Centro Universitário de Brasília surpreende e lança Pós-graduação a Distância em Youtuber

Sim, o futuro chegou! Chegou forte, sagaz e até abrupto, mediante os últimos acontecimentos mundiais, como a pandemia do novo coronavírus. Com o futuro, uma reconfiguração de muitas esferas sociais: as relações mudaram (e seguirão mudando), a aprendizagem mudou (e seguirá mudando), o formato de trabalho mudou (e seguirá mudando) e a comunicação mudou… mudou na velocidade de um vídeo de internet… mudou como um tutorial rápido de entendimento prático do planeta.

Há a nostalgia de épocas passadas, claro. Quem de nós não se deliciou em uma vasta biblioteca, subdividida por temas e autores diferentes? Quem já passou horas procurando artigos em enciclopédias ou em corredores longos e frios dessas bibliotecas e almoxarifados sente até hoje o cheiro de papel guardado. É algo que faz parte de nosso registro pessoal, de nossa memória afetiva, olfativa e profissional.

Entre o mimeógrafo, o fax, a máquina de fotocópia Xerox, a impressora jato de tinta, o scanner e os materiais de resina criados pela tecnologia 3D não se passaram tantos anos assim. Basta lembrar do ensino escolar no início dos anos 90… O mimeógrafo estava lá, firme, forte e com aquele cheirinho gostoso de álcool na hora da prova. Há 25 anos ele ainda se mantinha firme e forte.

Já hoje, com a força do Ensino a Distância, o mimeógrafo deu lugar aos pixels, à velocidade de rede, ao enquadramento semiótico e a uma boa captura de áudio. São outros tempos e, naturalmente, outros investimentos. Basta pensarmos na linha cronológica entre contador e espectador: A cultura da oralidade, os cânticos gregos, a cultura da escrita histórica, a narrativa de romance, a literatura de novela, o texto teatral, o folhetim latino-americano, a fotografia, o cinema, o teleteatro, o radioteatro, a radionovela, a telenovela, a série e o Youtube. A relação de comunicação do contador de histórias com o interlocutor (o público) foi se adaptando velozmente. Basta rever aquela novela que você amava na infância nos dias de hoje. Não parece mais lenta? Não parece devagar? É que o ritmo mudou. O seu ritmo e o ritmo das produções audiovisuais mudaram. Até o jeito de assistir mudou. Com o advento do streaming, você vê aquele velho produto em formatos múltiplos. O jeito de contar histórias se transformou em algo diferente. Sabendo disso e focando no comunicador e nos profissionais que necessitam da comunicação, o IESB, importante centro acadêmico do DF, lançou o curso de pós-graduação em Youtuber – Nada mais assertivo e empreendedor nesse período de isolamento social.

O produto antigo sempre se adapta às novas plataformas – O Beijo do Vampiro (Globo, 2002)

A pós para youtuber tem por objetivo capacitar o aluno em todos os requisitos, ferramentas e conhecimentos essenciais para criação de um canal, produção de conteúdo audiovisual e para se tornar um influenciador digital. O profissional irá se capacitar nas técnicas de roteirização, sonorização, criação e edição audiovisual para multiplataformas como Youtube, Instagram e demais redes sociais. Irá se capacitar na produção de vídeos gravados e de vídeos ao vivo (LIVEs). O desenvolvimento profissional e pessoal do aluno na área de influenciadores digitais inclui técnicas e estratégias de promoção e marketing de conteúdo. Como empreendedor irá desenvolver técnicas de gerenciamento, publicidade, monetização e analytics aplicado a otimização dos canais no Youtube e Instagram. O aluno será capacitado por professores que são referência no ecossistema de youtubers.

O alcance da internet e principalmente a revolução das redes sociais mudou o comportamento das pessoas, alavancou o consumo de conteúdos digitais e impactou diretamente nos paradigmas da comunicação. Hobby se converteu profissão.

A especialização do IESB vem pra somar. Ela não vai tirar o mérito e as especificidades de um curso de comunicação ou de artes cênicas. Muito pelo contrário… Vai colocar frente a frente o profissional já graduado com a linguagem ágil e útil das plataformas digitais contemporâneas. O objetivo é capacitar o profissional na produção de conteúdos audiovisuais para públicos diversos Oferecerá capacitação em ferramentas e técnicas de roteirização, sonorização, criação, edição, direção e produção de vídeos gravados ou vídeos ao vivo (LIVEs); técnicas de planejamento e cenário de vídeos; conhecimentos em direitos autorais; técnicas de criatividade, espontaneidade e improviso com youtubers de mercado para conquistar espectadores e fãs; conhecimentos em marketing e técnicas de comunicação digital que fazem a diferença na hora de divulgar os conteúdos.

O ator formado em teatro só passa a ter vivência prática em televisão quando faz um curso independente da graduação. O mesmo se aplica a jornalistas que não tiveram tanto contato com as disciplinas de televisão. São legendas diferentes, rubricas e direcionamentos específicos. Na internet, os tempos de pausa são outros (algo que os comediantes de stand up comedy já entenderam), os verbos de ação, de ligação necessitam de mais atenção agora. Aquilo que você aprendeu no ensino fundamental e médio torna-se essencial para o trabalho de vídeo na internet… Estou falando daquelas regrinhas básicas do aposto, do vocativo, da diferença do que é oração, do que é frase. É unir tudo o que já aprendemos de uma maneira inovadora, tecnologia e extremamente comunicativa com foco na interlocução, com foco no público internauta.

O profissional pós graduado em Youtuber poderá atuar como influenciador digital criando canais em diversos segmentos de mercado além de poder atuar como gestor de Mídias Sociais ou na área de Marketing Digital. É estratégico saber identificar o nicho de mercado em que deve atuar como Humor, Saúde, Fitness, Culinária, Jogos, Entretenimento, Educação, Decoração, Moda, Beleza, Jornalismo dentre outros. Atuar na divulgação de marcas e produtos como influenciador digital.

A coordenação dessa pós é assinada pelo Prof. Alexandre Jose Figueiredo Loureiro. Na equipe de professores selecionada a dedo, profissionais atuantes nos segmentos de cinema, televisão, teatro, publicidade e jornalismo. É a união de diferentes saberes e linhas de conhecimento que potencializarão o curso. As fases de organização interna estão em amplo andamento e as matrículas já estão abertas.

Para se matricular, é necessário ter graduação em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Acesse o site do IESB: https://ead.iesb.br/cursos/pos-graduacao-a-distancia/youtuber

Anterior ANIMAL COLLECTIVE LANÇA NOVO EP BRIDGE TO QUIET
Próximo O dilema das escolhas ruins e suas consequências