Aclamado mundialmente pela versatilidade musical, maestro titular do Theatro Municipal do Rio de Janeiro volta ao palco do Casa Thomas Jefferson Hall

O Sextas Musicais abre agosto com um bis muito aguardado. No dia 7, o piano do CTJ Hall ecoa, ao vivo, os arranjos e interpretações do maestro Ira Levin, via live streaming, a partir das 20h. Atual diretor de música do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ele é conhecido internacionalmente pela grande versatilidade de suas atividades musicais. O premiado pianista de Chicago (EUA) logo evoluiu para regência e arranjo. Ao longo de sua carreira, o concertista realizou mais de 95 diferentes óperas e 1.200 apresentações, estando igualmente à vontade em concertos com um vasto repertório sinfônico. A live streaming será transmitida pelo canal do YouTube da Casa Thomas Jefferson.

No programa do recital, Ira Levin homenageia compositores europeus. Obras J.S. Bach, em Preludes and Fugues in c-minor and f-minor from Book 2 of the Well-Tempered Clavier; Brahms, em Variations and Fugue on a theme by Handel opus 24; Debussy, em Four Preludes: Danseuses de Delphes/ Des pas sur La neige/ Minstrels/ La Terrasse des audiences du clair de lune; e Liszt, em Funerailles / Hungarian Rhapsody Nr. 12, levam o público a ícones da música que escreveram capítulos extraordinários na história dessa arte.

O produtor sociocultural da Casa Thomas Jefferson, Luiz Carlos Costa, lembra que trazer o maestro Ira Levin ao público do Sextas Musicais é sempre uma experiência memorável. “Música é troca, é empatia, é intercâmbio. É uma honra receber Levin em Brasília, um virtuose da música reconhecido em todos os cantos do mundo”, detalha. A apresentação é um presente da Casa Thomas Jefferson, em parceria com a Embaixada dos EUA, para também homenagear Brasília, no ano em que a capital completa seis décadas.

Reconhecimento mundial

Ira Levin iniciou seus estudos de piano aos 10 anos de idade, em Chicago. Aos 20 anos, ganhou o primeiro prêmio no Concurso Nacional Chopin, nos EUA. Seis anos depois, regia óperas e concertos sinfônicos em palcos icônicos, além de se apresentar como solista de concertos de Bach, Mozart e Beethoven. Levin publicou mais de 40 obras, orquestrações, transcrições de piano e cadenzas em concertos de Mozart, além de trabalhar com vários dos principais instrumentistas, cantores e diretores de palco do mundo, e conduzir em icônicas casas de ópera e orquestras na Europa e nas Américas.

O maestro gravou CDs com grande aclamação da crítica com a Sinfonia de Londres, a Scottish National Orchestra e a Norrlands Symphony Orchestra, além de suas próprias transcrições para piano em álbuns gravados pelo reconhecido e prestigiado selo Naxos. No Brasil, dirigiu o Municipal de São Paulo de 2002 a 2005 e, posteriormente, o Teatro Nacional de Brasília. Ira é maestro titular do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, desde 2019.

O concertista também foi maestro principal das Casas de Ópera de Bremen e Dusseldorf (1988-1996, 1996-2002), na Alemanha, e o principal maestro convidado do Teatro Colón de Buenos Aires, entre 2011 e 2015. Levin ainda dirigiu montagens operísticas do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, como O Caso Makropulos (2019) e Kátia Kabanová, de Leos Janácek (2018); e o programa duplo Pulcinella/Arlecchino (2017).

PROGRAME-SE

Live Streaming SEXTAS MUSICAIS – IRA LEVIN
A live streaming poderá ser acessada no YouTube da Casa Thomas Jefferson: https://www.youtube.com/user/ctjonline
Data: Sexta-feira, 7 de agosto, 20h
Classificação indicativa: Livre

Anterior Colorimetria no Papo Fashion Live Pompéia
Próximo Lives sobre arquitetura, moda, design, arte, memória e Brasília