Releitura Gastronômica


Releitura Gastronômica

Pão Romeo Et Juliette faz sucesso na La Boulangerie

Deliciosa releitura de uma típica sobremesa brasileira, vinda das mãos de um chef francês. Assim se resume Romeo Et Juliette, receita escolhida para compor o Pão do Mês, novidade que está recheando as prateleiras da La Boulangerie em outubro.

A tradicional mistura de goiabada e queijo já ganhou as mais variadas versões na gastronomia nacional – de tortas a mousses, de pizzas a sushis – e na padaria francesa será usada como recheio do seu conhecido pão de leite, feito com massa Viennoise (à base de farinha, leite, açúcar, manteiga, fermento e sal). “Para chegar ao resultado final, usei goiabada cascão e queijo Minas meia cura, ralado. O sabor mais adocicado que essa mistura gera é também uma forma de agradar o paladar do público central de outubro, as crianças”, explica o chef boulanger Guillaume Petitgas.

Esta não é a primeira vez que os clientes da La Boulangerie têm a oportunidade de saborear a receita. Romeo Et Juliette foi criado em 2010, quando Guillaume elaborou uma série de pães em homenagem à cultura brasileira. “Tivemos uma ótima aceitação à época e avaliamos que o mês das crianças seria uma boa oportunidade para retomar essa mistura regional, macia, doce, e suave”, comenta Petitgas.

Ideal para o café da manhã ou para o lanche da tarde, o Pão do Mês de outubro pode ser adquirido em todas as unidades da La Boulangerie. A iguaria permite variadas combinações com bebidas, sejam elas quentes ou frias. Portanto, a escolha do acompanhamento pode ficar a gosto do cliente.

foto_01-6
Pão Romeo Et Juliette

Empreendedorismo

Programa Avançar fomenta novos negócios

Um estudo da Peterson Institute EY, realizado com 22 mil empresas ao redor do mundo, revela que metade das pesquisadas não possuía mulheres em funções executivas. O levantamento sugere que as empresas que saem de uma composição exclusivamente masculina de seu corpo executivo para uma participação de 30% de mulheres podem aumentar sua margem de lucro em até 15%. Dentre as possíveis explicações para este ganho, estão a abertura para maior debate para tomadas de decisões, o melhor conhecimento da base de consumo e a capacidade de atrair mais talentos, todos propiciados pelo ambiente mais diverso. Os dados foram apresentados pela economista Adriana Dupita, durante evento realizado pelo Santander para pequenos e médios empreendedores.

Com uma presença feminina no mercado de trabalho superior à média mundial, o Brasil, assim como outros países, ainda tem muito para conquistar. Um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que o percentual de instituições brasileiras chefiadas por mulheres flutua entre 5% e 10%. Já de acordo com o World Economic Forum, o país ocupa a 79ª posição no ranking de desigualdade de renda e política no que se refere as mulheres. A diferença salarial com os homens é de 21% e o número de mulheres em cargos executivos, por exemplo, é de apenas 19%, abaixo da já baixa média mundial, que é de 25%.

Para encorajar o empreendedorismo, o Santander criou em 2015 o Programa Avançar. A iniciativa tem o objetivo de dar suporte para que pequenos e médios empreendedores invistam em seus negócios. Para isso, são realizados durante o ano todo cursos, palestras e workshops para capacitação, além de parcerias com entidades de apoio ao empreendedorismo e universidades para o fornecimento de mão de obra qualificada por meio de um programa de estágio, e a possibilidade de crescimento por meio do mundo digital.

Sobre o Programa Avançar – Além de toda a oferta de produtos e serviços financeiros, o Santander oferece o Programa Avançar, uma iniciativa não-financeira voltada para o atendimento a pequenas e médias empresas no Brasil. O programa dá suporte aos empresários em cinco pilares:

• Desenvolvimento: oferece cursos e palestras online a empresários e seus funcionários, além de visitas a empresas de maior porte para a troca de experiências;
• Internacionalização: facilita o acesso a outros mercados ao fornecer mais de 25 mil estudos setoriais, disponibilizar o acesso às agências Santander em outros continentes e colocar em contato empresas de diversos países para troca de experiências;
• Construindo equipes: ajuda o empresário a encontrar os melhores profissionais. Em 2017, subsidiará 1,1 mil bolsas de estágios para atuar nos clientes PMEs por quatro meses;
• Conectividade: auxilia as companhias a expandirem seu negócio por meio de uma estratégia digital;
• Aceleradores: em breve, novidades.

Turismo

Centro-Oeste tem 1,9 mil inscritos no Brasil Braços Abertos

As inscrições no canal de educação online e gratuito do Ministério do Turismo, Brasil Braços Abertos (BBA), terminaram nesta segunda-feira (16) com 1.982 inscritos apenas na Região Sul. Em todo o Brasil, foram registradas 26.856 mil inscrições. O Mato Grosso (421), Mato Grosso do Sul (401) e Goiás (349).

Agora, os inscritos terão até o dia 15 de janeiro de 2018 para concluir os estudos concluir pelo endereço (colocar o link) e receber o certificado (link), validado como curso de extensão pelo MTur, em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). A oportunidade representa um diferencial no currículo do profissional.

O Brasil Braços Abertos oferece flexibilidade para quem deseja aprimorar seus conhecimentos, pois cabe ao aluno decidir o melhor horário e local para estudar. Nele, é possível aprender de forma dinâmica (com videoaulas e jogos) temas como atendimento ao turista, sustentabilidade, planejamento financeiro, marketing, inglês, e prevenção de riscos. O curso pode ser acessado por qualquer dispositivo que tenha acesso a internet, como celulares, tablets e computadores.

Premiação – Para estimular a conclusão do curso, o Ministério do Turismo promoverá um sorteio com todos os concluintes. Os selecionados ganharão uma viagem para um destino turístico brasileiro que será divulgado em breve, bem como os detalhes da ação.

Outubro Rosa

Ziza Fernandes volta a Brasília para evento da Oncotek

Depois do sucesso da palestra “Gotas de Sentido”, ministrada, a convite da Oncotek, pela artista e musicoterapeuta Ziza Fernandes, no último dia 6, para mulheres que passam ou já passaram pela experiência do câncer, agora é a vez de operadoras, profissionais de Saúde e público interessado terem acesso ao evento.

No próximo dia 30 de outubro, a partir das 19h30, no auditório do Teatro Brasília Shopping, Ziza Fernandes fará uma apresentação exclusiva para este público, também patrocinada pela clínica de Oncologia.

A proposta é gerar nos participantes a reflexão acerca da razão da vida durante o mês de conscientização da prevenção do câncer de mama – o Outubro Rosa.

“A palestra parte do livro, lançado em 2016, que leva o mesmo nome. Nele, eu reuni 365 textos, um para cada dia do ano, que foram inicialmente publicados no Instagram. Eles são parte de um projeto que comecei despretensiosamente de reflexões sobre o livro de Provérbios, escrevendo sempre sobre um versículo por dia. Por isso são gotas de sentido”, explica Ziza Fernandes.

Sua outra inspiração é o livro de Viktor Frankl, “Em Busca de Sentido”. Na obra, o médico psiquiatra austríaco conta como foi perseguido pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial e passou cerca de dois anos nos campos de concentração Dachau, na Alemanha, e Auschwitz, na Polônia. Ele também retrata como desenvolveu seu método psicoterapêutico para levar pacientes a encontrarem uma razão para viver a partir de sua própria experiência e observando de onde as pessoas tiravam forças para seguir em frente quando a morte era uma certeza bem próxima.

“Buscamos muito as explicações fora de nós. Culpados por nossa condição de vida. Aprendi com a logoterapia, de Viktor Frankl, que precisamos buscar dentro de nós o que dá sentido à nossa vida. Uma frase de Viktor nos diz muito: ‘Quem tem um porquê enfrenta qualquer como’. Há algo maior que alimenta a nossa esperança. E precisamos buscá-la, diariamente, olhando para nós mesmos com os olhos do futuro para acalmar nosso presente”, comenta a palestrante.

De acordo com Dr. Eduardo Johnson, médico oncologista e diretor técnico da Oncotek, a reflexão proposta pela palestra será de grande aprendizado para todos, sejam pacientes ou quem lida diariamente com o câncer. “É um prazer trazer Ziza Fernandes, pela primeira vez a Brasília, para falar deste assunto”, afirma o médico.

Especialmente aos que estão enfrentando esse momento, Ziza destaca a importância de continuar vivendo enquanto há vida: “Diante da doença, o convite à dignidade, o convite de amor à própria vida é constante. Muitas vezes a dor faz com que isso seja abandonado e que abandonemos até a nós mesmos. Mas cada minuto de vida é vida inteira! E vivê-la com dignidade dá sentido não só à sua vida, mas à de todos os que o acompanham nessa jornada. ”

Após a apresentação, a palestrante irá autografar o seu livro “Gotas de Sentido”, publicado pela editora Canção Nova.

Interessados em participar da palestra devem enviar e-mail para sentidodavida@oncotek.com.br. As inscrições são gratuitas e limitadas.

Serviço

O que: Palestra “Gotas de Sentido”
Onde: Teatro Brasília Shopping
Quando: Dia 30/10 (quinta-feira), a partir das 19h30
Quanto: Convites Personalizados – Retirados na Oncotek
Informações e Reservas: Envie e-mail para sentidodavida@oncotek.com.br que a equipe da Oncotek fará contato.

foto_03-1
Ziza Fernandes

Dia da Massa

Spoleto comemora data com novidades

Comemorado em vários países do mundo, 25 de outubro é o Dia da Massa, data que deu início ao 1º congresso Mundial de Pasta, realizado em Roma, em 1995. O prato tornou-se um dos principais na mesa do brasileiro, tanto que ganhou uma data especial para comemorar o seu delicioso sabor.

São nos spaghettis, fettuccines e pennes (clássicos da culinária italiana) que a homenagem deste dia recai, em receitas que levam a massa seca como ingrediente principal. Como um legítimo restaurante italiano e a maior rede do gênero no país, o Spoleto presenteia o consumidor no Dia da Massa.

Esse ano, na compra de qualquer massa italiana tradicional (penne, penne integrale, spaghetti e fettuccine), o cliente ganhará outro prato* no mesmo tamanho. A promoção é válida para todos os 356 restaurantes da rede, enquanto durarem os estoques.

Para ajudar na escolha, a chef Andréa da Conceição sugere duas opções.

O Spaghetti ao molho bolognesa, um clássico da culinária italiana que leva, molho italiano em sua receita original, ingredientes frescos, carne, temperos, mais seis a oito ingredientes ao gosto do cliente (a partir de R$ 20,90). E a grande novidade do menu o molho pomodoro – molho à base de tomates 100% italianos, que pode acompanhar qualquer massa tradicional e vem com seis a oito ingredientes. (A partir de R$ 20,90).

* O cliente não precisa escolher os mesmos ingredientes e o mesmo molho nos dois pratos. A receita pode ser diferente desde que sejam massas italianas no tamanho tradicional.

Dia da Massa & Spoleto – O Spoleto é um bom termômetro para medir essa preferência nacional. No posto de maior rede de culinária italiana do país (com 356 restaurantes no Brasil), vende mais de 1 milhão de pratos por mês. Sua fábrica própria localizada em Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro, produz ao longo do ano cerca de 1 tonelada de massa tradicional/seca (spaghetti, fettuccine, penne).

foto_02-3
Spaghetti

Ação Social

Apadrinhe uma criança na Campanha do Natal 2017 da Fundação CDL-DF

Todos os anos, a Fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF) realiza a Campanha do Natal, a fim de favorecer crianças e adolescentes carentes do DF que utilizam creches e abrigos assistidos pela entidade. A Fundação convida toda a sociedade civil e empresas a contribuir. Para apadrinhar um dos 300 beneficiados, basta comprar os seguintes itens novos, que vão compor o kit de presentes: Conjunto de roupas; Sapato/sandália ou tênis e meias; Livro; Brinquedo; Produtos de higiene pessoal; entre outros.

É necessário embalar em papel de presente e entregar o material até o dia 21 de novembro na sede da entidade, localizada no SIA Trecho 17, Via IA-4, Lote 815. Quem preferir pode depositar o valor de R$ 250 por criança, até essa data, e deixar a compra dos artigos a cargo da Fundação. A conta corrente para depósito é 422703-4, agência 2883-5, Banco do Brasil, CNPJ 00967526/0001-45.

Os presentes serão entregues no dia 10 de dezembro a partir das 13h, na festa de Natal, que será realizada no Ginásio de Esportes da Escola Parque Professor Anísio Teixeira, na QNM 27, Área Especial, Módulo B, Ceilândia Sul. Brincadeiras, lanches, guloseimas e a presença do Papai Noel já estão garantidos. “Também incentivamos fortemente a presença dos padrinhos e madrinhas no evento, para terem contato com seus afilhados, proporcionando a eles um Natal digno e cheio de alegria”, ressalta o presidente da Fundação CDL-DF, Diógenes Taroni.

Para mais informações sobre os kits, a escolha das crianças, parcerias e participações voluntárias, entre em contato pelos telefones: (61) 3218-1513/1514.

Serviço

Campanha do Natal 2017 da Fundação CDL-DF
Data para entrega do kit ou realização do pagamento: 21/11/2017
Local: Sede da Fundação CDL-DF
Endereço: SIA Trecho 17, Via IA-4, Lote 815, Edifício CDL-DF
Telefone: (61) 3218-1513/1514
Valor: R$ 250
Informações bancárias: conta corrente 422703-4, agência 2883-5, Banco do Brasil, CNPJ 00967526/0001-45
Data da festa de Natal: 10/12/2017
Horário: 13 h
Local: Ginásio de Esportes da Escola Parque Professor Anísio Teixeira
Endereço: QNM 27, Área Especial, Módulo B, Ceilândia Sul

ISIDE  |  FLÁVIO RESENDE  |  FLAVIORESENDE@GMAIL.COM

Anterior 2ª edição da Comer com Jazz
Próximo Sítio do Pica Pau Amarelo