Aclamado mundialmente pela versatilidade musical, maestro titular do Theatro Municipal do Rio de Janeiro marca presença em apresentação online com apoio da Casa Thomas Jefferson

O palco do Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás ganha vida através dos arranjos e interpretações do maestro Ira Levin, via live streaming, no projeto Concerto Digital UFG. Atual diretor artístico e maestro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ele é conhecido internacionalmente pela grande versatilidade de suas atividades musicais. O evento será transmitido neste domingo, 20 de setembro, às 17h, através do canal oficial da UFG no YouTube, contando com o apoio da Casa Thomas Jefferson.

Ao longo de sua carreira, o concertista de Chicago (EUA) realizou mais de 95 diferentes óperas e 1.200 apresentações, estando igualmente à vontade em concertos com um vasto repertório sinfônico. No recital, Ira Levin homenageia os compositores Beethoven (Symphony Nr. 5/ Für Elise/ Moonlight Sonata) e Liszt (Funerailles / Hungarian Rhapsody Nr. 12), conectando o público aos ícones da música que escreveram capítulos extraordinários na história dessa arte.

Trajetória mundial

Ira Levin iniciou seus estudos de piano aos 10 anos de idade, em Chicago. Aos 20 anos, ganhou o primeiro prêmio no Concurso Nacional Chopin, nos EUA. Seis anos depois, regia óperas e concertos sinfônicos em palcos icônicos, além de se apresentar como solista de concertos de Bach, Mozart e Beethoven. Levin publicou mais de 40 obras, orquestrações, transcrições de piano e cadenzas em concertos de Mozart, além de trabalhar com vários dos principais instrumentistas, cantores e diretores de palco do mundo, e conduzir em icônicas casas de ópera e orquestras na Europa e nas Américas.

O maestro gravou CDs com grande aclamação da crítica com a Sinfonia de Londres, a Scottish National Orchestra e a Norrlands Symphony Orchestra, além de suas próprias transcrições para piano em álbuns gravados pelo reconhecido e prestigiado selo Naxos. No Brasil, dirigiu o Municipal de São Paulo de 2002 a 2005 e, posteriormente, o Teatro Nacional de Brasília. Ira é maestro titular do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, desde 2019.

O concertista também foi maestro principal das Casas de Ópera de Bremen e Dusseldorf (1988-1996, 1996-2002), na Alemanha, e o principal maestro convidado do Teatro Colón de Buenos Aires, entre 2011 e 2015. Levin ainda dirigiu montagens operísticas do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, como O Caso Makropulos (2019) e Kátia Kabanová, de Leos Janácek (2018); e o programa duplo Pulcinella/Arlecchino (2017).

PROGRAME-SE

Live Streaming — CONCERTO DIGITAL UFG COM IRA LEVIN
A live streaming poderá ser acessada no YouTube da Universidade Federal de Goiás: https://www.youtube.com/c/UFGOficial
Data: Domingo, 20 de SETEMBRO, às 17h
Classificação indicativa: Livre

Casa Thomas Jefferson:

Site: https://thomas.org.br/
Informações: (61) 3442-5501

Sobre Casa Thomas Jefferson:

A Casa Thomas Jefferson é um Centro Binacional Brasil-Estados Unidos sem fins lucrativos, fundado em 1963. Com o objetivo de promover um intercâmbio cultural, a escola se tornou uma das referências no ensino de língua inglesa em Brasília. Em mais de cinco décadas de atuação, a instituição construiu sua tradição com o diferencial de unir educação e cultura para promover experiências singulares que impactam e transformam a vida das pessoas, criando oportunidades para evolução pessoal, social e profissional. Hoje são seis unidades por todo o Distrito Federal, além de parcerias com conceituadas escolas e a nova expansão em Uberlândia/MG.

Anterior Riacho das Artes lança minidocs sobre suas atividades culturais
Próximo Os espiões norte-americanos por trás da Lava Jato