O ex-jogador de futebol Cafu, o apresentador Felipe Andreoli, o ex-secretário de cultura Carlos Calil, a líder comunitária Lia Esperança e a artista visual Aleta Valente, conhecida por Ex Miss Febem são alguns dos convidados das conferências online organizadas pelo Sesc São Paulo na próxima semana.

A série Ideias, transmitida ao vivo sempre às 16h pelo YouTube da instituição, convida pensadores e articuladores sociais de diversas áreas para a troca de experiências e reflexões sobre assuntos da atualidade.

Com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos, a série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tencionam a agenda sociocultural e educativa atual. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na próxima terça-feira, 2 de junho, o ex-jogador de futebol e capitão da seleção brasileira no penta Cafu, a bicampeã olímpica de vôlei Fabiana Claudino e o jornalista e apresentador Felipe Andreoli falam sobre a construção da liderança no ambiente esportivo. Na quinta-feira, dia 4, é dia de cinema na pandemia com a presença dos professores Ismail Xavier e Carlos Calil, este que ocupou a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com mediação de Rodrigo Gerace.

Na sexta-feira, 5 de junho, o público que acessar o YouTube do Sesc São Paulo às 16h vai conferir um debate sobre Modos de Viver Sustentáveis, com as presenças de Lia Esperança, Célio Turino, Gabriela Graça Ferreira e Renato Morgado que trarão novas ideias e ações de minimização dos impactos ambientais. E encerrando a programação da semana, no sábado, dia 6, a curadora, escritora e professora em arte Clarissa Diniz divide suas experiências sobre a cultura dos memes na internet com a artista visual Aleta Valente, conhecida nas redes sociais pelo perfil @ex_miss_febem3.

PROGRAMAÇÃO IDEIAS #EMCASACOMSESC

Dia 2/6, terça-feira, às 16h
Como é ser… capitã(o)

A série Ideias apresentará o tema “Como é ser… capitão(ã)” e contará com a presença virtual do capitão do penta Cafu, da bicampeã olímpica de vôlei Fabiana Claudino, e mediação do jornalista Felipe Andreoli (jornalista). A ação debaterá a construção da liderança no ambiente coletivo, os desafios enfrentados por quem assume esse papel no esporte, e a figura do líder da equipe na construção de relacionamentos entre seus pares, comissão técnica e dirigentes.

Participantes

Cafú – Capitão da Seleção Brasileira de futebol que conquistou o pentacampeonato.
Fabiana Claudino – Bicampeã olímpica de vôlei.

Mediação

Felipe Andreoli – Jornalista.
Dia 4/6, quinta-feira, às 16h
Cinema em Tempo de Pandemia

Debate sobre a nossa relação com o cinema no isolamento social, uma experiência que, viabilizada pelos canais de acesso online a filmes de hoje e de ontem, traz a nossa atenção problemas que afetam as coleções e arquivos de filmes no Brasil e gera interrogações sobre as condições que vão afetar a produção de filmes brasileiros.

Participantes

Ismail Xavier – Teórico e professor de Cinema brasileiro, autor de inúmeras publicações, entre as quais “Nelson Rodrigues e o cinema” (2004) e a coletânea de ensaios “Ismail Xavier: Um pensador do cinema brasileiro”, publicado pelas Edições Sesc (2019).

Carlos Augusto Calil – Professor de Cinema, Rádio e Televisão da ECA/USP. Foi Secretário Municipal de Cultura de São Paulo (2005-2012).

Mediação

Rodrigo Gerace – Assistente da área de Cinema da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo.
Dia 5/6, sexta, às 16h
Ideias e Ações para um Novo Tempo: Modos de Viver Sustentáveis

A conversa será inspirada nas ideias compartilhadas no documentário realizado pelo Sesc São Paulo a partir da experiência do projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo, enfatizando aspectos da relação sociedade e natureza na produção de saberes e ações para a minimização dos impactos ambientais e construção de modos de viver pautados na noção de bem comum e fazer comunitário.

Participantes

Lia Esperança – Líder comunitária do bairro Vila Nova Esperança.
Célio Turino – Historiador, escritor e consultor em políticas públicas.
Gabriela Graça Ferreira – Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania.

Mediação

Renato Morgado – Gestor ambiental voltado à promoção da participação social e do aprimoramento de políticas ambientais.
Dia 6/6, sábado, às 16h
Memes e a cultura visual da Internet: Perspectivas contemporâneas sobre a produção e a circulação de imagens nas redes

Aleta Valente e Clarissa Diniz conversam sobre as estéticas, os sentidos e as relações que vêm sendo estabelecidas a partir da elaboração de visualidades criadas e disseminadas no meio digital, com desdobramentos no sistema das artes visuais, com mediação de Nilva Luz.

Participantes

Clarissa Diniz – curadora, escritora e professora em arte. Graduada em artes plásticas pela UFPE, mestre em história da arte pela UERJ e doutoranda em antropologia pela UFRJ, é atualmente professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Entre 2006 e 2015, foi editora da revista Tatuí (http://www.revistatatui.com.br/).

Aleta Valente – artista visual e tem uma produção conceitual que se materializa através de diversos meios: vídeo, fotografia, escultura, instalações e performances. Além de presença conhecida na internet pelo avatar @ex_miss_febem onde extrapola as barreiras de um circuito das artes e dialoga diretamente com um vasto público.

Mediação

Nilva Luz – gerente adjunta da Gerência de Artes Visuais e Tecnologia do Sesc São Paulo e Mestre em Artes pela UNESP.

+ Sesc Digital

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo!

Saiba+: sescsp.org.br

Anterior Aprenda três receitas de tortas para fazer no fim de semana
Próximo Uma Visão Diferente, 2ª temporada no canal Film & Arts