Thabata Lorena e Miltinho Alves ministram oficinas formativas pelo projeto Ponto de Cultura Comunitária – Invenção Brasileira, no Mercado Sul de Taguatinga

A partir de 20 de fevereiro e se estendendo até abril, o espaço Invenção Brasileira recebe duas oficinas formativas abertas para toda a comunidade. A primeira, que acontece às segundas e quartas-feiras, às 15h, é a Amplificando Vozes, com a artista Thabata Lorena, que vai trazer o universo da música através da voz para os participantes.

A segunda oficina, que ocorre às quartas-feiras, às 20h, é a Oficina de Iluminação Cênica, onde os alunos irão aprender a compor a luz de espetáculos culturais. As oficinas fazem parte do projeto “Ponto de Cultura Comunitária – Invenção Brasileira”uma ocupação que está acontecendo e durará 2 anos, onde busca fortalecer, através de diversos fazeres culturais, a integração e a sinergia entre a comunidade e a cultura.

O projeto agrega diversos artistas da cidade, sobretudo ligados ao histórico Mercado Sul de Taguatinga, oferecendo diversas vertentes culturais à sociedade, somando ao tudo 96 apresentações e 10 oficinas, além de exposições, rodas de conversa, filmes, festas e muito mais. A entrada é franca e classificação livre.

Oficina Amplificando Vozes

Ministrada pela cantora Thabata Lorena, a oficina é uma prática coletiva de canto. O trabalho começa da descoberta do aparelho fonador até a descobertas das potencialidades vocais de cada participante, levando em consideração a composição e outros aspectos musicais.

Oficina de Iluminação Cênica

Ministrada pelo iluminador Miltinho Alves, na oficina os participantes aprendem sobre competências técnicas do universo da iluminação cênica e instrumentos para materialização da luz em um espetáculo. Ao final dos encontros, os alunos terão aprendido operar e montar equipamentos de luz e também ler, fazer e criar mapas de iluminação para um projeto cênico.

Invenção Brasileira

O Invenção Brasileira é uma ação artística e educacional, voltada para difusão da cultura popular brasileira em suas variadas formas de manifestação. Foi fundado em 1986, como Grupo de Teatro Mamulengo Presepada, conduzido pelo Mestre Chico Simões. Com o passar dos anos, integrando ações de um universo mais amplo, ganhou nova dinâmica, firmando sua sede no Mercado Sul de Taguatinga.

O Invenção foi também pioneiro no processo de revitalização do antigo Mercado Sul, hoje conhecido como Beco da Cultura, e sua ressignificação enquanto um espaço urbano saudável, vivo e cultural.

O Invenção semeia arte e cultura pela cidade, sendo responsável pela formação de diversos artistas, como bonequeiros, palhaços, músicos, artesãos, poetas, produtores, comunicadores, agregando antigas e novas gerações da arte no DF, entendendo a cultura como parte viva e integrante da sociedade.

Serviço

Oficinas Formativas do Ponto de Cultura Comunitária Invenção Brasileira
Oficina Amplificando Vozes, com Thabata Lorena
Segundas e Quartas-feiras, às 15h, no Invenção Brasileira, Mercado Sul de Taguatinga (QSB 12/13)
Entrada Franca
Classificação Livre

Oficina de Iluminação Cênica, com Miltinho Alves
Quartas-feiras, às 20h, no Invenção Brasileira, Mercado Sul de Taguatinga (QSB 12/13)
Entrada Franca
Classificação: Livre

Informações:
invencaobrasileira.org.br
facebook.com/InvencaoBrasileiras

Oficina Iluminação
Oficina Iluminação | Foto: Divulgação
Anterior ‘Fragmentos de um discurso amoroso’ de Roland Barthes
Próximo Vem Carná! no Brasília Shopping com Experimente Brasília