Um dos mais importantes espaços culturais da cidade, o Invenção Brasileira, de Taguatinga, receberá nessas férias de julho uma super programação musical, com diversos artistas da cidade. Grupos e artistas como: Casa de Sinhá, Tuco Pellegrino e Monte de Vênus compõe as Matinês dos domingos, sempre às 17h.

Além dos espetáculos, o Invenção oferece duas oficinas musicais, para quem quiser aprender na prática. A primeira é a Musicalização Para Crianças, com André Duarte, que visa, a partir de jogos e brincadeiras, despertar e estimular o gosto pela música desde cedo.

Esta acontece de segunda a quinta, nos dias 15,16,17,18, 22, 23, 24 e 25 de Julho, com duas turmas: das 10h às 11h e 16h às 17h. A segunda oficina é a de Percussão com materiais recicláveis, onde oss participantes aprendem a confeccionar e tocar instrumentos percussivos com uso de material reciclável, como garrafas PET, tubos de PVC, revistas, etc. A oficina acontece sábados e domingos, 20 e 21 de Julho e 3,4,17 e 18 de Agosto, das 9h às 12h.

Os espetáculos e oficinas tem classificação livre e acontecem de forma gratuita. Informações e inscrições:invencaobrasileira@gmail.com e 61 99845-7349

A programação faz parte do projeto Ponto de Cultura Comunitária Invenção Brasileira, que desde dezembro de 2018 está oferecendo uma série de atividades initerruptas, ocupando o espaço com muita arte, teatro, música, circo, dança, cultura popular e oficinas formativas. O projeto tem duração de dois anos, indo até dezembro de 2020.

O Invenção Brasileira

O Invenção Brasileira é uma ação artística e educacional, voltada para difusão da cultura popular brasileira em suas variadas formas de manifestação.Foi fundado em 1986, como Grupo de Teatro Mamulengo Presepada, conduzido pelo Mestre Chico Simões. Com o passar dos anos, integrando ações de um universo mais amplo, ganhou nova dinâmica, firmando sua sede no Mercado Sul de Taguatinga.

O Invenção foi também pioneiro no processo de revitalização do antigo Mercado Sul, hoje conhecido como Beco da Cultura, e sua ressignificação enquanto um espaço urbano saudável, vivo e cultural. O Invenção semeia arte e cultura pela cidade, sendo responsável pela formação de diversos artistas, como bonequeiros, palhaços, músicos, artesãos, poetas, produtores, comunicadores, agregando antigas e novas gerações da arte no DF, entendendo a cultura como parte viva e integrante da sociedade.

Mercado Sul

O Mercado Sul foi construído na década de 50, antes mesmo da inauguração de Brasília, sendo um dos primeiros centros comerciais do Distrito Federal. Com sua face comercial em decadência, ficou abandonado durante anos, sendo aos poucos revitalizado por moradores, trabalhadores e movimento cultural.

Hoje, o Mercado Sul é também conhecido como Beco da Cultura, sendo palco de uma infinidade de ações, apresentações artísticas, oficinas e articulações sociais. De lá, nasceram e nascem muitos grupos organizados que trabalham com arte, saúde, educação e mobilização social.

O projeto Ponto de Cultura Comunitária Invenção Brasileira conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Governo do Distrito Federal .

Serviço

Ponto de Cultura Comunitária Invenção Brasileira – Programação de julho
Onde? Invenção Brasileira, Mercado Sul de Taguatinga (QSB 12/13), Loja 05
Quanto? Entrada Franca
Classificação: Livre
Informações e inscrições:
invencaobrasileira@gmail.com
61 99845-7349
invencaobrasileira.org.br
facebook.com/InvencaoBrasileiras

PROGRAMAÇÃO DE ESPETÁCULOS

Domingo, 14 de julho (17h) – Espetáculo Musical Monte de Vênus
Domingo, 21 de julho (17h) – Espetáculo Musical de Tuco Pellegrino
Domingo, 28 de julho (17h) – Espetáculo Musical Casa de Sinhá

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS

Musicalicação Para Crianças

Seguda à quinta
15,16,17,18, 22, 23, 24 e 25 de Julho
Duas turmas: das 10h às 11h e 16h às 17h.

Percussão com materiais recicláveis

Sábados e domingos
20 e 21 de Julho
3,4,17 e 18 de Agosto
das 9h às 12h

Anterior Iguatemi Brasília recebe peça infantil Nosso Amigo Ventinho
Próximo Bebidas e pratos quentes para curtir o frio no La Fleur Bistrô