitida pelo canal do YouTube da Casa Thomas Jefferson.

No programa do recital, obras de Gershwin, como Prelude #2 e Rhapsody in Blue. Levin tocará composições de Chopin, como Polonaise-Fantasie opus 61, Etude opus 25 #7, Barcarolle opus 60, Nocturne opus 55 #2, e Ballade # 4 Opus 52. O repertório também contemplará Debussy, com a peça La Cathedrale engloutie e Villa-Lobos, com O trenzinho do caipira, essa com arranjos de Ira Levin.

“É uma honra receber o maestro Levin, um virtuose da música reconhecido em todos os cantos do mundo. O concerto para o Sextas Musicais marca as celebrações do 4 de Julho, Dia da Independência dos EUA e uma data importantíssima para os cidadãos norte-americanos”, detalha o produtor sociocultural da Casa Thomas Jefferson, Luiz Carlos Costa. A apresentação é um presente da Casa Thomas Jefferson, em parceria com a Embaixada dos EUA, para também homenagear Brasília, no ano em que a capital completa seis décadas.

Reconhecimento mundial

Ira Levin iniciou seus estudos de piano aos 10 anos de idade, em Chicago. Aos 20 anos, ganhou o primeiro prêmio no Concurso Nacional Chopin, nos EUA. Seis anos depois, regia óperas e concertos sinfônicos em palcos icônicos, além de se apresentar como solista de concertos de Bach, Mozart e Beethoven.

O pianista, arranjador e maestro Ira Levin tem trabalhado com renomados instrumentistas, cantores e diretores de todo o mundo, e regido em importantes casas de ópera e salas de concerto na Europa e nas Américas. O musicista tem álbuns gravados pelo reconhecido e prestigiado selo Naxos e soma uma diversidade de óperas no currículo. No Brasil, dirigiu o Municipal de São Paulo de 2002 a 2005 e, posteriormente, o Teatro Nacional de Brasília. Ira é maestro titular do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, desde 2019.

Com um portfólio invejável, Ira Levin também gravou discos com a Sinfônica de Londres, com a Orquestra Nacional da Escócia, com a Orquestra Estadual de Brandemburgo e com a Orquestra Sinfônica de Norrland (Suécia). Foi maestro principal das Casas de Ópera de Bremen e Dusseldorf (1988-1996, 1996-2002), na Alemanha, e o principal maestro convidado do Teatro Colón de Buenos Aires, entre 2011 e 2015. Levin também dirigiu montagens operísticas do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, como O Caso Makropulos (2019) e Kátia Kabanová, de Leos Janácek (2018); e o programa duplo Pulcinella/Arlecchino (2017). Publicou mais de 40 obras, incluindo transcrições para piano, além de sete grandes orquestrações.

PROGRAME-SE

Live Streaming SEXTAS MUSICAIS – IRA LEVIN
live streaming poderá ser acessada no YouTube da Casa Thomas Jefferson: https://www.youtube.com/user/ctjonline
Data: Sexta-feira, 3 de julho, 20h
Classificação indicativa: Livre

Anterior Série Em Busca de Kardec no canal Prime Box Brazil
Próximo Destaques da programação de julho do Smithsonian Channel