Panificação

Brasiliense na Europain, em Paris

O empresário brasiliense Luiz Guilherme Carvalho (foto) está em Paris para pesquisar as tendências na área de panificação. O sócio da Belini Pães & Gastronomia está visitando a feira Europain, uma das maiores do mundo nesse setor. O evento reúne profissionais de vários países para apresentar, em 47.000 m², diversos equipamentos, ingredientes, técnicas e serviços para a produção de pães e confeitaria. O encerramento da feira será realizado nesta terça-feira, 6 de fevereiro.

Luiz Guilherme Carvalho
Luiz Guilherme Carvalho | Foto: Divulgação

Gastronomia

Croasonho inaugura terceira unidade no Distrito Federal

A Croasonho, única rede de franquias especializada em croissants recheados do país, inaugura nesta quarta-feira (07) a terceira unidade no Distrito Federal. A nova operação funcionará no Shopping Plaza Norte. Para comemorar, a loja vai presentear os 50 primeiros clientes com seis meses de croasonhos grátis. A marca oferece um cardápio variado de croasonhos doces e salgados, sobremesas e milk-shakes. Com 74 lojas em 17 estados, a rede prevê a abertura de 25 unidades e faturamento de R$ 130 milhões em 2018. “Estamos empenhados para que, a cada dia, mais pessoas tenham acesso aos nossos produtos, oferecendo opções de alimentação no shopping além das convencionais”, explica Eduardo Silva, diretor de marca da rede.

As outras unidades da Croasonho no Distrito Federal estão na Asa Sul (CLS Quadra 405, Bloco A) e na Avenida das Araucárias,885, Sul, Águas Claras. A Croasonho, que nasceu no Rio Grande do Sul, tem como foco de expansão também as regiões Nordeste e Sudeste. Desde junho de 2017, a rede integra a Halipar (Holding de Alimentação e Participações), o terceiro maior grupo do mercado nacional de franchising no ramo de alimentação, em número de unidades. No final do ano passado, a Croasonho ganhou uma fábrica em Indaiatuba (SP), sede da Halipar. O novo espaço possui 500 m² e capacidade para produzir mais 5 milhões de croissants por ano, dobrando a produção atual. A meta é abrir 60 lojas nos próximos cinco anos. Os 20 funcionários que atuam em Indaiatuba foram treinados na fábrica de Caxias do Sul, que permanecerá em operação.

Nutella morangos
Nutella morangos | Foto: Divulgação

Tecnologia

Lavô faz upgrade em aplicativo

A Lavô, criada em março de 2017, lança nova versão para melhorar o serviço que funciona com delivery de lavagem de veículos a seco. Hoje, com 600 parceiros atuando, a ferramenta é o primeiro modelo de aplicativo franqueado no Brasil. Atualmente, já opera em Brasília, onde foi criada, além de Belo Horizonte, Natal, João Pessoa, Recife, Goiânia, Vitória, Anápolis e Fortaleza. Prestes a completar um ano, a pretensão é que daqui a quatro meses a nova versão já esteja com 4.000 lavadores cadastrados. Para a melhoria da plataforma, foram feitos investimentos em marketing, além do capital voltado às inovações tecnológicas de segurança, suporte e funcionalidades.

Entre as novidades do novo aplicativo, está o pagamento em dinheiro ou débito, que antes era feito somente com cartão de crédito, o agendamento antecipado, o tempo de chegada do lavador e o desconto progressivo para os clientes da plataforma. “De uma solução, nasce um grade modelo de negócio. A ideia da Lavô foi reunir soluções para vários problemas. Uniu a falta de tempo das pessoas à crise hídrica e implantamos um sistema de lavagem de veículos à seco, na qual um parceiro vai até o cliente no dia, horário e solicitado. Oferecermos comodidade, conforto, segurança com excelência e qualidade”, destaca Ricardo Pereira, idealizador da Lavô. Para pedir, basta o cliente baixar o aplicativo, se cadastrar. E assim como o Uber, o parceiro do app vai até o local desejado.

Lavô
Lavô | Foto: Divulgação

Varejo

Palestra gratuita aborda qualidade de vida e bem-estar

Começo de ano é sempre um bom momento para repensar sobre hábitos alimentares e qualidade de vida. A busca pelo equilíbrio do corpo e da mente são cuidados que merecem atenção e, apesar dos desafios de uma rotina corrida, é possível manter uma vida saudável implementando pequenos hábitos. Pensando nisso, o Imeb (Imagens Médicas de Brasília) oferecerá, de forma gratuita, um bate papo descontraído com especialistas sobre equilíbrio físico, mental e bem-estar. O evento ocorrerá no próximo dia 6 de fevereiro (terça-feira), às 14h, na Unidade Crispim, na Asa Norte (SMHN Quadra 02, Conjunto C). Com a presença da endocrinologista Dra. Noêmia Barra, da nutricionista Aline Elesbão e da psicanalista Maria Amélia, a palestra busca despertar no público novos padrões comportamentais que promovam a saúde do corpo, da mente, assim como a saúde emocional.

“Aprender a gerir emoções ajuda a tomar as melhores decisões e adequar o corpo para lidar de forma mais eficaz com os outros e situações desafiadoras”, afirma a Dra. Noêmia Barra, diretora do Imeb e organizadora do evento. Em sua 27ª edição, o evento faz parte do PECS – Programa de Educação Continuada em Saúde, promovido mensalmente pelo Imeb. O PECS é uma iniciativa voltada para o público em geral, além de estudantes, clientes, profissionais da saúde e demais interessados. No ano passado, outras temáticas já foram abordadas, tais como câncer de mama, câncer de próstata e Medicina Nuclear. “Esta é uma forma de oferecer esclarecimentos, dicas e orientações, para o público, e de levantar discussões importantes acerca da saúde, principalmente com foco na qualidade de vida”, complementa o médico nuclear e diretor do Imeb, Renato Barra.

Varejo I

Comércio e serviços do DF fecham 2017 com resultado negativo

As vendas do comércio brasiliense fecharam 2017 com uma queda de -5,96% em relação ao ano anterior. Serviços também acumulou um resultado negativo, com queda de -9,50%, como mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF, realizada pelo Instituto Fecomércio com o apoio do Sebrae. Foram consultadas 900 empresas, sendo 595 do comércio e 305 de serviços. Comércio e serviços juntos (jan 2017 x dez 2017) tiveram queda de -7,23%. Como ocorre tradicionalmente, o resultado das vendas de dezembro em comparação com novembro foi positivo.

Mas o Natal não foi suficiente para alterar a trajetória de queda ao longo do ano. Em dezembro de 2017, as vendas do comércio cresceram 17,70% na comparação com novembro. Já as vendas do setor de serviços cresceram 2,29%. O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, explica que este movimento do último mês do ano é sazonal e caracteriza-se pelo pico nas vendas de Natal. “Já era esperado o resultado negativo de vendas no comércio e serviços em 2017, mas a confiança do brasiliense em relação ao futuro econômico está melhorando”, ressalta Adelmir. Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado nas compras durante todo o ano de 2017. Em dezembro, a modalidade respondeu por 48,26% das vendas no comércio. No setor de serviços, foi responsável por 40,06% das compras. A Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio e tem o apoio do Sebrae.

Varejo II

Valisere inaugura sua primeira loja em Brasília

A Valisere inaugurou, no fim de janeiro, a sua primeira loja na capital federal, mais especificamente no Lago Sul. A nova franquia da marca tem projeto assinado por Beto Galvez & Nórea De Vitto – BN Interiores. A grife conta hoje com mais de 3.000 pontos de venda no Brasil, sendo 17 franquias e 3 lojas próprias. Com um ambiente clean e atmosfera intimista que mostra a sofisticação e elegância da Valisere, a nova franquia possui todas as linhas de básicos e rendados, que fazem parte do DNA da marca, além das linhas com mais informações de moda, como os bodies e tops, que já são peças ícones do lifestyle Valisere. Lançada no Brasil em 1934 e adquirida pelo grupo Rosset em 1986, a Valisere, semanalmente, abastece suas lojas com novas peças criadas pela equipe exclusiva de designers da marca.

Serviço

Valisere Lago Sul
SHIS Ql 11 Bloco H loja 08 – Lago Sul

Valisere
Valisere | Foto: Divulgação
Anterior Wilian & Marlon garantem o sertanejo de quarta da Bamboa
Próximo McDonald’s é parada obrigatória dos foliões no Carnaval