O hit ‘Inútil’ do Ultraje a Rigor, ícone do rock brasileiro e símbolo do movimento Diretas Já, nasceu durante um banho de Roger Rocha Moreira em 1982. Detalhes no Enigmas do Rock
O jovem Roger Rocha Moreira entrou em um banho, no ano de 1982, sem saber que sairia de lá com a ideia de um dos maiores sucessos do rock nacional e que virou “símbolo” do movimento Diretas Já. Estamos falando da música “Inútil”, do grupo Ultraje a Rigor, que tem sua história contada em detalhes pelo jornalista e pesquisador Fabricio Mazocco no programa Enigmas do Rock (https://www.youtube.com/watch?v=umvyXltHGNA&t=46s), do canal Rock 80 Brasil.
Para fazer o refrão, Roger cantarolou uma frase inglês que, com as variações, chegou até a palavra “inútil”. Ele lembrou de um conhecido do baterista Leôspa, que usava as frases de forma errada, como a gente somos, a gente sabemos. Juntando as duas ideias, ficou “a gente somos inútil”.
A partir daí, lembrou de uma polêmica frase atribuída ao Pelé (“a gente não sabemos escolher presidente”), uma matéria que dizia que mais de 90% dos brasileiros tinham cáries ou não tinham todos os dentes (“a gente não sabemos nem escovar os dentes”), a derrota do Brasil na Copa de 1982 na Espanha (“a gente joga bola e não consegue ganhar”) e assim por diante.
A fita da gravação de “Inútil” chegou até as mãos do radialista Osmar Santos, que começou a tocar a música nos comícios prós-diretas já. A canção também esteve no setlist dOs Paralamas do Sucesso nas apresentações da banda no Rock in Rio, em janeiro de 1985.
Todos os detalhes dessa história podem ser acompanhados no Enigmas do Rock, no YouTube (https://www.youtube.com/@