Tecnologia a serviço da vida


Tecnologia a serviço da vida

Exames avançados buscam diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo. Só no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos, sendo 30% dos casos fatais. As razões para tanto são diversas: fator familiar, sedentarismo, hábitos alimentares, etc. Além disso, a população mundial vive, em média, muito mais que nos séculos passados, e com isso as doenças que tem instalação crônica, como as cardíacas, se tornaram mais frequentes.

Portanto, na busca de evitar e reduzir esses números, a medicina e a tecnologia não têm medido esforços, tanto no alerta à necessidade de prevenção quanto no desenvolvimento de exames que possibilitem o diagnóstico precoce. Assim, as possibilidades de tratamento e cura hoje são melhores do que há poucas décadas.

O radiologista Luiz Augusto Quaglia, especializado em tomografia e ressonância cardíacas, reforça que o foco da prevenção de qualquer doença deve ser detectá-la antes mesmo que os sintomas e consequências se instalem. “Na doença coronariana, são poucos os exames que cumprem esse papel. Dois dos mais efetivos são a medida da presença e quantidade de cálcio nas coronárias através da Tomografia Computadorizada – o Escore de Cálcio Coronariano – e a análise direta das artérias coronarianas através da Angiotomografia Coronariana”, explica o médico do IMEB (Imagens Médicas de Brasília). Estes representam, segundo Quaglia, a principal linha de check-up cardiológico avançado, uma vez que tem o poder de prever, de forma muito mais precisa que outros exames, quem tem ou não riscos reais de infarto e morte súbita.

O ideal para a eficácia de tal monitoramento preventivo é iniciá-lo após os 30 anos de idade, observando ainda os seguintes fatores: histórico familiar, hábitos nocivos como o tabagismo e a má alimentação, diabetes e taxas de substâncias sanguíneas como o colesterol (avaliadas por exame de sangue). Estas, por sua vez, contribuem para a velocidade da instalação de placas na parede dos vasos, que podem originar anginas e infartos.

Os números comprovam que a população do Distrito Federal tem ido ao encontro do que se recomenda, investindo, de fato, em prevenção. Só no IMEB, por exemplo, cerca de 50% dos exames de medicina nuclear são realizados na área de cardiologia, especialmente a cintilografia. “A indicação da Cintilografia Miocárdica é bem estabelecida em todo o mundo e muito importante para os cardiologistas para diagnóstico e conduta em doenças isquêmicas”, ressalta o médico nuclear e diretor do IMEB, Renato Barra. Além de aparato tecnológico (sendo Angiocoronário CT, Escore de cálcio e Ressonância Cardíaca as aquisições mais recentes), a clínica tem investido na participação de grupos de pesquisa na área, junto a parceiros como a GE Healthcare, e por meio do recém-criado Instituto de Educação Superior (IES-IMEB).

No entanto, apesar de todo o desenvolvimento da medicina em suas várias frentes, o mais importante para a prevenção é manter hábitos saudáveis de vida, aliando alimentação de qualidade à prática de exercícios físicos, adequada às condições do corpo de cada um. “Essa é uma orientação que também repassamos aos nossos clientes, por meio de nossas ações e projetos, como o Programa de Educação Continuada. Porque é importante que cada uma faça a sua parte quando o foco é ter a saúde sempre com prioridade”, afirma Barra.

aqui_tem_diversao_inside_20_1

Agenda

Brasília será palco de debate internacional em Transporte e Logística

A capital federal receberá nos dias 9 e 10 de maio próximo especialistas nacionais e internacionais, além de autoridades e representantes setoriais, formuladores de políticas públicas, gestores estatais, empresários e autônomos, para debater tendências, inovações e políticas regulatórias nos setores de transporte de cargas e logística. O primeiro dia de debates acontecerá na Câmara dos Deputados, no Auditório Nereu Ramos, no dia 9 de maio, a partir das 9h, com o XVIII Seminário Brasileiro do Transporte de Cargas. O segundo dia de discussões, previsto para o dia 10, será no Centro Cultural Brasil 21, também a partir das 9h, com a Conferência Internacional + Logística + Inovação. Promovido pela Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, com o apoio da Confederação Nacional do Transporte (CNT), da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística) e da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), o XVIII Seminário Brasileiro do Transporte de Cargas será o ponto de partida para a discussão de temas fundamentais para o transporte rodoviário de cargas. Na pauta, os riscos associados à reforma do PIS/ COFINS, o bloqueio de bens, a penhora online e soluções para o roubo de carga.

O XVIII Seminário Brasileiro do Transporte de Carga também terá um painel sobre roubo de cargas, um dos principais problemas que aflige atualmente o setor de Transportes e Logística.

A Conferência Internacional + Logística + Inovação, uma iniciativa da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ligado à CNI, promoverá um debate sobre tendências internacionais e soluções tecnológicas inovadoras aplicadas a processos logísticos, que podem aprimorar a operação de cargas, o comércio digital e o segmento postal no Brasil. Os dois eventos serão complementares e deverão levar em conta o crescimento exponencial do comércio global online, as inovações do setor de tecnologia que impactam diretamente na logística de armazenamento e distribuição de mercadorias, a necessidade do aprimoramento de serviços e da regulamentação. A expectativa é que autoridades nacionais dos Poderes Executivo e Legislativo apresentem suas agendas para fortalecimento do setor de logística e transporte de carga.

Saúde

ICTCor promove feira de saúde gratuita para alertar sobre prevenção do AVC e cuidados com o coração

A Praça Central do JK Shopping, em Taguatinga, sediará pela primeira vez a Feira de Saúde do Instituto do Coração de Taguatinga – ICTCOR, em parceria com o Hospital Anchieta. O evento gratuito acontece no dia 12 de maio, na véspera do dia das mães, com foco para a prevenção de acidente vascular cerebral, hipertensão e o bem estar da população, das 10h às 20h.

Além da extensa programação com workshops voltados à saúde, a feira aberta ao público também levará ao local estandes com aferição de glicemia, aferição de pressão, teste de ansiedade, dicas de reanimação, dicas de nutrição para um coração sadio, além das orientações sobre AVC e prevenção. A estimativa é que mais de 10 mil pessoas circulem no evento durante o dia.

A iniciativa contará ainda com um talk show sobre AVC e as Arritmias Cardíacas e prevenção, onde a cardiologista Carla Septimio Margalho e a neurologista Dra Letícia Rebelo irão responder as dúvidas mais frequentes da plateia sobre os temas abordados. A participação em todos os estandes e no talk show é gratuita.

De acordo com a diretoria do ICTCor, este evento é uma grande chance de conscientizar a população sobre a importância de previnir doenças silenciosas que podem fatais, garantindo assim uma boa qualidade de vida.

aqui_tem_diversao_inside_20_4

Programação

Feira
10h às 20h – Exames de Glicemia, aferição de pressão arterial, teste de ansiedade, bioimpedância, técnica de ressuscitação, aferição de pressão intraocular, acuidade visual.

Palco
14h30 – Coral do SESC
16h – Talk Show com Dra. Letícia Rebelo sobre AVC, prevenção e combate à Hipertensão
18h – Contação de histórias pra recordar com Niedja Gennari

Fotografia

Exposição sobre o trabalho escravo até o dia 18 de maio no Senado

Para alertar a sociedade e retratar o grave problema que é o trabalho escravo, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – Sinait promove a exposição “Sobre o peso das correntes nos teus ombros”, com fotografias do Auditor-Fiscal do Trabalho Sérgio Carvalho.

Composta por 37 fotos, sendo que 14 retratam o trabalho infantil, a mostra estará aberta à visitação do público de 7 a 18 de maio, a partir de 8 horas, no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, do Senado. A solenidade de abertura da exposição será realizada no dia 8 de maio, às 12h30, no mesmo local, próximo aos caixas eletrônicos do corredor de acesso ao Anexo I. A exposição seguirá o mesmo horário de funcionamento do Senado.

O Sinait volta ao tema do trabalho escravo por considerar que o problema precisa ainda de muita visibilidade e para mostrar o que o Auditor-Fiscal do Trabalho encontra em seu cotidiano, no campo e na cidade. Desde 1995, quando foram criados os Grupos Especiais de Fiscalização Móvel, mais de 52 mil trabalhadores foram resgatados de situações de trabalho degradante, servidão por dívida, jornadas de trabalho exaustivas e restrição do direito de ir e vir. São situações de extrema violência e humilhação.

Sérgio Carvalho escolheu imagens coloridas e em preto e branco para esta exposição. “Em 1996, comecei a fotografar trabalhadores vítimas da escravidão moderna para dar visibilidade ao tema e de alguma forma contribuir para a conscientização e erradicação dessa chaga, que ainda perdura em todas as regiões do país. Nessas andanças, que já duram mais de 20 anos, o que me mais me sensibiliza é a situação degradante do trabalhador desde o local em que dorme e descansa até a comida e água que lhes são servidas”, diz Sérgio Carvalho.

Inovação

Banco Central lança laboratório de inovação em TI

O Banco Central lança, na quarta-feira (9/5), o Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift), um laboratório virtual que terá como objetivo viabilizar e promover protótipos de inovação financeira e tecnológica para o Sistema Financeiro Nacional. Empreendedores e entusiastas de tecnologia em finanças poderão contar com a expertise do BC e com recursos dos principais provedores de tecnologia. O presidente, do Banco Central, Ilan Goldfajn participará da abertura do evento.

Dia das Mães

Iguatemi Brasília homenageia mães em evento especial

O Iguatemi Brasília vai promover uma ação especial para celebrar o Dia das Mães. Doze lojas escolheram mulheres de destaque na sociedade brasiliense que serão anfitriãs de uma tarde repleta de positividade e alto astral. O evento ocorrerá no próximo dia 8, nas lojas participantes, e haverá um coquetel de encerramento em um espaço especial a ser montado no shopping, em frente à Tiffany.Co, com decoração exclusiva e bufê assinado por Renata La Porta. No último dia 2, um almoço no Gero apresentou as madrinhas escolhidas pelas lojas. Ana Luiza Favato, foi a escolhida pela Cris Barros; Ana Maria Gontijo, pela Tânia Bulhões; Caroline Collor, pela Tiffany & Co.; Cleucy e Ilca Oliveira, pela Jo Malone London; Fernanda Silveira, pela Hugo Boss; Flay Leite, pela Grifith; Geiza Alckmin, pela Prada; Isabella Carpaneda, pela Dolce & Gabbana; Maria Victoria Salomão, pela Burberry; Mercedes Berlin, pela Christian Louboutin; Sabrina Albert, pela Pedrart, e Silvana Chaves, pela Louis Vuitton. Na homenagem do dia 8, as madrinhas receberão suas convidadas e as das lojas, num ambiente descontraído, sofisticado, cheio de brindes e mimos. O evento começa às 16h.

aqui_tem_diversao_inside_20_2

Anterior Picnik preparou novamente uma edição "petit comité"
Próximo Os Melhores Erros da Minha Vida no Teatro do Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *