A série “Incertezas Críticas” traz uma reflexão sobre o mundo contemporâneo por importantes intelectuais da atualidade. Cada episódio destaca um pensador, numa entrevista exclusiva realizada em sua casa ou escritório. No episódio desta semana, o convidado é Alberto Manguel, romancista, ensaísta e organizador de mais de uma dezena de antologias de literatura.

Nascido na Argentina, cidadão canadense e radicado no interior da França, ele discute o lugar da arte no mundo atual, compara características das sociedades contemporâneas com distopias literárias, como “Admirável Mundo Novo”, e opina sobre a crise do livro impresso. Acerca desse último tema, ele comenta: “Cada vez que nasce uma nova tecnologia, ela toma o vocabulário da precedente para definir a si mesma.

O cinema começa com um vocabulário teatral e desenvolve muito rapidamente uma linguagem a partir quase do princípio e, principalmente, a partir de Eisenstein, (desenvolve) formas de expressar-se que são particulares dessa tecnologia. Isso, curiosamente, no espaço da palavra escrita não tem ocorrido com a tecnologia eletrônica. Até agora, a tecnologia eletrônica tem simplesmente imitado o livro”. Na Quinta do Pensamento, 2, às 23h25.

Maior guerra da América do Sul é o tema de episódio inédito da série exclusiva “Guerras do Brasil.doc”

A Guerra do Paraguai guarda, até hoje, o título de maior conflito já travado na América do Sul. Em 1864, em busca de uma rota de saída para o mar, as tropas do Paraguai passam pela Argentina, invadem o Brasil e sequestram o presidente da província de Mato Grosso. Guerra declarada. O episódio inédito da série “Guerras do Brasil.doc” intitulado “A Guerra do Paraguai” destrincha os acontecimentos dessa batalha. Dirigida por Luiz Bolognesi, “Guerras do Brasil.doc” aborda os principais conflitos armados da história do Brasil, ao longo de cinco episódios, exibidos com exclusividade no Curta!. Na Sexta da Sociedade, 3, às 23h30.

Segunda da Música – 29/4

22h25 – “Tropicália” (Documentário)
“Tropicália” é um retrato de um dos movimentos mais marcantes da cultura brasileira, o Tropicalismo. Diretor: Marcelo Machado. Duração: 87 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 30 de abril, terça-feira, às 16h25; 1º de maio, quarta-feira, às 10h25; 4 de maio, sábado, 22h25.

Terça das Artes – 30/4

23h – “Onde Nascem as Ideias” (Série) – Episódio “Angel”

A diretora Carolina Sá e sua equipe acompanham o processo de ensino da coreógrafa e professora Angel Vianna, durante uma aula de dança, e também a sua preparação como bailarina de um espetáculo dirigido por sua discípula Duda Maia. Diretora: Carolina Sá. Duração: 43 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 1º de maio, quarta-feira, às 03h e às 17h; 2 de maio, quinta-feira, às 11h; 4 de maio, sábado, às 21h25.

Quarta de Cinema – 1º/5

20h – A faixa “A Vida é Curta!” traz dois curtas-metragens que abordam o tema “trabalho”

História de uma Pena (Ficção)
Um professor espera a chegada dos alunos atrasados. Longe dali, um jovem casal acorda entre as árvores. São dez e quinze da manhã. Diretor: Leonardo Mouramateus. Duração: 30 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 2 de maio, quinta-feira, às 14h; 3 de maio, sexta-feira, às 8h.

Mauro, Humberto (Ficção)
O filme mostra a vocação natural e a atração irresistível de Humberto Mauro pelo cinema. Diretor: David Neves. Duração: 20 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 2 de maio, quinta-feira, às 14h34; 3 de maio, sexta-feira, às 8h34.

Quinta do Pensamento – 2/5

21h – “Incertezas Críticas” (Série) – Episódio “Alberto Manguel”

A série traz uma reflexão sobre o mundo contemporâneo na visão de alguns dos mais importantes intelectuais do presente. Cada episódio destaca um pensador, numa entrevista exclusiva em sua casa ou escritório. O escritor Alberto Manguel fala sobre o lugar da arte no mundo de hoje e sobre a crise do livro impresso. Diretor: Daniel Augusto. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 3 de maio, sexta, às 3h25 e 17h25, 4 de maio, sábado, às 19h10; 5 de maio, domingo, às 15h50 e 6 de maio, segunda, às 11h25.

Sexta da Sociedade – 3/5

23h30 – “Guerras do Brasil.doc” (Série) – Episódio “A Guerra do Paraguai”

Entenda o maior conflito armado da América do Sul, a Guerra do Paraguai. Diretor: Luiz Bolognesi. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 4 de maio, sábado, às 03h15 e às 13h20; 5 de maio, domingo, às 20h15; 6 de maio, segunda-feira, às 17h30; 7 de maio, terça-feira, às 11h30.

Sobre o Curta!

Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta,https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Anterior Graffiti em casa: a arte urbana nas paredes residenciais
Próximo Juice Co é a novidade da cena musical paulista